Você está aqui: Página Inicial / Acervos / Bases de Dados / Bases CAPES / Acesso ao Portal CAPES pelo Sistema CAFe

Acesso ao Portal CAPES pelo Sistema CAFe

por Diretoria BCo publicado 11/02/2017 19h20, última modificação 25/05/2017 15h01
Aprenda sobre a nova forma de acessar ao Portal CAPES pelo Sistema CAFe, que possibilita ao usuário UFSCar o acesso por login e senha na internet, sem a necessidade de uso da rede UFSCar ou do acesso proxy.

Desde janeiro de 2017, o acesso ao Portal de Periódicos da CAPES (Portal CAPES) na UFSCar deve ser feito por meio da rede da Comunidade Acadêmica Federada (CAFe), o sistema CAFe.

Este é um grande avanço para a comunidade acadêmica e universitária da UFSCar, pois esta nova forma de acesso possibilita o uso do Portal CAPES e de outros recursos da Rede Nacional de Pesquisa (RNP) em qualquer computador ligado à internet.

Para isto, basta usar número UFSCar e a senha que o usuário já utiliza em outros sistemas UFSCar, tais como o SIGA, o ProPGWeb, o Trâmite, entre outros. Veja como obter o seu número UFSCar.

Desse modo, não há mais necessidade de usar a rede UFSCar ou o acesso proxy. Com isso, o servidor proxy para acesso ao portal CAPES será desativado dentro de alguns meses.

O Portal CAPES continua a ser oferecido à todos os grupos da comunidade UFSCar, ou seja: docentes, pesquisadores,  alunos  de  pós-graduação,  alunos de graduação  e  técnicos-administrativos. O acesso remoto via CAFe é um  serviço  mantido  pela  Rede  Nacional  de Ensino e Pesquisa (RNP) que provê facilidades de autenticação e troca de informações.

Para acessar o Portal CAPES pelo sistema CAFe, veja as instruções a seguir.

1.    Entrar no navegador no endereço do Portal CAPES http://www.periodicos.capes.gov.br (Figura 1).
Figura 1: Portal CAPES página inicial
20170522-portal-periodicos-pagina-inicial.png
2. Em seguida, clicar na aba: “ACESSO CAFE” (Figura 2).
Figura 2: Portal CAPES “ACESSO CAFE”
20170522-portal-capes-acesso-cafe.png
3. Na próxima tela, junto ao ícone “CAFe”, selecione por meio da barra de rolagem a instituição: UFSCAR - UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO CARLOS e clique em enviar (Figura 3).
Figura 3: Sistema CAFe Instituição Federada
20170522-portal-capes-selecionar-instituicao.png
4. Informar o número UFSCar e a senha. Clicar em “login” (Figura 4). Para saver mais sobre o seu número UFSCar, leia o artigo
Figura 4: Sistema CAFe login
Portal5

Para mais informações sobre o acesso remoto ao Portal CAPES pelo sistema CAFe, entre em contato com o Departamento de Referência (DeRef) pelo e-mail capacitacao.bco@ufscar.br ou pelo telefone (16) 3351-8135.

Bibliografia Consultada

Periódicos CAPES. Acesso remoto via CAFe ao Portal de Periódicos 2ª edição. Disponível em: <http://www-periodicos-capes-gov-br.ez31.periodicos.capes.gov.br/images/documents/Orientacoes_para_o_acesso_remoto_via_CAFe.pdf>. Acesso em: 11 jan 2017.