Você está aqui: Página Inicial / Serviços / Acesso a Bases / Acesso às Bases UFSCar / Acesso à Coleção de Normas ABNT on-line

Acesso à Coleção de Normas ABNT on-line

por Departamento de Referência (DeRef), Seção de Acesso a Base de Dados (SeABD) — publicado 02/05/2017 15h35, última modificação 26/05/2017 11h43
Colaboradores: Marisa Cubas Lozano (Bibliotecária/Chefe, Departamento de Referência), Eliane Colepicolo (Diretora BCo)
Saiba mais sobre o acesso on-line às Normas ABNT assinadas pela UFSCar

Introdução

A UFSCar, por meio da Biblioteca Comunitária (BCo), oferece à sua comunidade acadêmica e universitária a assinatura da ABNT Coleção. Com este serviço, alunos, docentes, técnico administrativos, pesquisadores e profissionais podem usufruir das versões atualizadas das normas da ABNT e AMN (Asociación Mercosur de Normalización) para o desenvolvimento de suas atividades.

Também está disponível para consulta na ABNT Coleção a relação de normas da International Standard Organization (ISO), que não são assinadas pela UFSCar, mas podem ser compradas diretamente pelo próprio usuário interessado.

O acesso à esta BDICT pode ser feito por toda a comunidade acadêmica dos quatro campi da UFSCar, em qualquer computador ligado à rede UFSCar. Por enquanto não é possível acessar a ABNT Coleção fora dos campi.

Login para o acesso

Na página inicial da Coleção ABNT, para ter acesso às normas da base utilize o login abaixo.

Sua empresa

Seu nome de usuário

Sua senha

UFSCAR

Você será redirecionado para a seção “Minha Coleção”, onde encontram-se as opções de busca. É possível buscar normas pelos seus números e por palavras, que serão buscadas nos títulos, resumos e palavras-chave da norma. Também é possível filtrar a busca pelo Comitê Técnico responsável, data de publicação ou por classificação de acordo com a Classificação Internacional de Normas (CIN) (Figura 1).

Figura 1 - ABNT Coleção: interface de busca

Como recursos disponíveis para a busca, é possível filtrar os resultados obtidos a partir da pesquisa inicial, basta clicar no ícone “Refinar Pesquisa” localizado acima da lista de resultados. Também é possível exportar a lista de resultados obtidos, no ícone “Exportar Resultado”, para arquivos de texto em PDF, Word ou Excel. Esta ferramenta facilita a organização de suas pesquisas e agiliza pesquisas futuras (Figura 2).

Figura 2 - ABNT Coleção: filtros de busca

Para ver o texto completo é necessário clicar na norma que deseja visualizar e ser transferido para a página com todas as informações sobre a publicação. Nesta página será necessário clicar no botão “Visualizar esta norma", localizado no final da página (Figura 3).

Figura 3 - ABNT Coleção: visualizar o texto completo

abnt-colecao-visualizar-norma.png

Para mais informações, entre em contato com Departamento de Referência (DeRef) pelo e-mail  capacitacao.bco@ufscar.br ou pelo telefone (16) 3351-8135.

Bibliografia Consultada

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. ABNT Coleção. São Paulo: ABNT, 2015. Disponível em: <http://www.abntcolecao.com.br>. Acesso em: 02 maio 2017.