Você está aqui: Página Inicial / Serviços / Acesso a Bases / Sobre as Bases de Dados

Sobre as Bases de Dados

por Diretoria BCo publicado 26/02/2017 22h05, última modificação 28/03/2017 16h34
Entenda o que são as Bases de Dados de Informação Científico-Tecnológica (BDICT)

As Bases de Dados de Informação Científico-Tecnológica (BDICT) são repositórios de publicações armazenados em plataformas ou portais sustentados por tecnologias da informação, em geral, disponíveis on-line.

As bases oferecem ao usuário uma série de coleções de itens de informação (Figura 1), tais como livros eletrônicos (e-books), periódicos (e-journals), artigos de periódicos, relatórios, imagens estáticas (figuras, ilustrações, fotos) e dinâmicas (filmes, vídeos), sons (gravações em áudio, mp3e um conjunto de ferramentas de pesquisa que possibilita ao usuário localizar facilmente os itens desejados para sua pesquisa.

Figura 1: Estrutura de Portais e Bases de Dados.

Estrutura de Portais e Bases de Dados. Fonte: SeABD

Fonte: SeABD, 2012.

As coleções disponíveis nas BDICTs podem conter somente a referência ou metadados (autor, título, assunto, resumo, ano de publicação...) ou também o texto completo, ou seja, o conteúdo integral do item de informação.

Quanto à natureza, as bases podem ser:

1. de livre acesso (open access),
  2. pagas, por meio de assinatura ou compra perpétua
  3. para acesso temporário (trial).

No âmbito da UFSCar, as BDICTs podem ser adquiridas pela UFSCar ou pela CAPES.

As bases adquiridas pela UFSCar em geral ficam disponíveis apenas para os usuários da comunidade acadêmica da UFSCar, ou seja, docentes, técnicos-administrativos, alunos de pós-graduação e alunos de graduaçãoPara ver as bases adquiridas pela UFSCar, ver no site da SeaBD o menu à direita "Aquisições UFSCar".

As bases adquiridas pela CAPES ficam disponíveis para todas as universidades públicas e algumas privadas, por meio do Portal de Periódicos da CAPES, acessível nos computadores ligados à rede UFSCar, seja nos campi (Araras, Lagoa do Sino, São Carlos e Sorocaba).

Horário de Atendimento

O serviço responsável pelo acesso às bases é o Departamento de Referência (DeRef). O horário de atendimento no DeRef é de segunda a sexta-feira, das 08h às 21h45min e aos sábados das 8h as 13h45min.

Para mais informações, entre em contato com o DeRef pelo e-mail  ou pelo telefone (16) 3351-8135.

Blog Mais Leitura BCo
Gestão BCo