Você está aqui: Página Inicial / Acervos / Periódicos UFSCar / Como obter ISSN para publicações impressas, digitais ou on-line no Brasil

Como obter ISSN para publicações impressas, digitais ou on-line no Brasil

por Departamento de Referência (DeRef); Seção de Acesso à Bases de Dados (SeABD) — publicado 09/08/2017 19h11, última modificação 09/08/2017 19h11
Saiba mais sobre o ISSN e como solicitá-lo

O Internacional Standard Serial Number (ISSN) é um código único e intransferível, não podendo ser reutilizado por outro título a não ser aquele ao qual foi atribuído. Caso haja alguma mudança no periódico, é necessário informar ao Centro Brasileiro do ISSN (CBI), que é uma unidade do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT), para que seja avaliada a necessidade, ou não, de atribuir um novo código ao periódico.

Figura 1 - Exemplo de código de barras de ISSN

Com o ISSN, as editoras, livrarias, bibliotecas e demais instituições que trabalham com publicações seriadas conseguem ter um maior controle sobre suas publicações, podendo identificá-las de forma mais rápida, com maior produtividade e precisão.

O ISSN também pode ser atribuído a publicações on-line, desde que já tenham o primeiro fascículo disponível na internet. Anais de congressos, seminários, encontros etc, também podem ter um ISSN. Porém, páginas especiais, como folders e cartazes, mesmo que de eventos científicos, não recebem o código.

O uso do ISSN não é obrigatório, mas garante ao editor uma visibilidade qualificada ao seu produto. Para os usuários dos periódicos, o ISSN torna mais fácil a busca e recuperação do mesmo nas Bases de Dados de Informação Científico-Tecnológica (BDICT), mesmo que haja mudanças na nomenclatura ou periodicidade do periódico ao longo do tempo.

A solicitação do ISSN é realizada on-line, no site do Centro Brasileiro do ISSN, do IBICT. É necessário possuir os requisitos descritos, preencher o formulário e enviar a documentação exigida para a sede do Centro Brasileiro do ISSN.

Para maiores informações sobre o ISSN, entre em contato com o Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT), pelo e-mail: cbissn@ibict.br ou pelos telefones: (+55 61) 3217-6258 / 3217-6498.

Bibliografia Consultada

INSTITUTO BRASILEIRO DE INFORMAÇÃO EM CIÊNCIA E TECNOLOGIA. Solicitação do ISSN. Brasília: IBICT, 2012. Disponível em: <http://www.ibict.br/informacao-para-ciencia-tecnologia-e-inovacao%20/centro-brasileiro-do-issn/uso-do-issn>. Acesso em: 13 set. 2012.

INTERNACIONAL STARDARD SERIAL NUMBER. ISSN. Disponível em: <www.issn.org/>. Acesso em: 13 set. 2012.