Você está aqui: Página Inicial / Serviços / Acesso a Bases / Primal Pictures: Functional Anatomy (Anatomia Funcional) e Therapy (Terapia)

Primal Pictures: Functional Anatomy (Anatomia Funcional) e Therapy (Terapia)

por Departamento de Referência(DeRef), Seção de Acesso à Bases de Dados (SeABD) — publicado 22/09/2017 09h30, última modificação 06/10/2017 10h30
Colaboradores: Rhuan Henrique Alves de Oliveira (Estagiário, DeRef)
Base de dados com modelos interativos anatômicos em 3D!

Este artigo faz parte da série de tutoriais da base de dados Primal Pictures, acessada via Portal de Periódicos CAPES. O artigo apresenta um dos muitos recursos desta base multimídia em Anatomia e Fisiologia Humana, o Functional Anatomy, que pode ser um importante aliado ao ensino e pesquisa nas áreas de Ciências Biológicas e da Saúde, Educação Física, Motricidade Humana e Esportes.

 

Functional Anatomy (Anatomia Funcional) e Therapy (Terapia)

A Primal Pictures é uma base 3D online, com diversos recursos multimídia em anatomia e fisiologia, entre eles o que descrevemos neste artigo: Functional Anatomy (Anatomia Funcional) e Therapy (Terapia), que traz modelos anatômicos voltados aos movimentos feitos durante a prática de esportes e terapias (figura 1 e 2).

 

Figura 1: Functional Anatomy

primal0.jpeg

 

Figura 2: Therapy

primal1.jpeg

 

Nestas áreas os modelos anatômicos em 3D são voltados para as áreas de:

 

  • Acupuntura (Acupuncture): demonstrando os locais do corpo humano para a aplicação das agulhas durante uma sessão de forma detalhada (figura 3).

 

Figura 3 - Therapy - Acupuncture

 

  • Exercise : apresenta vídeos para a visualização do comportamento do corpo humano durante a prática dos movimentos (figura 4).

 

Figura 4 - Functional Anatomy - Exercise

  

 

  • Treino de Anatomia (Anatomy Trains): também apresenta animações e vídeos demonstrando os movimentos executados pelo corpo humano (figura 5).

 

Figura 5 - Therapy - Anatomy Trains

  

 

  • Anatomia Funcional (Functional Anatomy): seguindo os modelos anteriores, apresenta vídeos dos movimentos, com destaques nas áreas de pesquisa selecionadas, como por exemplo, cabeça e pescoço, tronco e demais partes (figura 6).

 

Figura 6 - Functional Anatomy - Functional Anatomy

 

  • Terapia da Mão (Hand Therapy): apresenta o modelo em 3D dando detalhes sobre cada parte da mão e os efeitos da terapia aplicada naquela parte (figura 7).

 

Figura 7 - Therapy - Hand Therapy

 

 

  • Pilates : apresenta os movimentos do Pilates em vídeos, com animações sobre os efeitos dessa prática no corpo (figura 8).

 

Figura 8 - Functional Anatomy - Pilates

 

 

  • Treino de Resistência (Resistance Training): mostra detalhes de como o corpo humano se comporta durante a prática de exercícios pesados, apresentando vídeos e animações (figura 9).

 

Figura 9 -Functional Anatomy - Resistance Training

 

  • Lesões Esportivas dos pés (Sports Injuries of the foot): apresenta as possíveis lesões causadas nos pés durante a prática de esportes, com índices de tratamentos e outras informações (figura 10).

 

Figura 10 - Functional Anatomy - Sports Injuries of the foot

 

  • Lesões Esportivas do joelho (Sports Injuries of the knee): apresenta as possíveis lesões causadas nos joelhos durante a prática de esportes, com índices de tratamentos e outras informações (figura 11).

 

Figura 11 - Functional Anatomy - Sports Injuries of the knee

 

  • Lesões Esportivas do ombro (Sports Injuries of the shoulder): apresenta as possíveis lesões causadas nos ombros durante a prática de esportes, com índices de tratamentos e outras informações (figura 12).

 

Figura 12 - Functional Anatomy - Sports Injuries of the shoulder

 



Contato

Para mais informações, entre em contato com Departamento de Referência (DeRef) pelo e-mail  capacitacao.bco@ufscar.br ou pelo telefone (16) 3351-8135.

BCo nas Redes Sociais

Para receber periodicamente as informações sobre o que acontece na BCo, inscreva-se em nossos grupos do Facebook, de acordo com sua área de atuação e interesses:

Bibliografia Consultada

  1. PRIMAL Pictures. Disponível em: <https://www.primalpictures.com/> Acesso em: 17 fev. 2014.