Você está aqui: Página Inicial / Serviços / Blog +Leitura BCo / Além das obras

Além das obras

por Blog+Leitura (DeRef) — publicado 20/04/2018 00h00, última modificação 07/05/2018 10h00
Colaboradores: Camilla Teodoro (Estagiária/ DeRef)
Entenda o que você e esses escritores têm em comum

Introdução

Figura 1 - Escritor

Fonte: Blog “Notaterapia”

Já se perguntou como foi a vida do seu escritor favorito? Suas inspirações, as dificuldades que teve que enfrentar para mostrar ao mundo suas histórias, seus medos, suas inseguranças e suas alegrias? Se sim, então este post foi feito pra você e está repleto de sugestões de biografias interessantes, que contam os detalhes mórbidos e os alegres sobre as vidas de grandes escritores.

Confira o que os autores nem sempre mostram em suas obras e entenda melhor os trabalhos desses escritores! Bora conferir?

1 -  As cartas de J.R.R. Tolkien, de J.R.R. Tolkien

Figura 2  - Capa do livro

J. R. R. Tolkien escreveu uma quantidade imensa de cartas ao longo dos anos, cartas para editores, familiares, fãs e amigos. Essas cartas, que retratam a história da composição de seus trabalhos, foram agrupadas em forma de livro e desta forma o livro mostra através das cartas de Tolkien o curso da vida do autor. Esta seleção irá entreter qualquer um que aprecie a arte de escrever e colocar uma luz sobre seu gênio criativo e o desenvolvimento de um mundo completamente novo - a Terra-média. Confira o livro, que pode ser encontrado na BCo sob o código G 928.21 T649c.

2 - Autobiografia, de Agatha Christie

Figura 3 - Capa do livro

A autora de suspense mais famosa do mundo, considerada a rainha do crime, Agatha Christie conta neste livro as memórias de toda sua vida. Desde a infância até a vida adulta, as páginas se enchem de ternura enquanto o leitor acompanha a formação de uma mulher forte, talentosa e à frente de seu tempo, assim como o processo de criação de suas histórias. Se apresse e confira o livro, que está disponível na BCo sob o código: G823 C555au

3 - Ernest Hemingway: o romance de uma vida, de Carlos Baker

Figura 4 - Capa do livro

O escritor é famoso por mesclar questões de sua vida pessoal com suas obras literárias, e neste livro é possível identificar várias dessas questões, criando uma relação de intimidade entre o leitor e Hemingway. Detalhes mórbidos e felizes de suas relações mais íntimas estão presentes no livro escrito por Baker. Ficou curioso? Então apresse-se, o livro está disponível aqui na BCo, sob o código: G928.1 H488b

4 - Amizades e Loucuras de Oscar WIlde, de Lewis Broad

Figura 5 - Capa do livro

Oscar Wilde foi considerado um pária pela sociedade inglesa. Afrontou e desrespeitou publicamente convenções sociais que eram consideradas necessárias para uma vida construtiva. Externou o quanto essas convenções, na sua visão, não passavam de ideias hipócritas e superficiais, algo que o rendeu o cárcere, a humilhação, a injustiça e a morte. Este livro conta a história da grandeza e da decadência de Wilde, em um relato fiel e imparcial de um homem que escandalizou todo o mundo civilizado e que agitou a tranquilidade da Inglaterra Vitoriana. Não deixe de conferir o livro, que está disponível pra você aqui na BCo sob o código: G928.21 B863a.

5 - Clarice: uma vida que se conta, de Nadia Batella Gotlib

Figura 5 - Capa do livro

A autora desta biografia realizou uma análise crítica da obra literária e jornalística de Clarice, contando ao leitor detalhes desconhecidos sobre o processo criativo da escritora, as influências vindas da raíz ucraniana judaica, da infância e pré-adolescência vividas no nordeste brasileiro, dos países europeus e dos Estados Unidos, onde a escritora viveu por 16 anos, e como tudo isso se reflete em sua personalidade artística. Se você já leu Clarice, não pode deixar de conferir os meios por que a escritora se consolidou! A obra está disponível pra você aqui na BCo sob o código: G928.69 L771g.4

Contato

Para mais informações, entre em contato com Blog + Leitura da BCo pelo e-mail  blogmaisleitura.bco@ufscar.br ou pelo telefone (16) 3351-8135.

BCo nas Redes Sociais

 

Para receber periodicamente as informações sobre o que acontece na BCo, inscreva-se em nossos grupos do Facebook, de acordo com sua área de atuação e interesses: