Você está aqui: Página Inicial / Acervos / Bases de Dados / Bases de Acesso Livre / IOP Materials Science Journals: acesso livre e gratuito à coleções on-line em Engenharia de Materiais

por Departamento de Referência(DeRef) — publicado 04/01/2018 16h50, última modificação 05/01/2018 12h37
Colaboradores: Rhuan Henrique Alves de Oliveira (Estagiário, DeRef)
Saiba mais sobre as coleções do IOP Materials Science Journals

O grupo IOP Publishing Limited oferece à comunidade acadêmica e universitária o acesso livre e gratuito ao portal IOP Latinoamérica, que oferece publicações, notícias e eventos cobre as seguintes áreas do conhecimento: Física, Engenharia de Materiais, Engenharia Metalúrgica.

Figura 1 - IOP Latinoamérica: página inicial

iop-latinoamerica-pagina-inicial

IOP Latinoamérica é um portal on-line desenvolvido para auxiliar alunos, docentes, pesquisadores e profissionais em suas pesquisas e trabalhos acadêmicos, por meio do armazenamento, busca e recuperação de informação científica e tecnológica. O grupo IOP Publishing Limited se caracteriza também por ser uma instituição filantrópica voltada para a ampliação da prática científica, por meio da publicação de revistas, sites de comunidades, anais de congressos e livros.

Em 2014, IOP Materials Science Journals adicionou ao seu catálogo novas revistas em ciência dos materiais. Elas estão disponíveis para acesso livre em seu conteúdo integral. Cabe destaque a duas novas revistas foram incluídas: a 2D Materials e Materials Research Express.

Figura 2 -IOPScience: IOP Materials Science Journals

A revista 2D Materials é a primeira revista dedicada exclusivamente a grafeno de alta qualidade e a materiais bidimensionais. O grafeno é uma das formas cristalinas do carbono, assim como o diamante, a grafite, os nanotubos de carbono e fulerenos (Wikipedia, 2014). Há também resumos em multimídia, como, por exemplo, vídeos.

Figura 3 - IOPScience: 2D Materials

A revista Materials Research Express é multidisciplinar e dedicada à pesquisa teórica e experimental relativa ao projeto, fabricação, propriedades e aplicações de todas as classes de materiais.

Figura 4 - IOPScience:  Materials Research Express

O acesso à este portal pode ser feito em qualquer computador ligado à internet.

Para mais informações, entre em contato com Departamento de Referência (DeRef) pelo e-mail atendimento.bco@ufscar.br ou pelo telefone (16) 3351-8135.

Bibliografia Consultada

1. ABOUT us. IOP Publishing Limited, 2014. Disponível em: <http://ioppublishing.org/aboutUsDetails>. Acesso em: 3 jan. 2018.

2. GRAFENO. WIKIPÉDIA, a enciclopédia livre. Flórida: Wikimedia Foundation, 2014. Disponível em: <http://pt.wikipedia.org/w/index.php?title=Grafeno&oldid=39645591>. Acesso em: 3 jan. 2018.