Você está aqui: Página Inicial / Serviços / Blog +Leitura BCo / Aniversariantes do Mês: Abril

Aniversariantes do Mês: Abril

por Blog +Leitura — publicado 30/03/2018 00h00, última modificação 29/03/2018 18h08
Colaboradores: Beatriz Satie (estagiária, DeRef)
Conheça os autores que fazem aniversário no mês de Abril

Essa semana trazemos pra vocês indicação de livros de alguns escritores aniversariantes do mês de abril. Confere aí os aniversariantes e presenteie-os lendo uma de suas obras!

Marguerite Duras - O Amante

Figura 1 - Capa de livro.

Fonte: Beatriz Satie, 2018.

Escritora francesa e considerada uma das maiores vozes femininas do século XX, Marguerite Donnadieu, conhecida pelo pseudônimo Marguerite Duras, foi responsável por numerosas publicações. Nascida na colônia francesa da antiga cidade de Saigon, Sul do Vietnã, estudou direito na França e atuou não só como escritora, mas também como roteirista e até mesmo diretora cinematográfica de algumas de suas obras. Dentre suas publicações de sucesso está o livro O Amanteque retrata um pouco de sua própria história durante sua juventude. A narradora-personagem passa por numerosos problemas com a família e, dentre esse e outros motivos, passa a se relacionar com um homem bem mais velho e rico do que ela. Como será o desfecho dessa relação? Confira em: G843 D952a.

Sándor Márai - Veredicto em canudos

Figura 2 - Capa de livro.

Fonte: Beatriz Satie, 2018.

Nascido em Kassa, uma pequena cidade da Hungria, atual Eslováquia, Sándor Márai é considerado um dos maiores escritores da língua húngara do século passado. Crítico e contrário ao regime comunista, teve suas obras proibidas na antiga Hungria e acabou caindo no esquecimento. Sua primeira obra foi publicada quando ele tinha 24 anos. Dentre suas obras de sucesso está “Veredicto de Canudos” na qual o cenário é o sertão baiano. A inspiração da obra veio após a leitura da obra de Euclides da Cunha e retrata a história de um ex-soldado do exército brasileiro relatando, cinquenta anos depois, sobre o dia em que Antônio Conselheiro foi derrotado. A proximidade retratada só seria possível para quem vivenciou o momento, mas Sándor o faz sem sequer ter posto os pés no Brasil. Dá uma conferida nessa obra: G 839.3 M299v.

Samuel Beckett - Como é

Figura 3 - Capa de livro.

Fonte: Beatriz Satie, 2018.

Nascido em Dublin, na Irlanda, Samuel Beckett é considerado um dos escritores mais influentes do século XX. Premiado com o Nobel de Literatura em 1969, foi responsável pela publicação de diversos roteiros de teatro e romances. Dentre seus romances publicados, está “Como é”, cuja história retrata a jornada e reflexão interna de um narrador-personagem dividida em três partes: antes, durante e depois da companhia de uma pessoa que considera igual a si mesmo. É uma leitura cheia de metáforas carregadas de emoções e surpresas. Confira em: G 891.3 B396c.

Hilda Hilst - Fluxo-Floema

Figura 4 - Capa de livro.

Fonte: Beatriz Satie, 2018.

Nascida na cidade de Jaú, em 1930, Hilda Hilst foi uma importante poeta, ficcionista, dramaturga e cronista brasileira. Sua primeira publicação veio no ano de 1950 e muitas de suas obras seguintes receberam premiações como o livro “Rútilo Nada” que recebeu o prêmio de Melhor Livro do Ano pela Associação Paulista dos Críticos de Arte (APCA). Dentre as numerosas publicações da escritora, está o livro “Fluxo-Floema”, obra que reúne cinco textos em prosa carregados de metalinguagem. As temáticas de cada texto buscam trazer reflexões sobre as relações humanas entre si e entre todas as coisas que nos rodeiam diariamente. Confere essa leitura intensa em: G 869.91 H655c.

 

Contato

Para mais informações, entre em contato com Departamento de Referencia (DeRef) pelo e-mail  blogmaisleitura.bco@ufscar.br ou pelo telefone (16) 3351-3581.

BCo nas Redes Sociais

Para receber periodicamente as informações sobre o que acontece na BCo, inscreva-se em nossos grupos do Facebook, de acordo com sua área de atuação e interesses:

 

Referências

HILDA HILST. In: WIKIPÉDIA, a enciclopédia livre. Flórida: Wikimedia Foundation, 2018. Disponível em: <https://pt.wikipedia.org/w/index.php?title=Hilda_Hilst&oldid=50942398>. Acesso em: 30 jan. 2018.

MARGUERITE DURAS. In: WIKIPÉDIA, a enciclopédia livre. Flórida: Wikimedia Foundation, 2018. Disponível em: https://pt.wikipedia.org/w/index.php?title=Marguerite_Duras&oldid=50949702<https://pt.wikipedia.org/w/index.php?title=Marguerite_Duras&oldid=50949702>. Acesso em: 25 jan. 2018.

RAMOS, Francine. O amante (Marguerite Duras). Livro & Cafe. 13 de mar. 2014. Disponível em: <http://livroecafe.com/2014/03/13/o-amante-marguerite-duras/>. Acesso em: 25 de jan. 2018.

SÁNDOR MÁRAI. In: WIKIPÉDIA, a enciclopédia livre. Flórida: Wikimedia Foundation, 2017. Disponível em: <https://pt.wikipedia.org/w/index.php?title=S%C3%A1ndor_M%C3%A1rai&oldid=47726175>. Acesso em: 25 jan. 2018.