Biblioteca Comunitária da UFSCar promove oficinas sobre conservação preventiva de documentos e livros especiais

DeCORE- Departamento de Coleções de Obras Raras e Especiais/UMMA/BCo/SIBi. Colaboração: CCS - Coordenadoria de Comunicação Social

Nos dias 21 e 22 de outubro, aconteceram, no Departamento de Coleções de Obras Raras e Especiais (DeCORE) da Biblioteca Comunitária (BCo), duas oficinas com atividades práticas de conservação preventiva de documentos e livros especiais.

oficinas.jpg

Foto:CCS, 2019.

O objetivo foi capacitar servidores do Sistema Integrado de Bibliotecas (SIBi) da UFSCar para atuarem nas bibliotecas onde existam acervos especiais. A primeira oficina apresentou o tema "Acondicionamento", com a abordagem dessa técnica que protege papéis de diversos agentes de degradação.

Acondicionamento1.jpg

Foto:CCS, 2019.

O encontro foi conduzido por Regina Gouveia, que atua com higienização, acondicionamento e reparos de livros e documentos. Já a segunda oficina,"Caixa solander", tratou de técnica de conservação das obras baseada em um sistema que proporciona baixo nível de oxigênio e proteção contra a luz.

caixa solander.jpg

Foto: DeCORE/UMMA, 2019.

A técnica foi apresentada por Elisandra Pinto, que possui experiência de mais de 25 anos na área de encadernação. Os eventos foram uma realização do DeCORE, em parceria com a BCo, o SIBi e com a Unidade Multidisciplinar de Memória e Arquivo Histórico (UMMA) da Universidade.

AcondicionamentoRE.jpg

Foto: DeCORE/UMMA, 2019.

 

Caixa solander2.jpg

Foto:DeCORE/UMMA, 2019.

 

todos alunos caixa solander.jpg

Foto: DeCORE/UMMA, 2019.

Contato

 Para mais informações, entre em contato com o Departamento de Coleções de Obras Raras e Especiais (DeCORE) pelos emails: colesp.bco@ufscar.br; tratamento.colesp.bco@ufscar.br e bcocolesp4@gmail.com ou pelos telefones:(16)3351-8428 ou  (16) 3351-8135

 

 

 

Acompanhe a BCo também pelas redes sociais oficiais