Você está aqui: Página Inicial / Serviços / Blog +Leitura BCo / Livros clássicos para leitores modernos

Livros clássicos para leitores modernos

por Blog + Leitura — publicado 06/04/2018 08h00, última modificação 06/04/2018 10h01
Colaboradores: Colaboradores: Camilla Teodoro (Estagiária/ DeRef)
Conheça os clássicos que não vão demorar uma eternidade para você conseguir terminar de ler

Os livros de literatura clássica nem sempre agradam quando aparecem em nossas vidas. Geralmente somos obrigados a ler todos eles, com suas páginas empoeiradas, sua linguagem culta, suas maneiras rebuscadas, podendo às vezes ser um tanto quanto cansativo… Mas a verdade é que mesmo assim não podemos deixar de apreciá-los, e valorizar sua importância para a história da literatura como um todo. Por esta razão, o Blog Mais Leitura procurou trazer nesse post alguns títulos curtinhos que podem ser lidos rapidamente e ajudar você, leitor moderno, a “dar um tranco” nas leituras clássicas!

Figura 1 - Leitura

Fonte: Pixabay

1 - O velho e o mar, de Ernest Hemingway

Figura 2  - Capa do livro

O velho Santiago, protagonista desta história, é um pescador solitário que após anos de profissão, se vê há 84 dias sem que consiga pescar um único peixe. Logo começam a correr os boatos e Santiago é considerado um azarento, porém isso minimamente interfere na personalidade batalhadora e auto-confiante do protagonista, ao contrário, o estimula a partir em uma aventura solitária pelo alto-mar. Esta é a história de um velho cujo bem mais valioso é a coragem. Hemingway manteve o enredo simples, mas não por isso menos memorável. A leitura é fluida e quando você menos percebe já está encantado com a força deste simples pescador. Não deixe de conferir o livro, que está disponível sob o código: G 813 H488v.15.

2 - Alice no País das Maravilhas, de Lewis Carroll

Figura 3 - Capa do livro

Este livro conta a história da menina Alice, que caiu num buraco e viveu aventuras surpreendentes no país maravilhoso. Lá, Alice conversou com coelhos apressados, lagartas super formais, e “desaniversariantes” malucos; lutou contra rainhas tiranas e desafiou as leis da física. Tenho certeza de que você já ouviu falar, ou já assistiu ao filme, mas deixo aqui o convite para você conhecer melhor essa história que é tão maravilhosa quanto o País das Maravilhas, então confira o livro na BCo, que está disponível sob o código: EJ C614c v.6.

3 - A morte de Ivan Ilitch, de Tolstoi

Figura 4 - Capa do livro

Fonte: Gustavo Araújo

O livro conta a história de Ivan Ilitch, um burocrata imperial russo. Seu casamento já não vai bem e a única coisa que importa para Ivan é manter seu prestígio e sua posição na alta sociedade russa, sem se interessar por qualquer outro aspecto da vida em si, apenas agindo de acordo com as regras sociais. Então, aos 45 anos uma doença misteriosa toma conta do protagonista, que se vê questionando sua vida e o significado dela. Logo, todos a sua volta percebem a aproximação iminente de seu fim, e Ivan sente-se sozinho e incompreendido. Uma narrativa curta mas que não deixa de prender a atenção do leitor por um único segundo, tratando de temas como a morte e o sentido da vida. Ficou curioso? Então apresse-se, o livro está disponível aqui na BCo, sob o código: G 891.3 T654mi.

4 - Auto da barca do inferno, de Gil Vicente

Figura 5 - Capa do livro

Nesta peça, todos os personagens estão mortos e se encontram em um porto onde há duas embarcações: a barca do inferno, chefiada pelo Diabo; e a barca celestial, chefiada pelo Anjo. Cada personagem tem um destino a seguir, o céu ou o inferno, e cada um deles representa uma determinada classe social, desde o ignorante povo português, como é retratado na peça, até a igreja e sua hipocrisias. O livro pode ser lido em um dia e está disponível pra você aqui na BCo sob o código: G 792.09469 V632ab.

Para mais informações, entre em contato com Blog + Leitura da BCo pelo e-mail  blogmaisleitura.bco@ufscar.br ou pelo telefone (16) 3351-8135.

Referências

ARAÚJO, Gustavo. A Morte de Ivan Ilitch – Leon Tolstoi – Resenha. 2017. Disponível em: <https://entrecontos.com/2017/02/10/a-morte-de-ivan-ilitch-leon-tolstoi-resenha-gustavo-araujo/>. Acesso em: 20 dez. 2017.

DIA DO CLÁSSICO (Brasil). Gazeta do Povo. Livro da semana: A morte de Ivan Ilitch. 2013. Disponível em: <http://www.gazetadopovo.com.br/blogs/dia-de-classico/livro-da-semana-a-morte-de-ivan-ilitch/>. Acesso em: 23 jan. 2018.

GUIA DO ESTUDANTE (Brasil). Gil Vicente: Resumo e análise de Auto da Barca do Inferno. 2017. Disponível em: <https://guiadoestudante.abril.com.br/estudo/gil-vicente-resumo-e-analise-de-auto-da-barca-do-inferno/>. Acesso em: 05 fev. 2018.

JEFFERSON PESSOA (Brasil). Blog Leitor Cabuloso. Resenha: O velho e o mar, de Ernest Hemingway. 2015. Disponível em: <http://leitorcabuloso.com.br/2015/01/resenha-o-velho-e-o-mar-ernest-hemingway/>. Acesso em: 10 fev. 2018.