Você está aqui: Página Inicial / Acervos / Bases de Dados / Bases CAPES / Bases de Estruturas Cristalinas (BDEC): forma de acesso

Bases de Estruturas Cristalinas (BDEC): forma de acesso

por Departamento de Referência(DeRef) — publicado 03/01/2018 17h30, última modificação 04/01/2018 11h19
Colaboradores: Rhuan Henrique Alves de Oliveira (Estagiário, DeRef)
Saiba como acessar as Bases de Estruturas Cristalinas (BDEC) disponíveis no Portal de Periódicos da CAPES para a comunidade acadêmica da UFSCar!

A Bases de Dados de Estruturas Cristalinas (BDEC) é um portal oferecido pela CAPES que disponibiliza acesso à sete bases de dados de estruturas cristalinas. Para acessar este conteúdo é necessário realizar um cadastro utilizando seu e-mail institucional no Portal BDEC.

Os conteúdos desta base podem ser acessados por usuários que preencham os seguintes requisitos: estar vinculado a um programa de pós-graduação nas seguintes áreas: Engenharias, Ciências Biológicas, Ciências da Saúde, Ciências Exatas e da Terra e Ciências Agrárias. Além disso, a instituição a qual o usuário é vinculado deve atender os critérios de política de acesso ao Portal Periódicos CAPES, como é o caso da UFSCar.

Figura 1: Bases de Estruturas Cristalinas - Login.

1.png

As bases que o BDEC oferece são as seguintes:

• American Mineralogist Crystal Structure Database (ANCSD): Interface  que permite a consulta de dados sobre estruturas cristalinas nas seguintes publicações: American Mineralogist, The Canadian Mineralogist, European Journal of Mineralogy e Physics and Chemistry of Minerals e, além disso,  contém conjuntos de dados de outros periódicos.

• ASM Materials Information: Essa base concede múltiplas ferramentas para a pesquisa em engenharia de materiais, abrangendo desde estruturas até nanoescalas. Um exemplo de ferramenta concedida é a ASM Micrograph Database, que oferece 3800 micrográficos de ligas industrialmente importantes.

• Cambridge Structural Database (CSD): Base que oferece diversos recursos, como o IsoStar, que disponibiliza milhares de gráficos de interação em 3D.

• Crystallography Open Database (COD): Base que oferece conteúdo abrangente na área de estruturas cristalinas, excluindo biopolímeros.

• CrystMet: Focando em metais, ligas e intermetálicos, oferece dados químicos, cristalográficos e bibliográficos.

• Inorganic Crystal Structure Database (ICSD): Disponibiliza informações  sobre compostos inorgânicos de estrutura cristalina, desde nomenclatura até condições de determinação das propriedades cristalográficas, além de referências bibliográficas que apontam as fontes das informações

• Mineralogy Database: Possui mais de quatro mil descrições de espécies de minerais com links, uma ampla biblioteca de imagens e links para dados e informações relacionadas ao assunto externa à base.

Caso encontre dificuldades no cadastro, entre em contato com o suporte da BDEC por meio deste formulário.

Figura 2:Bases de Estruturas Cristalinas - Formulário.

2.png

Para aquelas bases de dados, como é o caso das BDECs, que requerem um e-mail institucional da UFSCar (ra-do-aluno@.ufscar.br) para o preenchimento do cadastro, a Secretaria de Informática (SIn) da UFSCar, atende a estes pedidos de criação de e-mails institucionais para alunos (de graduação e pós-graduação), através do seu serviço de Help Desk.

Para mais informações, entre em contato com Departamento de Referência (DeRef) pelo e-mail  atendimento.bco@ufscar.br ou pelo telefone (16) 3351-8135.

Bibliografia Consultada

SUPORTE BDEC. Comunicado: Acesso descontinuado. Aviso de interrupção de acesso às Bases de Estruturas Cristalinas (BDEC). E-mail enviado pelo Suporte BDEC na terça-feira, 10 de fevereiro de 2015 17:36. Acesso em: 12 fev. 2015.
SUPORTE BDEC. Como acessar o portal BDEC. Disponível em:<http://bdec.dotlib.com.br/suporte/index>. Acesso em 05 set 2017.
CAPES. Portal de Periódicos CAPES. Usuários do Portal têm acesso a sete bases de dados de estruturas cristalinas. Disponível em: <http://www-periodicos-capes-gov-br.ez31.periodicos.capes.gov.br/index.php>. Acesso em 05 set 2017.