Você está aqui: Página Inicial / Serviços / Blog +Leitura BCo / Futuro no Presente

Futuro no Presente

por Blog + Leitura — publicado 22/06/2018 08h00, última modificação 25/06/2018 11h34
Colaboradores: Colaboradores: Camilla Teodoro (Estagiária/ DeRef)
A fantasia é o impossível tornado provável. A ficção científica é o improvável tornado possível. Rod Serling (Twilight Zone, 1959)

Figura 1 - Ficção Científica

Fonte: Kotaku

 

A ficção científica com certeza é um gênero que nos encanta, surpreende, e muitas vezes, assusta, fazendo-nos refletir sobre aspectos das nossa sociedade que passam despercebidos no cotidiano. O futuro, o espaço e a ciência são os temas mais trazidos pelo gênero, que inclui em seu acervo histórias sobre alienígenas, viagens no tempo, robôs e muitas outras temáticas que nos fazem arrepiar os pelos do braço de empolgação e esquecer um pouco da realidade. A BCo possui em seu acervo uma coleção especial do gênero Ficção Científica, que conta com mais de 3.000 títulos e encontra-se no piso 5, dentro do DeCORE. Se você é um amante do gênero ou apenas curioso,  não pode deixar de conferir as sugestões de títulos famosos a seguir:

1 - As Crônicas Marcianas, de Ray Bradbury

Figura 2  - Capa do livro

Este livro traz uma epopeia espacial que reúne 26 narrativas ambientadas num período que vai de 1999 a 2026. O autor descreve a adaptação do homem em Marte e o choque cultural que permeia a relação de terráqueos e marcianos. O olhar original de Bradbury não envolve armas lasers, discos voadores ou o estereótipo do marciano verde com antenas, mas lança seu foco sobre as donas-de-casa de marte, os próprios colonizadores humanos, icebergs voadores, e um jardineiro que planta árvores e árvores no planeta vermelho, na tentativa de aumentar os níveis de oxigênio dessa atmosfera rarefeita. As narrativas são carregadas de críticas bem humoradas à sociedade americana pós-guerra e estimulam reflexões ainda atualmente. Confira o livro que se encontra na BCo sob o código FC C183f v.15.

2 - Operação astral, de K. H. Scheer

Figura 3 - Capa do livro

“Operação astral” reúne os dois primeiros episódios de uma série originalmente chamada “Perry Rhodan”, nome que carrega o personagem principal. Os episódios presentes nesta edição são o “Missão Stardust” e “A Terceira Potência”. Sendo a série de ficção científica mais vendida e mais numerosa do mundo, a história do Major Perry Rhodan, que conquistou milhares de fãs, se inicia em 1971 quando sua tripulação descobre uma nave não terráquea no lado escuro da lua. Posteriormente, ele se desdobra em uma aventura junto a uma potência mundial de proporções galácticas. A série tem continuação publicada no Brasil, e este livro dará a você, leitor, o pontapé inicial! Não deixe de conferir esses episódios que estão disponíveis na BCo, sob o código FC C691gLd v.14.

3 - O Caçador de Androides, de Philip K. Dick

Figura 4 - Capa do livro

A narrativa se passa em um período pós-guerra em que o planeta Terra está em estado quase inóspito e cheio de radioatividade. A maioria dos seres humanos se muda para uma colônia em Marte, mas aqueles poucos que ficam, possuem mutações causadas pelo alto nível de radiação presente no planeta. Vindos de Marte, os Androides cada vez mais semelhantes fisicamente aos humanos, devem ser exterminados. O romance traz a história de dois personagens aparentemente opostos mas com muito em comum, o caçador de Androides, que tem como profissão destruí-los e um terráqueo que é alvo de desprezo perante outros seres humanos, devido às mutações sofridas. O critério usado pelo caçador para determinar quem é Androide ou não é a falta de empatia dentro deles. Porém, o autor levanta reflexões ao longo da história, fazendo uma análise crítica do sentimento de empatia e como seres humanos, em algumas ocasiões, também não a possuem. Se ficou curioso, apresse-se, o livro está disponível aqui na BCo, sob o código: FC C691m v.29.

4 -  Os herdeiros da Terra, de Poul Anderson e Gordon Eklund

Figura 5 - Capa do livro

Neste livro, os autores transportam o leitor para um futuro em que existe uma luta voraz pelo domínio do Planeta Terra. As armas utilizadas pelos três grupos se tornam cada vez mais terríveis, envolvendo desde destruição de mentes até a criação de máquinas de guerras e clones. Dentro da narrativa solta e leve de Poul Anderson, é possível observar diversas questões filosóficas a respeito da humanidade, trazidas por Gordon Eklund. Acompanhe essa guerra entre Humanos, Superiores e Herdeiros e descubra afinal, quem são os verdadeiros herdeiros do planeta. O livro está disponível na BCo sob o código: FC C691f v.15

5 - A mão esquerda da escuridão, de Ursula K. Le Guin

Figura 5 - Capa do livro

Nesta história icônica, a autora traz questionamentos sobre pautas tão importantes na época do lançamento, como atualmente. O romance conta a jornada de um emissário, que enviado com a missão de convencer os líderes de um planeta distante a se unirem a uma comunidade universal, tem de lidar com inúmeras diferenças culturais, costumes, lendas e percepções. Atrelada à questão cultural, ele se depara com uma terra onde ninguém possui gênero definido, exceto no momento do acasalamento. Devido a isto, não existem diferenças entre os gêneros e todos possuem igualdades de direitos, deveres e vontades. Tratando de temas como a política, conflitos religiosos e discussões sobre igualdade e identidade de gênero, o livro não pode ficar de fora da sua lista, então venha conferir! O título se encontra na BCo sob o código: FC L529m.

Contato

Para mais informações, entre em contato com Blog + Leitura da BCo pelo e-mail  blogmaisleitura.bco@ufscar.br ou pelo telefone (16) 3351-8135.

BCo nas Redes Sociais

Para receber periodicamente as informações sobre o que acontece na BCo, inscreva-se em nossos grupos do Facebook, de acordo com sua área de atuação e interesses:

 

 Referências

BATTLE NERDS BLOG. Do androids dream of electric sheep? 2009. Disponível em: <https://battlenerds.wordpress.com/2009/03/04/do-androids-dream-of-electric-sheep/>. Acesso em: 10 abr. 2018.

CAUSO, Roberto de Sousa. Perry Rhodan: pulp alemão. Disponível em: <http://rscauso.tripod.com/mundopulp/id9.html>. Acesso em: 10 abr. 2018.

CAUSO, Roberto de Sousa. Perry Rhodan 50 anos: o futuro da série. 2011. Disponível em: <http://m.terra.com.br/noticia?n=5341422>. Acesso em: 10 abr. 2018.

FERRAZ, Lucas. Resenha: A mão esquerda da escuridão. 2015. Disponível em: <http://leitorcabuloso.com.br/2015/01/resenha-mao-esquerda-da-escuridao-ursula-k-le-guin/>. Acesso em: 10 abr. 2018.

LIVRARIA CULTURA. A mão esquerda da escuridão: Sinopse. 2017. Disponível em: <https://www.livrariacultura.com.br/p/livros/literatura-internacional/ficcao-cientifica/a-mao-esquerda-da-escuridao-37022885>. Acesso em: 10 abr. 2018.

LIVRARIA CULTURA. As crônicas marcianas: Sinopse. 2017. Disponível em: <https://www.livrariacultura.com.br/p/livros/literatura-internacional/ficcao-cientifica/as-cronicas-marcianas-1039284>. Acesso em: 10 abr. 2018.

MOMENTUM SAGA. Resenha: As crônicas marcianas. 2012. Disponível em: <http://www.momentumsaga.com/2012/10/resenha-as-cronicas-marcianas.html>. Acesso em: 10 abr. 2018.

MEDIUM. Resenha: O caçador de androides. 2013. Disponível em: <https://medium.com/ver-mais-textão/resenha-o-caçador-de-andróides-6137c18d8973>. Acesso em: 10 abr. 2018.

SÃO PAULO. Universidade de São Paulo. Governo do Estado de São Paulo. Os herdeiros da Terra. 2015. Disponível em: <http://www.cienciamao.usp.br/tudo/exibir.php?midia=fic&cod=_osherdeirosdaterra1>. Acesso em: 10 abr. 2018.