Você está aqui: Página Inicial / Serviços / Blog +Leitura BCo / Aniversariantes do mês: Julho!

Aniversariantes do mês: Julho!

por Blog +Leitura — publicado 06/07/2018 08h00, última modificação 10/07/2018 11h16
Colaboradores: Camilla Teodoro (Estagiária/ DeRef)
Confira as obras de escritores nascidos em julho!

Figura 1 - Feliz aniversário

Fonte: UOL.

 

Julho chegou e trouxe com ele vários feriados bacanas, jogos do Brasil, a chegada daquele friozinho gostoso e o alívio de que as férias estão se tornando reais. Então, bora aproveitar esse tempinho pra prestigiar os escritores que aniversariam neste mês? A gente trouxe um montão de sugestões deliciosas de obras de autores maravilhosos, confira!

1 - Caderno H, de Mario Quintana

 Figura 2 - Capa de Livro.

 

 Fonte: Camilla Teodoro, 2018.

O poeta brasileiro nasceu em Alegrete, no estado do Rio Grande do Sul, em 30 de julho de 1906. Na juventude, estudou em um colégio militar, onde publicou suas primeiras produções literárias. Considerado o “poeta das coisas simples”, Mario de Miranda Quintana tinha um estilo marcado pela ironia e a profundidade, tendo sido homenageado por poetas como Manuel Bandeira e recebido o Prêmio Jabuti de Personalidade Literária do Ano. Neste livro, que reúne textos de poesia e prosa lançados no jornal Correio do Povo, você encontrará os mais belos poemas pra valorizar as coisas simples da vida! Confira o livro, que se encontra na estante do Blog na área de convivência, sob o código G 869.91 Q7c.2.

2 - Paris é uma Festa, de Ernest Hemingway

 Figura 3 - Capa de Livro.

 

 Fonte: Camilla Teodoro, 2018.

Ernest Hemingway, autor de “O Velho e o Mar” já foi citado em outros posts do blog devido sua importância para a literatura mundial. O autor nasceu em 21 de julho de 1899, em Oak Park, Illinois, os Estados Unidos. Cresceu na zona rural, em um ambiente pobre que foi descrito em algumas de suas obras com maestria. Trabalhou como repórter e alistou-se no exército italiano. Após ser gravemente ferido, o autor passou a trabalhar como correspondente de um jornal em Paris, onde publicou diversos contos. Em “Paris é uma Festa”, Hemingway demonstra influências de F. Scott Fitzgerald, Ezra Pound, entre outros, e trata de temas como a melancolia, crueldade, mas também de alegria jovem. Confira o livro que está na estante do Blog, na área de convivência, sob o código G 814 H488p.

3 - Terra Sonâmbula, de Mia Couto

 Figura 4 - Capa de Livro.

 

 Fonte: Camilla Teodoro, 2018.

Mia Couto, pseudônimo de António Emílio Leite Couto, nasceu em Moçambique, na Beira, em 5 de julho de 1955. Biólogo, jornalista e autor de mais de trinta livros, incluindo poesia e prosa. É membro correspondente da Academia Brasileira de Letras e uma referência em literatura africana, tendo recebido o Prêmio Neustadt, dentre outros prêmios literários. Seu pseudônimo foi adotado pois o autor nutre paixão por gatos, e publicou com esse pseudônimo logo aos 14 anos, no jornal “Notícias da Beira”. Este livro é considerado um dos dez melhores livros africanos do século XX e sua história se passa no Moçambique pós-independência, durante a guerra civil que durou dez anos, onde os personagens se embrenham em uma viagem cheia de fantasia e misticismo. Um livro que mostra a importância de sonhar mesmo em situações adversas e está disponível pra você aqui na BCo, na estante do Blog, localizada no saguão de convivência, sob o código G 896.3 C871te.9.

4 - Sidarta, de Hermann Hesse

Figura 5 - Capa de Livro.

 

 Fonte: Camilla Teodoro, 2018.

Herman Karl Hesse nasceu Calw, na Alemanha, em 2 de julho de 1877. Escritor e pintor, recebeu o Prêmio Goethe e o Nobel de Literatura, devido sua escrita inspiradora. De meio familiar altamente religioso e filho de missionários que pregavam o cristianismo na Índia, o escritor rompeu com a família logo na adolescência, pois recusou a religião e se naturalizou na Suíça, onde trabalhou como livreiro e operário enquanto se dedicava à literatura. Publicou “Sidarta” em 1922, um livro fruto de uma viagem à índia onze anos antes. Sidarta é um espírito rebelde, ligado aos ensinamentos budistas e fiel à própria alma. Encanta todos os tipos de leitores, e está disponível para você aqui na BCo, na estante do BLog + Leitura, localizada no saguão de convivência, sob o código G 833 H587s.14.

Contato

Para mais informações, entre em contato com Blog +Leitura pelo e-mail  blogmaisleitura.bco@ufscar.br ou pelo telefone (16) 3351-8135.

BCo nas Redes Sociais

Para receber periodicamente as informações sobre o que acontece na BCo, inscreva-se em nossos grupos do Facebook, de acordo com sua área de atuação e interesses:

 Referências

 BONIFAZIO, Pierino. Encontro com Elena Quintana. 2006. Disponível em: <http://www.ponto.altervista.org/Livros/entrevistas/quintana_pt.html>. Acesso em: 04 jul. 2018.

 CARPINEJAR, Fabrício. Mario Quintana um par de sapatos para a posteridade. 2006. Disponível em: <http://www2.uol.com.br/entrelivros/reportagens/mario_quintana_um_par_de_sapatos_para_a_posteridade_imprimir.html>. Acesso em: 04 jul. 2018.

 COSTA, Monique. Sidarta: Resenha. 2015. Disponível em: <http://nerdgeekfeelings.com/livro-sidarta-de-hermann-hesse-resenha/>. Acesso em: 04 jul. 2018.

 DIANA, Daniela. Terra Sonâmbula: Resumo. 2011. Disponível em: <https://www.todamateria.com.br/terra-sonambula/>. Acesso em: 04 jul. 2018.

 FÁBIO C. MARTINS. Folhetim Online. Paris é uma Festa: Resenha. 2012. Disponível em: <http://www.folhetimonline.com.br/2012/07/12/resenha-paris-e-uma-festa-ernest-hemingway/>. Acesso em: 04 jul. 2018.

 GRUPO COMPANHIA DAS LETRAS. Mia Couto. Disponível em: <https://www.companhiadasletras.com.br/autor.php?codigo=01846>. Acesso em: 04 jul. 2018.

 PORTAL DA LITERATURA. Hermann Hesse. Disponível em: <https://www.portaldaliteratura.com/autores.php?autor=398>. Acesso em: 04 jul. 2018.

 UOL. Ernest Hemingway: Biografia. Disponível em: <https://educacao.uol.com.br/biografias/ernest-hemingway.jhtm>. Acesso em: 04 jul. 2018.