Você está aqui: Página Inicial / Acervos / Bases de Dados / Bases CAPES / Web of Science: acesso via Portal de Periódicos Capes

Web of Science: acesso via Portal de Periódicos Capes

por Departamento de Referência (DeRef), Seção de Acesso à Bases de Dados (SeABD) — publicado 05/06/2017 16h04, última modificação 05/06/2017 16h04
Confira aqui como funciona o acesso a Web of Science!

Desde setembro de 2015, o acesso à base Web of Science foi modificado, devido à mudanças no acesso às bases do Portal CAPES. A busca pelo conteúdo assinado pelo Portal deve ser feita exclusivamente pelo link não mais diretamente pelos sites das bases (Figura 1).

Figura 1: Portal de periódicos CAPES - Página inicial

Durante a navegação em uma base, tal como a Web of Science, o usuário terá acesso a todas as suas ferramentas. Entretanto, o acesso só será garantido se os passos de navegação forem iniciados pelo Portal de Periódicos CAPES, já que a autenticação de usuários da CAPES nas bases passa a ser construída no próprio link do Portal. Isso quer dizer que não será mais possível iniciar uma pesquisa direto no site do editor, usando um link direto, pois esse tipo de busca ficará indisponível.

Esta forma de acesso não trará nenhum prejuízo ao usuário, uma vez que todos os conteúdos serão mantidos e o pesquisador continuará com o acesso aos mesmos resultados para desenvolver seu trabalho. Essa ação visa divulgar e potencializar o uso do Portal de Periódicos em todo o país.

Eis o passo a passo para acessar a base Web of Science a partir do Portal CAPES.

1) Acessar o Portal de Periódicos CAPES

2) Na Página Inicial, na caixa central “Busca” selecionar a opção “Base” (Figura 2).

Figura 2: Busca por bases da CAPES - Portal CAPES

20160621-web-of-science-pagina-base

 

 

3) Ao ser redirecionado à busca de bases, inserir o nome da base desejada, no caso “Web of Science”

4) É possível selecionar a sugestão oferecida na caixa de busca com o nome correto da base “Web of Science / Coleção Principal (Thomson Reuters)”. Clicar em enviar (Figura 3).

Figura 3: Campo de busca de bases - Portal CAPES

Campo de busca de bases - Portal CAPES

5) Na página de resultados, clicar no link de direcionamento à base desejada (Figura 4).

Figura 4: Página de resultados - Portal CAPES

Figura 4: Página de resultados - Portal CAPES

6) Em uma nova aba, deve-se abrir a base Web of Science. Caso a base não abra automaticamente, aparecerá na nova aba uma mensagem de autenticação, indicando um link de direcionamento para que o acesso seja realizado manualmente, clicando em "Conectar à Interface Nativa" (Figura 5).

Figura 5: Mensagem de direcionamento - Portal CAPES

Figura 5: Mensagem de direcionamento - Portal CAPES

7) Após esse processo, a base Web of Science estará autenticada, com interface em português, disponível para pesquisas (Figura 6).

Figura 6: Web Of Science - Página inicial

Figura 6: Web Of Science - Página inicial

O acesso ao Portal de Periódicos da CAPES e à base Web of Science pode ser feito em qualquer computador ligado à rede UFSCar, dentro dos campi UFSCar, para toda a comunidade acadêmica, ou fora dos campi, por meio do Acesso CAFe.

Contato

 

Para mais informações entre em contato com Departamento de Referência (DeRef) pelo e-mail  capacitacao.bco@ufscar.br ou pelo telefone (16) 3351-8135.

 

BCo nas Redes Sociais

 

Para receber periodicamente as informações sobre o que acontece na BCo, inscreva-se em nossos grupos do Facebook, de acordo com sua área de atuação e interesses:

 

Facebook.jpg

 

Bibliografia Consultada  

CAPES/MEC. Portal de Periodicos CAPES/MEC. Disponível em: <http://www-periodicos-capes-gov-br.ez31.periodicos.capes.gov.br/index.php?option=com_phome&Itemid=68&>. Acesso em: 22 jun. 2016.

THOMSON REUTERS. Web of Science [v.5.22] - Principal Coleção do Web of Science - Página inicial. Disponível em: <http://apps-webofknowledge.ez31.periodicos.capes.gov.br/WOS_GeneralSearch_input.do?product=WOS&search_mode=GeneralSearch&SID=4E6DSohF7exLTuI161O&preferencesSaved=>. Acesso em: 22 jun. 2016.