Você está aqui: Página Inicial / Serviços / Blog +Leitura BCo / Da UFSCar para os livros: Deonísio da Silva

Da UFSCar para os livros: Deonísio da Silva

por Blog + Leitura — publicado 27/10/2017 08h45, última modificação 16/02/2018 11h19
Colaboradores: Beatriz Satie (estagiária, Deref)
Conheça um pouco das obras deste renomado escritor

Escritor, professor, roteirista e adivinha só: ex-funcionário da UFSCar! Com todas essas denominações, Deonísio da Silva é um renomado escritor brasileiro responsável pela publicação de numerosas obras, incluindo algumas premiadas. Formado em Letras pela Universidade de São Paulo, trabalhou como professor na UFSCar de 1981 - 2003 e foi precursor da criação do curso de Letras juntamente com a editora da Universidade. Atualmente leciona na Universidade Estácio de Sá (RJ) e é vice presidente da Academia Brasileira de Filologia. Confere aí algumas obras dele:

1 - Avante soldados: para trás (1991)

Figura 1 - Capa do livro

Fonte: Beatriz Satie, 2017.

Publicado também em outros países, o romance recria o cenário da guerra do Paraguai misturando realidade e ficção, apresentado sob olhar crítico os fatos de um dos piores conflitos envolvendo os países da América Latina. Esse é uma das obras premiadas de Deonísio, com o prêmio internacional Casa de las Américas, o qual José Saramago foi jurado: "O romance consegue recontar os pequenos grandes dramas do viver cotidiano, criando personagens complexos e contraditórios, através dos quais consegue enfatizar o absurdo desta e de toda guerra"

Este livro pode ser encontrado sob o código G 869.93 S586a no Piso 2.

2 - A mulher silenciosa (1981)

Figura 2 - Capa do livro

Fonte: Beatriz Satie, 2017.

Esse é um livro que reúne contos passados em pequenas cidades do interior, relatando crimes e assassinatos, que se iniciam pela história de um terrível assassinato no qual a população tenta desvendar e descobrir quem foi o responsável. A partir desse crime, uma mulher apenas observa a cidade e ouve em total silêncio as teorias e comentários sobre o acontecimento.

Este livro pode ser encontrado sob o código G 869.93 S586m no Piso 2.

3 - Livrai-me das tentações (1984)

Figura 3 - Capa do livro

Fonte:Beatriz Satie, 2017

Uma série de contos retratam cenas nas quais as tentações dos pecados estão presentes na vida de qualquer pessoa, desde de pessoas “puras” como uma freira, até pessoas maliciosas como presidiários. São histórias que podem, ou não, representar um pouco do cotidiano da natureza humana com seus desejos pelo proibido.

“Tanto a ternura mais desarmada quanto os mais sangrentos poderes têm necessidade de confissões. O homem, no Ocidente, tornou-se um animal confidente.” (FOUCAULT, 1984, p.232)

Este livro pode ser encontrado sob o código G 869.93 S586L no Piso 2.

4 - O assassinato do presidente (1994)

Figura 4 - Capa do livro

Fonte: Beatriz Satie, 2017.

O livro é um conjunto de histórias que se inicia com a investigação da morte misteriosa de um presidente, na tentativa de achar o responsável pelo crime, sendo composto por seis depoimentos de pessoas que tinham ou tiveram convivência com a vítima. De todos os entrevistados, será que apenas um foi o responsável?

Este livro pode ser encontrado sob o código G 869.93 S586as no Piso 2.

Para mais informações, entre em contato com Departamento de Referência (DeRef) pelo e-mail  blogmaisleitura.bco@ufscar.br ou pelo telefone (16) 3351-8135.

Referências

FOUCAULT, Michel. História da sexualidade. 10. ed. Rio de Janeiro: Graal, 1984. 232 p.

GUEDES, Lígia. Avante soldados: para trás - deonísio da silva. Blog nós todos lemos. 21 jan 2012. Disponível em: <http://nos-todos-lemos.blogspot.com.br/2012/01/avante-soldados-para-tras-deonisio-da.html>. Acesso em 03 de out. 2017.

PAULA, Luciano Melo de. Avante soldados: para trás, Metaficção Historiográfica sobre a Guerra do Paraguai. Literatura e autoritarismo. n. 26, p. 115 - 127, jul/dez 2015. Disponível em: <https://periodicos.ufsm.br/LA/article/view/19569/pdf>  . Acesso em 03 de out. 2017.

SILVA, Deonísio da. Currículo do sistema currículo Lattes. 18 set 2017. Disponível em: <http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4793520Z3> Acesso em 02 de out. 2017.

Conteúdo relacionado
Projeto Pílulas de Leitura