Você está aqui: Página Inicial / Serviços / Ação Cultural / Biblioteca Comunitária da UFSCar promove a XXIV Semana do Livro e da Biblioteca

Biblioteca Comunitária da UFSCar promove a XXIV Semana do Livro e da Biblioteca

por Marisa Cubas Lozano publicado 06/11/2018 15h41, última modificação 06/11/2018 15h45
A BCo promove a Semana do Livro da Biblioteca com programação é gratuita, aberta ao público e traz debates, oficinas, exposições, peça de teatro e gincana de Matemática.
Quando 05/11/2018 a 18h00 a
09/11/2018 a 18h00
Onde Biblioteca Comunitária
Nome do Contato
Telefone do Contato (16) 3351-8747
iCal

De 5 a 9 de novembro, a Biblioteca Comunitária (BCo) da UFSCar promove a XXIV Semana do Livro e da Biblioteca, que neste ano traz o tema "Biblioteca - Espaço de Conhecimento: Ciência, Lógica, Literatura e Cultura" e tem o objetivo de abrir um espaço para a reflexão do papel do livro e da biblioteca na vida das pessoas, enfocando o livro como fonte de informação profissional, cultura e de lazer. A Semana visa, ainda, destacar o valor da leitura, da informação e, por consequência, o valor da biblioteca em toda e qualquer comunidade. Ao longo dos dias, acontecem atividades de incentivo à leitura, bem como divulgação dos serviços e produtos oferecidos pela BCo, treinamentos para os profissionais da Biblioteca e outras atividades ligadas à promoção da biblioteca e do livro.

O evento tem início no dia 5/11, com a abertura de duas mostras: "5ª Exposição de Pinturas e Mosaicos do Ateliê Cláudia Mazza" e "Mostra Coletiva de Retratos", de Eliana Saldanha. As mostras ficam disponíveis para visitação na Biblioteca até o dia 30 de novembro - de segunda a sexta-feira, das 8 às 22 horas, e aos sábados, entre 8 e 14 horas.

Também no dia 5, começa na Biblioteca uma gincana de Matemática, iniciativa promovida no âmbito do projeto "Desmistificando a Ciência: Matemática no Ensino Fundamental II e Médio". A atividade - que contará, também, com visitas monitoradas na própria BCo - segue até o dia 12/11 e é coordenada pelos professores Selma Helena de Jesus Nicola, José Antonio Salvador e Rodrigo da Silva Rodrigues, todos do Departamento de Matemática (DM) da UFSCar.

Na terça-feira, 6 de novembro, a Biblioteca recebe a palestra "Cientista na BCo", que será proferida a partir das 9 horas, por José Galizia Tundisi, professor titular aposentado da USP e Secretário Municipal de Desenvolvimento Sustentável, Ciência e Tecnologia de São Carlos. Neste encontro, voltado a estudantes de Ensinos Fundamental II e Médio, Tundisi falará sobre sua trajetória acadêmica e explicará como é ser cientista, desmistificando a carreira aos jovens alunos. No mesmo dia, Wilson Alves-Bezerra, docente do Departamento de Letras (DL) da Universidade, participará do Café Literário, que trará o tema "Literatura contra o embrutecimento". A roda de conversa propõe discutir o papel da literatura em épocas de escalada da violência e o papel da arte e da linguagem para fazer frente ao embrutecimento. O ponto de partida será a experiência concreta de seu último projeto literário, "O Pau do Brasil" (Editora Urutau), livro em progresso que vem atualizando desde 2016, que foi lançado na edição deste ano da Festa Literária de Paraty (FLIP), e cujos poemas têm sido publicados em Portugal, Argentina, Venezuela e Galícia. O Café Literário acontece a partir das 17 horas.

A programação segue na quarta-feira, 7/11, com uma oficina de RPG, oferecida por Filipe Lucidi, Diretor do Estúdio Lucidi, a partir das 14 horas. O intuito é ensinar o jogo de interpretação de personagens e ajudar os participantes a interpretar um grupo de aventureiros e construir uma história, que pode se passar em qualquer época ou universo fantástico. O jogo objetiva estimular a imaginação e a criatividade, sendo recomendado para todas as idades. As vagas para esta oficina são limitadas e as inscrições devem ser feitas gratuitamente por meio de preenchimento de formulário online, disponível neste link. Já no dia 8/11, acontece a oficina básica de desenho em estilo cômico, coordenada pelo professor de desenho Murilo Perin. A iniciativa, realizada a partir das 9h30 e voltada a estudantes de Ensino Fundamental e demais pessoas interessadas, traz um método de fácil aprendizado para a criação de personagens dinâmicos e simples por meio de formas geométricas básicas.

Por fim, a XXIV Semana do Livro e da Biblioteca traz, na sexta-feira, 9/11, a palestra "Marketing digital para bibliotecas", que será ministrada pela publicitária Mariana Calderero, às 14h30. Já às 15 horas, acontece a peça "A era do vidro", de autoria do Núcleo Ouroboros de Divulgação Científica, um projeto de extensão ligado ao Departamento de Química (DQ) da UFSCar. A atração, que tem como público-alvo estudantes do Ensino Médio, mostra três personagens - Vini, Luisa e Mateus - que apresentam o vidro durante as eras em um divertido jogo de videogame, contando, de maneira lúdica, um pouco da história da humanidade e da ciência dos vidros.

Todas as atividades são gratuitas, abertas ao público, sem necessidade de inscrição prévia - com exceção da oficina de RPG - e acontecem nas dependências da BCo, localizada na área Norte do Campus São Carlos da UFSCar.