Você está aqui: Página Inicial / Serviços / Acesso a Bases / Acesso às Bases UFSCar / Bases adquiridas pela UFSCar

Bases adquiridas pela UFSCar

por Diretoria BCo — publicado 26/03/2017 12h50, última modificação 23/05/2017 22h49
Colaboradores: Eliane Colepicolo (Diretora BCo)
Saiba mais sobre o acesso às bases de dados adquiridas pela UFSCar

Bases adquiridas pela UFSCar

Para ampliar o acesso as coleções técnico-científicas disponíveis on-line, a UFSCar, por meio da Biblioteca Comunitária (BCo) realiza assinaturas periódicas de Bases de Dados de Informação Científico-Tecnológica (BDICTs), que são repositórios de informação disponíveis on-line, que oferecem ao usuário uma série de coleções de publicações.

Conteúdo das Bases

Estas BDICTs podem conter coleções de textos, imagens e sons, tais como livros eletrônicos (e-books), periódicos (journals), artigos de periódicos, relatórios, imagens estáticas (figuras, ilustrações, fotos) e dinâmicas (filmes, vídeos), sons (gravações em áudio, mp3).

As coleções disponíveis nestas BDICTs podem conter somente a referência (autor, título, assunto, resumo, metadados em geral) ou também o texto completo, ou seja, o conteúdo integral da publicação.

Acesso às Bases

Para acessar as BDICTs assinadas pela UFSCar, é necessário ter vínculo com esta universidade, ou seja, ser um aluno, docente ou funcionário técnico-administrativo da instituição.

A maioria das BDICTs compradas ou assinadas pela UFSCar está disponível por meio da faixa de IPs da rede UFSCar nos quatro campi (Araras, Lagoa do Sino, São Carlos e Sorocaba).

Em alguns casos específicos, pode ocorrer a necessidade de um login/senha.

Para conhecer todas as bases adquiridas pela UFSCar e suas formas de acesso, visite a seção Lista das Bases UFSCar.

O acesso pode ser feito em qualquer computador que esteja ligado à rede UFSCar, dentro dos 4 campi (Araras, Lagoa do Sino, São Carlos e Sorocaba).

Treinamentos nas Bases

O treinamento em BDICTs adquiridas pela UFSCar é oferecido regularmente durante o semestre letivo da universidade pela equipe do Departamento de Referência (DeRef). A equipe pode ministrar o treinamento ou contatar a empresa representante da base solicitando um palestrante especializado da própria editora para ministrar os treinamentos.

As solicitações de agendamentos de treinamentos com o DeRef devem ser feitos mediante preenchimento de formulário on-line disponível no Portal BCo, sendo ministrados treinamentos em grupo, que devem ser solicitados por um docente, para turmas fechadas de 10 a 40 alunos e treinamentos individuais, com caráter multidisciplinar, que pode ser solicitado diretamente por alunos e é ministrado quando formado um grupo mínimo de dez (10) participantes.

Como solicitar a compra ou assinatura de uma base?

Para solicitar a compra ou assinatura de uma BDICT, você deve enviar sua sugestão pelo Formulário para Sugestão de Coleções On-line.

A equipe de aquisição do Departamento de Processamento Técnico (DePT) da BCo vai repassar sua solicitação ao Sistema Integrado de Bibliotecas (SIBi) para que este faça o contato com a editora da base solicitando o acesso temporário, em geral de 1 a 2 meses, para toda a universidade nos quatro campi, por meio das faixas de IPs de acesso à internet válidos na rede UFSCar.

O DeRef vai providenciar a divulgação do trial por meio de veículos de comunicação, tais como o Portal BCo e o InfoRede da CCS/UFSCar.

Após a divulgação do acesso, espera-se que a comunidade acadêmica interessada experimente e aprecie a base e ofereça sua opinião a respeito.

Com as estatísticas de acesso do período de acesso temporário e com as opiniões dos interessados, o SIBi analisa a viabilidade da compra ou assinatura da base. O SIBi define se a base é de fato interessante, de acordo com número de usuários interessados e com boa opinião sobre a base, proporcionalmente ao número de cursos que serão beneficiados por este recurso.

Ao concluir que a base é relevante para assinatura ou compra, o SIBI ou a BCo repassa o pedido, juntamente com as estatísticas do trial e com as apreciações de usuários para a CAPES, para que a base seja disponibilizada no Portal de Periódicos CAPES, e para que a base seja avaliada para aquisição pela UFSCar.

Deste ponto em diante, a decisão sobre a compra/assinatura e a negociação com editora fica por conta da CAPES e do SIBi.