Você está aqui: Página Inicial / Serviços / Ação Cultural / Eventos DeAC / Exposição Fotográfica: Caminhos da Itália

Exposição Fotográfica: Caminhos da Itália

por DeAC - Departamento de Ação Cultural — publicado 08/06/2017 16h20, última modificação 08/06/2017 16h20
Colaboradores: Selma Arenales
Exposição Fotográfica "Caminhos da Itália", que reúne fotos de diversas cidades italianas.
Quando 01/06/2017 a 15h10 a
30/06/2017 a 15h10
Onde Biblioteca Comunitária da UFSCar
Nome do Contato
iCal

A Biblioteca Comunitária (BCo) da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) recebe a exposição "Caminhos da Itália", que reúne fotos de diversas cidades italianas feitas por Selma Arenales, docente aposentada do Departamento de Matemática (DM) da Universidade. De acordo com a professora, as imagens e os vídeos disponíveis na mostra foram registrados na primavera de 2016. "Nessa ocasião, fiz uma longa travessia entre montanhas e mares, desembarcando em grandes e pequenas cidades, e descobri vilarejos incrustados nos topos das montanhas e debruçados sobre o azul turquesa do Mar Mediterrâneo. Tentei retratar minhas sensações e descobertas por meio das fotografias que, agora, estão expostas na BCo", descreve ela.

A exposição destaca belas paisagens retratadas em regiões e cidades de Norte a Sul da Itália, como Trento, Limone-Lago di Garda, Veneza, Pádua, Bérgamo, Sulzano-Lago d'Iseo, Milão, La Spezia, Cinque Terre, Porto Venere, Pisa, Florença, San Gimignano, Siena, Roma, Frascatti, Castelgandolfo, Vaticano, Villa Adriana, Tivoli, Sperlonga, Pompeia, Vesúvio, Sorrento, Ilha de Capri, Vico Equense, Bari, Polignano, Alberobello,  Trebisacce, Sperlonga, Taormina, Etna e Zafferana.

Além de paisagens, a mostra revela, também, o cotidiano vivido nesses locais. "As pessoas se misturam nos mercados, museus, praças e praias, deixando tudo mais interessante. Cenas rotineiras das ruas e o dia a dia dos nativos complementam as fotos. Assim, com a exposição, busco compartilhar essa viagem com os interessados por esses caminhos; numa travessia repleta de beleza e emoções - desde a beleza das paisagens e monumentos até a das pessoas com seus costumes e tradições de uma cultura peculiar", destaca Arenales.

A exposição "Caminhos da Itália" é gratuita, aberta ao público e pode ser visitada até o dia 30 de junho, de segunda a sexta-feira, das 8h às 22h, e aos sábados, das 8h às 14h, no Piso 1 da BCo, localizada na área Norte do Campus São Carlos da UFSCar. Uma amostra com fotos e vídeos da exposição está disponível em www.selmaarenales.com.br.

Para mais informações, entre em contato com o Departamento de Ação Cultural (DeAC) pelo e-mail: ou pelo telefone (16) 3351-8747.