Você está aqui: Página Inicial / Serviços / Ação Cultural / Café Filosófico BCo

Café Filosófico BCo

por Departamento de Ação Cultural — publicado 22/06/2017 10h05, última modificação 22/06/2017 17h09
Biblioteca Comunitária realiza Café Filosófico em parceria com o Departamento de Filosofia da UFSCar.
Quando 03/07/2017
das 15h00 até 17h00
Onde Biblioteca Comunitária da UFSCar
Nome do Contato
Telefone do Contato (16) 3351-8275
Participantes Biblioteca Comunitária da UFSCar e Departamento de Filosofia da UFSCar
Adicionar evento ao calendário vCal
iCal

A Biblioteca Comunitária da Universidade Federal de São Carlos (BCo-UFSCar) inicia em 2017 uma série de encontros filosóficos no modelo Café Filosófico.

O Café Filosófico BCo, assim denominado, tem como objetivo propiciar um encontro de filosofia em um local público – nas dependências da BCo – onde todos podem participar independente da sua bagagem filosófica.

O Café também tem por objetivo a divulgação de um rico acervo de Filosofia concentrado no Piso 5 da BCo, resultante do projeto FAP Livros 2010 promovido pela FAPESP. Neste projeto o Departamento de Filosofia solicitou à BCo, que fez a compra e o tratamento de mais de 17 mil livros desta área do conhecimento, das mais diversas temáticas e idiomas.

Os encontros do Café Filosófico BCo ocorrerão periodicamente tendo sempre um tema de discussão do universo filosófico que visa possibilidades de refletir a sociedade.

O primeiro encontro será realizado no dia 03 de julho às 15h no piso 2 da BCo e terá o tema “Ética e Política na Contemporaneidade”. O convidado para este primeiro encontro é o Professor Doutor Luiz Damon Santos Moutinho do Departamento de Filosofia da UFSCar.

Ética e política na contemporaneidade é um tema bastante abrangente, por isso, nos perguntamos: Qual o lugar da política nas nossas sociedades contemporâneas, e de que política se trata? É ela uma atividade humana entre outras – no horizonte, prescindível – ou é ela não uma atividade, mas algo mais vital, que talvez ordene o modo de ser dessas sociedades? Ou seria ela, talvez, uma simples ilusão, a encobrir relações sociais de dominação e opressão? A política tem uma ética própria, distinta da moral convencional, ou essa moral é condição da prática política? As respostas a essas questões opõem diferentes tradições do pensamento político, mas também diferentes grupos e facções que travam luta sem termo na nossa cena social e que assim definem nossos destinos. São essas questões que pretendemos levantar e colocar em debate.

Inscrições

https://goo.gl/vXa8CF

                       cafefilosofico2-01.png                                                      

Contato

Para mais informações, entre em contato com o Departamento de Ação Cultural (DeAC) pelo e-mail: acaocultural.bco@ufscar.br ou pelo telefone (16) 3351-8747.

BCo nas Redes Sociais

Para receber periodicamente as informações sobre o que acontece na BCo, inscreva-se em nossos grupos do Facebook, de acordo com sua área de atuação e interesses: