Você está aqui: Página Inicial / Serviços / Ação Cultural / Livro infantil da EdUFSCar é lançado na BCo

Livro infantil da EdUFSCar é lançado na BCo

por Departamento de Ação Cultural (DeAC) — publicado 20/04/2017 11h20, última modificação 20/04/2017 17h02
Colaboradores: Marcelo José Araujo (pedagogo)
No dia 18 de abril, dia em que se comemora o “Dia Nacional do Livro Infantil”, foi lançado no piso 2 da BCo o livro “João Paizão” de autoria da professora Silvia Nassif Del Lama.

O tema do livro aborda o que acontece quando um pai de uma família de cegonhas resolve não arredar o pé do ninho, nem para pescar para seus filhotes. Clarinha, sua parceira começa ouvindo pacientemente suas desculpas esfarrapadas: um dia é dor nas juntas das asas, outro o mau tempo... Mas o tempo passa e a situação se torna insustentável. João teima em não deixar o ninho, permanecendo grudado aos filhotes. Tudo se complica quando os filhotes começam a crescer. João fica apavorado quando vê o filho mais velho, Túlio Topete, brincando fora do ninho com os filhotes dos ninhos vizinhos. O medo, um sentimento que faz parte do mundo imprevisível dos humanos, é o tema central dessa história e é sobre ele que as cegonhas conversam. A história se passa numa colônia de cabeças secas, cegonhas comuns no Pantanal. O enredo está recheado de fantasia, mas o livro aborda a biologia dessa ave e alguns aspectos que garantiram a conservação da rica biodiversidade dessa área.

Foto 1 - Autora falando sobre o livro para o público

lancamentodelivrobco6.jpg

Fonte: Departamento de Ação Cultural, 2017.

No lançamento do livro estiveram presentes 48 crianças entre 8 e 9 anos de idade das escolas Oca dos Curumins e Colégio Sapiens. As crianças tiveram a oportunidade de participar da atividade “Ache o bico” momento em que passaram em grupos por estações experimentais onde auxiliados por alunos de graduação e de pós-graduação decidiram qual o melhor “instrumento” (representando tipos diferentes de bicos) para se conseguir determinado alimento. O objetivo dessa atividade foi descrever os diferentes tipos de bicos das aves e como eles estão relacionados aos alimentos.

Foto 2 - Atividades do lançamento do livro

lancamentodelivrobco3.jpg

Fonte: Departamento de Ação Cultural, 2017.

Logo após essa atividade houve a contação de parte da história do livro, momento em que as crianças atentamente ouviram as contadoras Sonia e Daniela sutilmente as transportarem para o universo do livro onde pela fantasia do conto as crianças imaginaram cenários e situações.

Foto 3 - Contação de história: João Paizão

lancamentodelivrobco5.jpg

Fonte: Departamento de Ação Cultural, 2017.

Para mais informações, entre em contato com Departamento de Ação Cultural pelo e-mail: ou pelo telefone (16) 3351-8275.