Você está aqui: Página Inicial / Serviços / Blog +Leitura BCo / Grandes filmes que vieram de livros

Grandes filmes que vieram de livros

por Blog + Leitura — publicado 17/11/2017 00h00, última modificação 16/02/2018 11h34
Colaboradores: Beatriz Satie (estagiária, DeRef)
Sucessos do cinema inspirados por livros

Introdução

Sabe aqueles dias que você tá entediado e pensa em assistir um filme, ai fica horas tentando decidir ou achar algum que te interesse? Pra dar uma ajudinha na sua escolha, selecionamos alguns sucessos das telonas que foram inspirados em livros, e que trazem histórias que certamente você vai gostar. Confere aí as obras que você pode ler e/ou assistir!

 

1 - Clube da Luta

Figura 1 - Capa de livro

Fonte: Beatriz Satie, 2017.

Com certeza você já viu ou pelo menos ouviu falar nesse clássico do cinema, certo? Se a resposta for não, vamos dar um pouquinho da história e já te indicar um ótimo livro pra ler ou filme para assistir. A obra narra a história de um personagem que leva uma vida de luxo, porém com problemas com insônia. A fim de resolver essa dificuldade, nosso personagem frequenta grupos de apoio, algo que não resolve sua questão por muito tempo. Sua próxima tentativa de uma resolução vem da ideia conjunta com um amigo recente de montar um clube em que os homens podem lutar entre si a fim de descontar suas frustrações. A iniciativa toma maiores proporções rapidamente e novos clubes e ramificações aparecem. Vale a pena ler e assistir pra descobrir o final dessa trama, mas a escolha fica por sua conta. Confira em G 813 P153c

2 - O Poderoso Chefão

Figura 2 - Capa de livro

Fonte: Beatriz Satie, 2017.

Esse é outro clássico do cinema e talvez você nem sabia que veio de um livro. A narrativa nos leva pro mundo da máfia, no qual nosso personagem principal é Don Corleone, o chefe de uma máfia, que, em troca da realização dos desejos de seus amigos e parentes, ele apenas pede a amizade e respeito dos mesmos. A trama envolve o episódio em que sua família e seu império são ameaçados por seus inimigos e cabe ao nosso chefão escolher um de seus filhos como sucessor para salvar e manter seu legado. Quem será o próximo chefe da máfia? Confira em G 813 P994p

3 - Os Miseráveis

Figura 3- Capa de livro

Fonte: Beatriz Satie, 2017.

Outro filme que foi baseado em um livro e a história se passa na frança do século 19, entrelaçando vidas na pobreza e exploradas. Inicia-se com a apresentação de um ex-presidiário condenado por roubar um único pão e ao sair, alguns acontecimentos o fazem querer ser um novo homem. Junto a isso, as dificuldades de uma mãe que precisa sustentar sua pequena filha e para isso trabalha horas em uma fábrica, enquanto um casal cuida e explora a menina em casa. Essas e outras histórias que retratam a extrema pobreza se entrelaçam. O livro critica o modelo político, econômico e social, algo que pode ser pensado até nos dias de hoje. Confira em G 843 H895mi

4 - A Hospedeira  

Figura 4 -  Capa de livro

Fonte: Beatriz Satie, 2017.

Esse é mais recente e o filme pode não ser a adaptação mais perfeita, mas seu livro surpreende. A narrativa gira em torno de uma terra dominada por uma espécie alienígena que usa os corpos humanos como hospedeiros, instalando-se no cérebro e tomando conta das funções nervosas. Porém, alguns humanos resistem e conseguem manter consciência, mesmo com a criatura em sua cabeça. Esse é o caso de nossa personagem principal e constantemente as duas consciências tem discussões e conversas sobre o comportamento da chamada alma (alienígena). É uma história que traz discussões éticas relacionadas à forma aplicada pelas almas para o dominar os seres humanos. Se você já assistiu o filme, leia o livro e se não assistiu, leia também! Confira em G 813 M613h

 

Contato

Para mais informações, entre em contato com Departamento de Referência  (DeRef) pelo e-mail blogmaisleitura.bco@ufscar.br ou pelo telefone (16) 3351-8135.

BCo nas Redes Sociais

Para receber periodicamente as informações sobre o que acontece na BCo, inscreva-se em nossos grupos do Facebook, de acordo com sua área de atuação e interesses:

 

Referências

ARAUJO, Madgiel. Clube da Luta de Chuck Palahniuk. Nerd Geek Feelings. 5 de set. 2015 Diponível em: <http://nerdgeekfeelings.com/livro-clube-da-luta-de-chuck-palahniuk-resenha/>. Acesso em 30 out. 2017.

SOUZA, Gio. Resenha - Os Miseráveis - Victor Hugo. Atraídos pela Leitura. 14 de nov. 2015. Diponível em: <https://atraidospelaleitura.wordpress.com/2015/11/14/resenha-os-miseraveis/>. Acesso em 30 out. 2017.

STEFANELLO, Wagner. Resenha: O Poderoso Chefão.  Blog Desbravando Livros. 19 de fev. 2017. Diponível em: <http://desbravandolivros.blogspot.com.br/2017/02/resenha-o-poderoso-chefao-mario-puzo.html>. Acesso em 30 out. 2017.