Você está aqui: Página Inicial / Serviços / Atendimento ao Usuário / BCo fechada durante as férias de 24/jul. a 05/ago/2017 para remanejamento do acervo

por Departamento de Referência (DeRef) — publicado 13/07/2017 10h10, última modificação 17/07/2017 09h44
Colaboradores: Marisa Cubas Lozano (Bibliotecária Chefe, DeRef), Eliane Colepicolo (Diretora BCo)
Durante as férias de jul./ago. de 2017, a BCo realizará a integração dos livros da Bibliografia Básica aos livros do Acervo Geral para o melhor acesso aos usuários e, por isso, permanecerá fechada ao público neste período. As mudanças já foram iniciadas, se intensificando a partir de 13 de jul., fique atento!

A Biblioteca Comunitária irá realizar o remanejamento de seu acervo de livros da Bibliografia Básica e Complementar dos cursos UFSCar, ou seja, aqueles que têm na etiqueta a letra B, os quais serão inseridos na sequência dos livros do Acervo Geral, ou seja, aqueles que têm na etiqueta a letra G.

Tais mudanças já foram iniciadas com a mudança dos livros B para o Piso 2 durante o mês de julho, funcionando como um projeto piloto para a BCo definir o fluxo dos processos e melhor atribuir as tarefas do remanejamento à equipe.

A partir do dia 13 de julho, o acervo da área de biológicas e saúde começarão a ser transportados do Piso 3 para o Piso 4 e algumas mesas e estantes serão remanejadas, o que irá gerar barulho. Entre os dias 24 de julho a 05 de agosto de 2017 a BCo estará fechada para a mudança no acervo dos outros pisos.

A mudança será feita para melhorar o acesso dos usuários ao acervo de livros, tendo em vista que todos os livros (livros de bibliografia básica e acervo geral) estarão reunidos de acordo com a classificação, independente da letra inicial da etiqueta, se B ou G, como mostro a foto abaixo.

Figura 1 - Organização dos livros da estante

Fonte: Ronald Moura, 2017.

Até o momento, todos os livros B encontravam-se reunidos no Piso 3, ordenados por classificação, mas separados dos livros G, considerando-se que o empréstimo dos B só é permitido para alunos e docentes da UFSCar. No entanto, com o passar do tempo, a equipe da BCo foi percebendo que esta separação no acervo causava muitas dificuldades aos usuários na busca pelos livros.

Assim, o objetivo desta mudança é beneficiar os usuários, facilitando a busca no acervo. A mudança também é uma demanda de alunos e docentes da UFSCar, além de ser uma recomendação dos avaliadores do MEC para contribuir no momento da avaliação dos cursos.

A integração do acervo é também uma ação para alinhamento com as outras bibliotecas universitárias , que já mantém o acervo organizado somente de acordo com a classificação.

Em termos gerais, a nova disposição do acervo de livros será a seguinte:

1. No Piso 2, os acervos de Literatura, Biografias, História, Geografia, Ensino Fundamental, Infantil e Obras de Referência (dicionários, enciclopédias etc.).

2. No Piso 3, os acervos de Ciências Exatas, Tecnológicas e Engenharias

3. No Piso 4, os acervos  de Ciências Biológicas e da Saúde

4. No Piso 5, os acervos  de Ciências Humanas e Sociais

É importante ressaltar que as regras de empréstimo não se modificam com esse remanejamento, ou seja, os livros B continuarão sendo emprestados apenas para alunos e docentes UFSCar, enquanto os livros G poderão também ser emprestados pela Comunidade Externa e outras categorias.

Para mais informações, entre em contato com o Departamento de Referência (DeRef) pelo e-mail  capacitacao.bco@ufscar.br ou pelo telefone (16) 3351-8425.