Você está aqui: Página Inicial / Serviços / Blog +Leitura BCo / Livros clássicos para leitores modernos

Livros clássicos para leitores modernos

por Blog +Leitura — publicado 18/05/2018 08h00, última modificação 12/06/2018 17h14
Colaboradores: Camilla Teodoro (Estagiária/ DeRef)
Conheça os clássicos que não vão demorar uma eternidade para você conseguir terminar de ler

Os livros de literatura clássica nem sempre agradam quando aparecem em nossas vidas. Geralmente somos obrigados a ler todos eles, com suas páginas empoeiradas, sua linguagem culta, suas maneiras rebuscadas, podendo às vezes ser um tanto quanto cansativo… Mas a verdade é que mesmo assim não podemos deixar de apreciá-los, e valorizar sua importância para a história da literatura como um todo. Por esta razão, o Blog Mais Leitura procurou trazer nesse post alguns títulos curtinhos que podem ser lidos rapidamente e ajudar você, leitor moderno, a “dar um tranco” nas leituras clássicas!

Figura 1 - Leitura

Fonte: Pixabay

1 - O velho e o mar, de Ernest Hemingway

Figura 2  - Capa do livro

O velho Santiago, protagonista desta história, é um pescador solitário que após anos de profissão, se vê há 84 dias sem que consiga pescar um único peixe. Logo começam a correr os boatos e Santiago é considerado um azarento, porém isso minimamente interfere na personalidade batalhadora e autoconfiante do protagonista, ao contrário, o estimula a partir em uma aventura solitária pelo alto-mar. Esta é a história de um velho cujo bem mais valioso é a coragem. Hemingway manteve o enredo simples, mas não por isso menos memorável. A leitura é fluida e quando você menos percebe já está encantado com a força deste simples pescador. Não deixe de conferir o livro, que está disponível sob o código: G 813 H488v.15.

2 - A Metamorfose, de Franz Kafka

Figura 3 - Capa do livro

Neste clássico da literatura de Franz Kafka, um autor já bem conhecido aqui do blog, o protagonista, um vendedor ambulante, é transformado em um inseto monstruoso. O autor então conta-nos a história deste "caixeiro-viajante" de maneira realista, enquanto destrincha o impossível. Unindo o trágico ao cômico enquanto expõe aquilo que de mais terrível permeia a existência humana, em um estilo característico deste grande mestre da ficção, que vai te fazer devorar a história sem ao menos se dar conta. O livro está aqui na BCo, disponível sob o código: G 839.3 K11me.

3 - Histórias Extraordinárias, de Edgar Allan Poe

Figura 4 - Capa do livro

Nesta obra estão reunidos seis contos extraordinários escritos por Edgar Allan Poe: "Os Crimes da Rua Morgue", "O Escaravelho de Ouro", "O Gato Negro", "O Barril de Amontillado", "Manuscrito Encontrado em Uma Garrafa" e "Eleonora". Cada um se estende por aproximadamente dez páginas de suspense e mistérios incríveis, com finais cada vez mais surpreendentes e bizarros, do estilo irreverente e simbolista de Poe. Aquele que se aventurar por esses contos, nunca mais os esquecerá. Então apresse-se, o livro está disponível aqui na BCo, sob o código: G 813 P743h.

4 - Auto da barca do inferno, de Gil Vicente

Figura 5 - Capa do livro

Nesta peça, todos os personagens estão mortos e se encontram em um porto onde há duas embarcações: a barca do inferno, chefiada pelo Diabo; e a barca celestial, chefiada pelo Anjo. Cada personagem tem um destino a seguir, o céu ou o inferno, e cada um deles representa uma determinada classe social, desde o ignorante povo português, como é retratado na peça, até a igreja e sua hipocrisias. O livro pode ser lido em um dia e está disponível pra você aqui na BCo sob o código: G 792.09469 V632ab.

Para mais informações, entre em contato com Blog + Leitura da BCo pelo e-mail  blogmaisleitura.bco@ufscar.br ou pelo telefone (16) 3351-8135.

Referências

GUIA DO ESTUDANTE (Brasil). Gil Vicente: Resumo e análise de Auto da Barca do Inferno. 2017. Disponível em: <https://guiadoestudante.abril.com.br/estudo/gil-vicente-resumo-e-analise-de-auto-da-barca-do-inferno/>. Acesso em: 05 fev. 2018.

JEFFERSON PESSOA (Brasil). Blog Leitor Cabuloso. Resenha: O velho e o mar, de Ernest Hemingway. 2015. Disponível em: <http://leitorcabuloso.com.br/2015/01/resenha-o-velho-e-o-mar-ernest-hemingway/>. Acesso em: 10 fev. 2018.