Você está aqui: Página Inicial / Serviços / Blog +Leitura BCo / Conheça os 5 livros da BCo mais lidos em 2016

Conheça os 5 livros da BCo mais lidos em 2016

por Ronald Moura — publicado 02/06/2017 08h00, última modificação 02/06/2017 09h50
Colaboradores: Departamento de Referência (DeRef)
É melhor não nos perguntar como conseguimos essa lista!

Sobre a lista de livros dessa semana eu só tenho uma coisa a dizer: Não levem a vida tão a sério, vocês não sairão vivos dela. Dito isso, gostaria de revelar que dentre os 5 livros mais lidos de 2016, quatro eu nem sabia que já estavam disponíveis aqui na BCo dois deles foram retirados mais de 30 vezes num ano todo, e isso quer dizer muito, calculem comigo: Se o prazo de devolução dos livros é de 10 dias e a velocidade da luz demora 8,3 minutos para chegar do Sol até a Terra, quantas vezes eles foram retirados no ano de 2016?

Não sei a resposta porque não faço o requisito, mas acho que esses livros foram mais vistos no ano passado do que o vídeo do Bolsonaro se jogando do palanque e beijando o chão de língua em seguida. Nós até mataríamos a cobra para mostrarmos o pau em seguida, mas respeitamos demais os animais por aqui, por isso, hoje, além da lista, também vamos divulgar o número de vezes em que os livros foram retirados no ano anterior, mas sem provas, até porque vocês não vão querer saber de onde essa lista saiu, vão por mim! Booora:

5 “A casa do escritor”, de Vera Lucia Marinzeck de Carvalho

a casa do escrito.jpg

Ter sido retirado 21 vezes rendeu a esse livro a nossa quinta colocação no ranking! Neste livro, Patrícia (espírito que dita o livro), já ambientada em sua nova morada, apresenta seu cotidiano em uma nova etapa de aprendizado no plano espiritual: a colônia de estudo 'A Casa do Escritor'. Lá inicia os primeiros passos para escrever sua história no outro plano da vida, aprende a trabalhar nesse intercâmbio com o médium psicógrafo e entende a responsabilidade sobre o que seja transmitir uma informação.

Esse livro pode ser encontrado sob o código G 869.93 P314c no Piso 2.

4 "O primo Basílio", de Eça de Queiroz

o primo basílio.jpg

Ocupando a nossa quarta colocação por ter sido retirado 24 vezes, neste livro, enquanto está retratando a vida cotidiana, os amores e as traições da pequena burguesia de Lisboa, o autor faz uma crítica demolidora da sociedade portuguesa. É uma obra básica do realismo português que desmistifica a instituição do casamento.

Esse livro pode ser encontrado sob o código G 869.3 Q3p.14 no Piso 2.

3 "Formação da literatura brasileira: momentos decisivos", de Antonio Candido

formação da literatura brasileira.jpg

27 é o número de vezes em que esse livro foi retirado e isso lhe garante a terceira posição por aqui. Sabemos que Antonio morreu recentemente e ficamos muito felizes por um autor tão ma-ra-vi-lho-so ter ficado no nosso top 5 com um livro que fala sobre dois períodos de nossa literatura, Arcadismo e Romantismo, considerados pelo autor decisivos para a formação do que denomina sistema literário, isto é, a articulação de autores, obras e públicos de maneira a estabelecer uma tradição. Esta gera a continuidade, que dá à produção literária o caráter de atividade permanente, associada aos outros aspectos da cultura.

Esse livro pode ser encontrado sob o código G 869.909 S729f.6 v.1 no Piso 2.

2 "Terra sonâmbula", de Mia Couto

terrasonambula.jpg

Ser retirado 32 vezes, isso mesmo, TRINTA-E-DUAS, não é para qualquer livro! Considerado pelo júri especial da Feira do Livro de Zimbabwe um dos doze melhores livros africanos do século XX, é um romance em abismo, escrito numa prosa poética que remete a Guimarães Rosa.

Esse livro pode ser encontrado sob o código G 896.3 C871t no Piso 2.

1 "Ensaio sobre a cegueira", de José Saramago

ensaio sobre a cegueira.jpg

Leia o que vou dizer a seguir com a voz do Raul Gil gritando “vamos aplaudir”: Esse romance lidera o ranking após ter sido retirado triiiiiinta e quatro vezes! E não é pra menos, o ‘Ensaio sobre a cegueira' é a fantasia de um autor que nos faz lembrar a responsabilidade de ter olhos quando os outros os perderam. José Saramago nos dá, aqui, uma imagem aterradora e comovente de tempos sombrios.

Esse livro pode ser encontrado sob o código G 869.3 S243es no Piso 2.

Contato

Para mais informações sobre livros de citações e provérbios, entre em contato com o Departamento de Referência (DeRef) pelo e-mail blogmaisleitura.bco@ufscar.br ou pelo telefone (16) 3351-8425.

BCo nas Redes Sociais

Para receber periodicamente as informações sobre o que acontece na BCo, inscreva-se em nossos grupos do Facebook, de acordo com sua área de atuação e interesses: