Você está aqui: Página Inicial / Serviços / Ação Cultural / Eventos DeAC / Exposição Fotográfica: Majaná: los niños de Palenque

Exposição Fotográfica: Majaná: los niños de Palenque

por Divulgação BCo publicado 03/10/2017 15h58, última modificação 03/10/2017 15h58
Quando 02/10/2017 a 08h00 a
31/10/2017 a 22h00
Onde Saguão da BCo
Nome do Contato
Telefone do Contato (16) 3351-8747
iCal

A Biblioteca Comunitária da Universidade Federal de São Carlos (BCo-UFSCar), campus São Carlos, apresenta de 02 a 31 de outubro, a exposição fotográfica “Majaná: los niños de Palenque”. As fotos foram tiradas pelos estudantes da Universidade de São Paulo, Guga Carnicel e Gustavo Campos durante viagem feita pela Colômbia. A entrada é gratuita.
Palenque de San Basilio, ou simplesmente Palenque, é um povoado localizado a aproximadamente 50 km ao sul de Cartagena, o principal porto de entrada de mão de obra escrava na Colômbia colonial. Fundado por escravos africanos trazidos à região no final do século XVI, Palenque foi um dos numerosos quilombos existentes no período colonial e se destaca por ter sido um dos primeiros a se libertarem na América.
Palenque tem importância devido à sua rica trajetória de luta e resistência que permanece até os dias de hoje. De difícil acesso e longe dos holofotes turísticos que atingem grande parte da região, o povoado é praticamente ignorado pelo poder público e, portanto, marcado por uma infraestrutura bastante precária.  Nesse cenário, as crianças do povoado representam o símbolo da pura energia num ambiente totalmente desfavorecido pelo preconceito histórico ainda remanescente. Nos retratos, elas olham diretamente para o observador, eliminando a figura do fotógrafo. Os olhares sinceros transmitem um sentimento genuíno, característica intrínseca das crianças.
Durante nossa passagem por Palenque, a alegria com que fomos recebidos pelos pequenos nos deixou sensibilizados. No início, quando planejamos a viagem, não tínhamos em mente que elas seriam as protagonistas dessa mostra. Assim, da língua palenquera surge o nome da exposição Majaná, cujo significado faz referência aos “niños” de Palenque.

Para mais informações, entre em contato com o Departamento de Ação Cultural (DeAC) pelo e-mail: acaocultural.bco@ufscar.br ou pelo telefone (16) 3351-8747.