Você está aqui: Página Inicial / Serviços / Blog +Leitura BCo / Literatura e o século XX

Literatura e o século XX

por Blog + Leitura — publicado 08/12/2017 00h00, última modificação 16/02/2018 11h37
Colaboradores: Beatriz Satie (estagiária, DeRef)
Alguns autores marcantes do século passado

Introdução

Se você tem pelo menos 18 anos, você é uma pessoa do século passado. Mas calma, vim falar sobre importantes autores que também são do século XX e tenho certeza que pelo menos algum deles você já ouviu falar. São escritores responsáveis por obras importantes para literatura mundial, como Franz Kafka e Hermann Hesse. Trouxemos pra vocês um pouco sobre eles e algumas das obras que estão disponíveis aqui pra você conferir e talvez sentir um gostinho nostálgico da infância.

 

1 - O processo, Franz Kafka

Figura 1: Capa de Livro

Fonte: Beatriz Satie.

Nascido em Praga, República Tcheca, Kafka é considerado um dos escritores mais influentes do século XX, tendo suas obras como retratos da alienação, brutalidade física e psicológica, conflitos familiares e burocráticos, transformações e missões sombrias dos personagens. Entre suas obras mais influentes estão “O Processo”, a qual nos traz a história de um respeitado funcionário de um banco que  misteriosamente é preso e seu julgamento é baseado em acusações não reveladas a ele. Durante seu processo, nosso personagem tenta desesperadamente descobrir seus acusadores e seus crimes a fim de entender pelo que e por qual motivo está sendo acusado. A crítica principal desse livro é voltada ao sistema judiciário, mas existem outras interpretações desse livro que podem ser analisadas. Vem conferir essa obra e tire suas conclusões dessa terrível história. G 839.3 K11pr

 

2 - Lolita, Vladimir Nabokov

Figura 2: Capa de Livro

Fonte: Beatriz Satie.

Nascido na Rússia e naturalizado americano, Vladimir Nabokov foi um importante e influente escritor russo do século XX. Apesar de ter nascido em uma família abastada, Vladimir passou por numerosos conflitos, em sua maioria políticos. Dentre eles, seu estabelecimento nos Estados Unidos depois da fuga das tropas nazistas em 1940. Uma de suas obras é o romance “Lolita”, de 1955. Apesar do tema controverso, a obra alcançou status de um clássico do século XX e está entre os 100 melhores romances em língua inglesa. Também é considerada uma das mais polêmicas obras do autor e nos traz a narrativa de um professor de literatura que, depois de alguns acontecimentos, é abrigado por uma rica viúva de sua cidade. Os conflitos começam no momento em que conhece a filha da viúva, pela qual se apaixona e passa a ter fantasias com a menina de apenas 12 anos. Depois de mais alguns problemas, ele sai com a menina em uma viagem pelo país, na qual desenvolve uma relação com ela. Como será o desfecho dessa complicada relação? Confira em G 891.3 N117La

 

3 - O Jogo das Contas de Vidro, Hermann Hesse

Figura 3: Capa de Livro

Fonte: Beatriz Satie.

Hermann Hesse foi um escritor alemão, laureado com o Prêmio Goethe e o Prêmio Nobel de Literatura. Durante sua formação teve conflitos familiares e se mudou para suíça ainda adolescente. Lá ele começou a desenvolver o gosto pela escrita. Entre suas obras está “O Jogo das Contas de Vidro”, último romance do autor e que nos traz a biografia de Joseph Knecht (José Servo), um estudante recrutado por uma sociedade na qual se cultiva o estudo de todas as ciências e artes, a Ordem de Castália. Dentre as atividades da Ordem, existe o jogo das contas de vidro o qual nosso protagonista se torna um Mestre. Em sua trajetória e por conta do jogo, Jośe absorve uma grande quantidade de sabedoria, fazendo-o tomar uma decisão que mudará sua vida. Como será o encerramento da história de nosso Mestre? Confira em G 833 H587j.7

 

Contato

Para mais informações, entre em contato com Departamento de Referência (DeRef) pelo e-mail blogmaisleitura.bco@ufscar.br ou pelo telefone (16) 3351-8135.

BCo nas Redes Sociais

Para receber periodicamente as informações sobre o que acontece na BCo, inscreva-se em nossos grupos do Facebook, de acordo com sua área de atuação e interesses:

 

Referências

ANATOLI. O Jogo das Contas de Vidro.  Anatoli: Um blog cultural. 22 de jan. 2010. Disponível em: <http://anatoli-oliynik.blogspot.com.br/2010/01/o-jogo-das-contas-de-vidro.html>. Acesso em: 13 de nov. 2017.

BARDINE, Renan. O processo - Franz Kafka. Cola da Web. Disponível em: <ttps://www.coladaweb.com/resumos/o-processo-franz-kafka>. Acesso em: 07 de nov. 2017.

FRAZÃO, Dilva. Biografia de Hermann Hesse. eBiografia. 06 de nov. 2017. Disponível em: <https://www.ebiografia.com/hermann_hesse/>. Acesso em: 07 de nov. 2017.

FRAZÃO, Dilva. Biografia de Vladimir Nabokov. eBiografia. 25 de mai. 2017. Disponível em: <https://www.ebiografia.com/vladimir_nabokov/>. Acesso em: 07 de nov. 2017.

Livros e Curiosidades de Franz Kafka. Blog Estante Virtual. 03 de jun. 2016.  Disponível em: <http://blog.estantevirtual.com.br/2016/06/03/livros-e-curiosidades-de-franz-kafka/> Acesso em: 07 de nov. 2017.

LOLITA. In: WIKIPÉDIA, a enciclopédia livre. Flórida: Wikimedia Foundation, 2017. Disponível em: <https://pt.wikipedia.org/w/index.php?title=Lolita&oldid=50291982>. Acesso em: 07 de nov. 2017.