Você está aqui: Página Inicial / Serviços / Blog +Leitura BCo / Invasão: 5 Livros Clássicos da Literatura Nacional Contemporânea Para Quem Tem Rinite Alérgica

Invasão: 5 Livros Clássicos da Literatura Nacional Contemporânea Para Quem Tem Rinite Alérgica

por Ronald Moura (DeRef BCo) — publicado 11/04/2017 11h00, última modificação 22/05/2017 11h47
Colaboradores: Blog Mais Leitura
Nós, organizadores da ONG TCPL (Todos Contra o Pó dos Livros), invadimos o Blog Mais Leitura em defesa dos leitores com qualquer tipo de alergia nasal que cansaram do pó presente nos livros antigos que eram postados aqui!

Numa entrevista realizada no último mês com os usuários da BCo para saber como andam as coisas por lá, constatamos um grande número de pedidos de socorro daqueles que têm algum tipo de alergia nasal, como sinusite ou rinite alérgica, por exemplo.

“Vivo acompanhando o Blog Mais Leitura, pois adoro as dicas de livros que são dadas, mas parece que eles são fissurados por clássicos antigos. Até tento não correr para as estantes e ver os livros indicados, mas, quando vejo, já estou nos corredores com livros de Machado de Assis e Fernando Pessoa espirrando sem parar”, afirmou Livroaldo, estudante do curso de Letras enquanto assoava fortemente o nariz.

Preocupados com os usuários, falamos com o estagiário responsável pelas postagens e ele afirmou “não saber de nada”, mas que poderíamos “falar com a diretora da BCo, a Dra. Elivrane Colecionícolo, já que é ela a responsável por avaliar todo o conteúdo postado”.

Tentamos contatá-la durante uma semana para pedirmos explicações, mas, aparentemente, toda a sua agenda pública de reuniões estava lotada pelos próximos 3 meses. Até acampamos nas saídas da BCo para pegá-la desprevenida, mas fontes secretas alegaram que ela estaria dormindo nos aposentos da biblioteca para fugir de nossas indagações.

No entanto, em nossa última visita para encerrarmos as gravações da matéria na BCo, encontramos uma funcionária limpando todos os livros dos séculos 19 e 20, a qual ficou assustada quando percebeu que nossa equipe estava se aproximando com câmeras, veja na imagem abaixo:

Figura 1 - Funcionária da BCo pega em flagrante limpando livros

20170411_092410.jpg

Fonte: Ronald Moura, 2017.

A assessoria da instituição informou não ter conhecimento do ocorrido, mas nos enviaram uma lista com 5 grandes livros de literatura atual como pedido de desculpas e nos asseguraram que a partir do próximo mês lencinhos 100% algodão serão distribuídos gratuitamente para os leitores com alergia ao pó próprio dos livros antigos (que por sinal estão limpos agora graças a funcionária pega no flagra). Confiram abaixo a lista recebida:

 

1 - Ostra Feliz Não Faz Pérola, de Rubem Alves

Figura 2 - Livro “Ostra Feliz Não Faz Pérola”.

IMG_20170327_101146.jpg


Fonte: Ronald Moura, 2017.

É preciso dizer algo sobre um livro quando o próprio autor já disse que “Pessoas felizes não sentem necessidade de criar, o ato criador, seja na ciência ou arte, surge sempre de uma dor” sobre o próprio livro? Sim, é liiindo demais.

Esse está no Piso 2 sob o código G 869.94 A474o.

2 - O Casamento, de Nelson Rodrigues

Figura 3 - Livro “O Casamento”.

IMG_20170327_100748.jpg


Fonte: Ronald Moura, 2017.

Na década de 60, quando o livro foi publicado, o então ministro da justiça do governo Castello Branco proibiu sua venda por ter ido contra os padrões da família tradicional brasileira. Quer um motivo melhor do que esse para lê-lo?!

Esse está no piso 2 sob o código G 869.93 R696c.

3 - Bagagem, de Adélia Prado

Figura 4 - Livro “Bagagem”.

IMG_20170327_100720.jpg


Fonte: Ronald Moura, 2017.

Feito por indicação do autor Carlos Drummond de Andrade, o livro traz a sensibilidade feminina em sua essência e de quebra ainda é considerado um dos melhores livros de poesia publicado por mulheres nas últimas décadas.

Esse está no no Piso 2 sob o código G 869.91 P896b.27.

4 - O Cobrador, de Rubem Fonseca

 

Figura 5 - Livro “O Cobrador”.

IMG_20170327_100640.jpg


Fonte: Ronald Moura, 2017.

O Cobrador traz um conto de um homem que acreditava que todos lhe deviam coisas: meias, sapatos, camisas e até dentes de verdade, ISSO MESMO. O cara é tão louco que até um casal que sai de uma festa de gala ele quis matar por causa de seu ódio de uma sociedade que ele acredita estar em decomposição. Vai encarar?

Esse está no Piso 2 sob o código G 869.93 F676co.

5 - Mulher Perdigueira, de Fabrício Carpinejar

Figura 6 - Livro “Mulher Perdigueira”.

IMG_20170327_100557.jpg


Fonte: Ronald Moura, 2017

Um dos mais famosos do autor, o livro retrata verdades do cotidiano feminino. Fala das opressões domésticas, dos estereótipos e das imposições masculinas sobre as mulheres. Elas devem se calar diante de um desrespeito? Fingir que não se incomodaram com uma cantada do parceiro a outra mulher? Condenar-sem pelo excesso de cuidado? Não, não devem, mas algumas pessoas não sabem disso e é para isso que o livro foi feito: informar.

Esse está no piso 2 sob o código G 869.94 C298m.3.

 

Importante

Esta é uma obra de ficção. Qualquer semelhança com nomes, pessoas, fatos ou situações da vida real terá sido mera coincidência.

Contato

Para mais informações, entre em contato com o Departamento de Referência (DeRef) pelo e-mail blogmaisleitura.bco@ufscar.br ou pelo telefone (16) 3351-8425.

BCo nas Redes Sociais

Para receber periodicamente as informações sobre o que acontece na BCo, inscreva-se em nossos grupos do Facebook, de acordo com sua área de atuação e interesses: