Você está aqui: Página Inicial / Acervos / Bases de Dados / Bases CAPES / Royal Society of Chemistry: conheça o conteúdo desta base disponível no Portal CAPES

Royal Society of Chemistry: conheça o conteúdo desta base disponível no Portal CAPES

por Seção de Acesso à Bases de Dados (SeABD), Departamento de Referência (DeRef) — publicado 23/06/2017 11h16, última modificação 23/06/2017 11h16
O Portal de Periódicos da CAPES disponibiliza acesso à base da prestigiada Royal Society of Chemistry. Confira!

A CAPES por meio de seu Portal de Periódicos, oferece aos seus usuários acesso à base de dados Royal Society of Chemistry (RSC). A base é interessante para estudantes, pesquisadores e pessoas interessadas nas áreas de química e ciências relacionadas.

Figura 1: Royal Society of Chemistry - Página inicial

Figura 1: Royal Society of Chemistry - Página inicial

Fonte: Royal Society of Chemistry (2017)

Sobre a Royal Society of Chemistry

Em 1841, 77 cientistas - médicos, acadêmicos, fabricantes e empresários - formaram a Chemical Society de Londres, o que se tornaria a Royal Society of Chemistry posteriormente. Sete anos depois da sua criação, a rainha Victória concedeu uma carta régia à sociedade, conferindo seu propósito de “avanço geral da ciência química”. Hoje a instituição conta com 50.000 membros ao redor do mundo e realiza progressos em pesquisas inimagináveis aos 77 pioneiros há 175 anos atrás.

Hoje a RSC tem um acervo completo na área de química, contando com a publicação de 43 revistas e jornais, mais de 1.500 livros impressos além de uma vasta coleção de registros on-line, e serviços de atualização de literatura. Além de química, a base abrange também outras ciências similares ou que se utilizam dos mesmos recursos, como biologia, biofísica, energia e ambiente, engenharia, materiais, medicina e física.

Para manter sua qualidade e excelência em pesquisas, a instituição faz parceria com grandes empresas globais, departamentos governamentais, instituições de fomento e incentivo à pesquisa, líderes partidários da ciência e da educação e fundações de caridade ao redor do mundo, nos 5 continentes. Todas essas organizações são referências na divulgação e apoio ao ensino, aprendizado e pesquisa na área de química e relacionados. O Brasil participa da instituição tendo como representante a Sociedade Brasileira de Química (SBQ).

Conteúdo do portal da RSC

A RSC disponibiliza diversos recursos para auxiliar os pesquisadores, alunos e aqueles interessados na área de química.

  • Journals (Periódicos): navegando e pesquisando é possível acessar o portfólio das revistas acessíveis no portal, contabilizando 24 periódicos, todas de prestígio mundial e que abrangem todas as áreas da ciências químicas essenciais e áreas afins. Os periódicos são atualizados pontualmente e dispõe de textos completos à resumos completos oficiais.

  • Dentre os 24 periódicos, alguns estão indexados à base de dados Scopus e Web Of Science (WOS), e tem um fator de impacto relevante no meio científico. É possível o acessar os índices do ano de 2016 e localizá-los por áreas de interesse, indo desde a química analítica até a físico química.

  • Books and e-books (Livros e livros eletrônicos): a RSC conta com sua própria editora e produz, imprime e viabiliza o acesso aos seus livros e e-books, sendo uma das maiores e mais abrangentes na sua área. Seu acervo conta com aproximadamente 1.700 obras, que vão de monografias a livros didáticos e revistas informativas de química, todos são publicados com o objetivo de ser referência para estudantes, pesquisadores e cientistas, da academia ou da indústria.

  • Databases (Bases de dados): as bases de dados da RSC são ferramentas de atualização para o que há de mais inovador nas pesquisas das áreas de química e ciências biológicas. As bases são:

    • MarinLit: banco de dados que abrange a área das ciências biológicas, principalmente a biologia marinha. Contém estruturas novas e revisadas, sínteses e atividades sobre ecologia e biologia.

    • The Merck Index Online: há 120 anos é considerada a fonte mais confiável sobre produtos químicos, medicamentos e produtos biológicos. Com disponibilidade de acesso apenas de modo virtual, contém em torno de 11.500 monografias entre registros antigos e atualizados.

    • Chemspider: banco de acesso livre com mais de 50 milhões de estruturas de fórmulas, propriedades e informações sobre química. A Chemspider integra centenas de dados em seu portal, além de links para as fontes originais.

Além das bases citadas, também há catálogos sobre elementos da natureza, reações químicas já testadas, atualização de reações químicas de produtos sintéticos, tabelas periódicas, etc.

Para acessar a base da Royal Society of Chemistry, basta seguir o tutorial de acesso às bases de dados.

Busca simples

A busca simples pode ser realizada diretamente na página inicial do portal da RSC. Para isso, há uma barra de busca localizada no centro da página, na qual deve-se colocar o termo-chave da pesquisa. O site ainda conta com um sistema de preenchimento automático, que auxilia na precisão dos resultados.

Após selecionar o termo-chave, clicar na lupa à direita da barra de busca (Figura 2).

 

Figura 2: Royal Society of Chemistry - Busca simples

Figura 2: Royal Society of Chemistry - Busca simples

Fonte: Royal Society of Chemistry (2017)

 

Busca avançada

Para efetuar a busca avançada, ao invés de clicar na lupa de busca, deve-se clicar no link Advanced Search (busca avançada), localizado abaixo da barra de busca (Figura 3).

Figura 3: Royal Society of Chemistry - Busca avançada

Figura 3: Royal Society of Chemistry - Busca avançada

Fonte: Royal Society of Chemistry (2017)

Ao selecionar o modo de busca avançada, o usuário será redirecionado a uma página com filtros para especificar a seleção dos resultados (Figura 4).

Figura 4: Royal Society of Chemistry - Filtros de busca avançada

Figura 4: Royal Society of Chemistry - Filtros de busca avançada

Fonte: Royal Society of Chemistry (2017)

 

É possível desse modo selecionar:

  • Search for (buscar por): All RSC Content (todo conteúdo do site), Journal Articles (artigos de periódicos) ou Book Chapters (capítulos de livros);

  • Full text (texto completo): que tendo determinado o termo- chave, filtra se ela se encontra with all of the words (em todas as palavras), with the exact phrase (com o termo exato), with at least one of the words (com pelo menos um dos termos), without the words (sem nada relacionado ao termo posto);

  • Reference section (seção de referência): se incluem-se as referências (include reference) ou não (exclude reference);

  • Author (autor): se deseja-se filtrar pelo Family name (sobrenome do autor) ou Given name (nome próprio);

  • Article/Chapter Title (Título do capítulo ou artigo) - Article/Chapter DOI (número de registro do capítulo ou artigo): há a possibilidade de filtrar-se por nome ou número de registro do artigo desejado;

  • Publication date (data de publicação): All dates, que disponibiliza todas as datas possíveis na pesquisa, ou Select date, no qual é possível filtrar datas específicas de ano e mês.

Após a seleção dos filtros, basta clicar em Find (encontrar) para ser direcionado para a página de resultados, ou Clear (limpar), para selecionar novos termos de busca.

Resultados da Busca

Ao ser direcionado para a página de resultados, é possível realizar mais uma seleção dos resultados mais precisos como:

  • All (todos os resultados), Journal Articles (apenas artigos de periódicos), Book Chapters (capítulos de livros) ou More Abstracts (mais resumos) (Figura 5, item 1);

  • Sort By (selecionar por): Relevance (relevância no assunto) ou Results per page (quantidade de resultados por página) (Figura 5, item 2).

Ao escolher o resultado mais adequado, no canto direito, há alguns dados interessantes de serem observados (Figura 5, item 3), como:

  • Expand (expandir): que permite o acesso a imagens presentes no arquivo;

  • PDF: que autoriza a leitura e download do arquivo nesse formato;

  • Rich HTML: que possibilita a leitura do arquivo em página da web.

 

Figura 5: Royal Society of Chemistry - Resultados da busca

Figura 5: Royal Society of Chemistry - Resultados da busca

Fonte: Royal Society of Chemistry (2017)

O acesso à esta BDLTC pode ser feito em qualquer computador ligado à rede UFSCar, dentro dos campi UFSCar, para toda a comunidade acadêmica, ou fora dos campi, por meio do Acesso CAFe.

Para mais informações sobre a Royal Society Of Chemistry, entre em contato com a Departamento de Referência (DeRef) pelo e-mail capacitacao.bco@ufscar.br ou pelo telefone (16) 3351-8135.

Contato

Para mais informações, entre em contato com Departamento de Referência (DeRef) pelo e-mail capacitacao.bco@ufscar.br ou pelo telefone (16) 3351-8135.

BCo nas Redes Sociais

Para receber periodicamente as informações sobre o que acontece na BCo, inscreva-se em nossos grupos do Facebook, de acordo com sua área de atuação e interesses:

Bibliografia Consultada

Royal Society of Chemistry. Sobre a RSC. Disponível em: <http://www.rsc.org/> Acesso em: 23 jun. 2016.