Você está aqui: Página Inicial / Serviços / Blog +Leitura BCo / Livros pra você aproveitar as merecidas férias da faculdade

Livros pra você aproveitar as merecidas férias da faculdade

por BLog +Leitura BCo — publicado 13/07/2018 08h00, última modificação 12/07/2018 13h08
Colaboradores: Camilla Teodoro (Estagiária/ DeRef.)
Aproveite essas férias com a paz e a tranquilidade que só os livros proporcionam e venha conferir as leituras deliciosas selecionadas especialmente pra você!

Figura 1 - Férias e leitura

Fonte: Pixabay

Seja na praia, no campo, na montanha ou no aconchego de casa mesmo, as férias devem ser aproveitadas para desocupar a mente das leituras acadêmicas, esquecer as provas um pouquinho e parar de pensar nos seminários. Um tempo propício para colocar em dia as leituras prazerosas! Pensando nisso, o Blog Mais Leitura dessa semana selecionou algumas obras super gostosas pra você ler nessas férias e se transportar para terras de fantasias, mistérios e romances. Confira!

1 -  Ponte para Terabítia, de Katherine Paterson

Figura 2  - Capa do Livro

Fonte: Camilla Teodoro

Prepare-se para recordar momentos felizes e difíceis da infância e da época de escola, pois o livro conta a história de Jess, um garoto de dez anos que passa as férias treinando para ser o mais rápido corredor da escola. Quando as férias acabam, ele é ultrapassado por uma aluna nova. Logo, eles passam a nutrir uma grande amizade e inventam um reino imaginário, chamado Terabítia, onde apenas a vontade deles reina, lhes proporcionando uma terra de fuga do cotidiano. Jess, com apenas dez anos de idade, tem de lidar então com uma fatalidade que abala suas estruturas. Não deixe de conferir o livro, que está disponível na estante do blog, sob o código EJ P296pt.2.

2 - Anne de Green Gables, de L. M. Montgomery

Figura 3 - Capa do Livro

Fonte: Camilla Teodoro

Anne, de apenas 11 anos, cabelos ruivos, sardas petulantes e ideias irreverentes é adotada por dois irmãos e vai viver em um lugar de tardes calmas e campos verdes. Dona de uma mente perspicaz e curiosidade científica, Anne vai crescendo e se torna cada vez mais forte, perseguindo seus sonhos com raça e coragem. Confira a história desta menininha adorável, que está disponível na estante do blog, sob o código EJ M775ag.

3 - Fahrenheit 451, de Ray Bradbury

Figura 4 - Capa do Livro

Fonte: Camilla Teodoro

Neste livro, que foi escrito em 1953, após a segunda guerra mundial, Bradbury revolucionou a literatura. Condenando fortemente a opressão anti-intelectual nazista e o autoritarismo que comandou o mundo pós-guerra. Questionando a indústria cultural, a sociedade, o consumo e a moral do senso comum, em uma distopia que vai te fazer refletir por horas. Venha conferir a obra, que está disponível na estante do blog, sob o código G 813 B798f.2.

4 - Por isso a gente acabou, de Daniel Handler

Figura 5 - Capa do livro

Fonte: Camilla Teodoro

Daniel Handler, o verdadeiro nome de Lemony Snicket, autor da série “Desventuras em Série”, não deixou a desejar neste livro. Com seu humor típico, ele trata de uma situação que todo mundo já passou ou um dia vai passar: o fim de um relacionamento. Toda a tristeza, a angústia e o luto de terminar uma relação são retratados aqui de forma até mesmo cômica. Dois estudantes adolescentes se apaixonam e após algumas semanas de amor fervoroso, a relação se acaba. Então, a divertida e sonhadora garota coloca numa caixa objetos que foram significativos para o casal, explicando em uma carta cada episódio da relação, e a cada objeto, uma nova razão para terem acabado. Confira a obra, que está disponível na estante do blog sob o código EJ H236pi, e mergulhe nesse universo colegial divertido e intenso.

5 - Resposta certa, de David Nicholls

Figura 6 - Capa do Livro

Fonte: Camilla Teodoro

Do mesmo autor de “Um Dia”, a história deste livro se passa em 1985. Em meio a todo fervor da década de 80, Brian, um aluno excepcional, acaba de entrar na faculdade. Decide então realizar o grande sonho de competir em um debate televisivo de conhecimentos gerais. Após entrar para o time da faculdade, se apaixona por uma colega e percebe que o melhor caminho para ganhar o coração de sua amada, é ganhar a competição e conquistá-la com seus dotes intelectuais. Confira esse romance engraçado e comovente, aproveitando o cenário autêntico dos anos 80. O livro está disponível na estante do blog, sob o código G 823 N613r.

Para mais informações, entre em contato com Blog + Leitura da BCo pelo e-mail  blogmaisleitura.bco@ufscar.br ou pelo telefone (16) 3351-8135.

Referências

ALEKSANDRA, Paola. Por isso a gente acabou: Resenha. 2012. Disponível em: <http://www.livrosefuxicos.com/2012/07/resenha-por-isso-gente-acabou-daniel.html>. Acesso em: 11 jul. 2018.

GUILHERME, Denise. Ponte para Terabítia. 2017. Disponível em: <http://ataba.com.br/ponte-para-terabitia-3/>. Acesso em: 11 jun. 2018.

IMÉNEZ, Fernanda Sampaio Carneiro. Resenha: Fahrenheit 451. 2017. Disponível em: <https://falandoemliteratura.com/2017/07/28/resenha-fahrenheit-451-de-ray-bradbury/>. Acesso em: 11 jul. 2018.

SIMÕES, Aione. Resposta Certa: Resenha. 2013. Disponível em: <https://www.minhavidaliteraria.com.br/2013/08/30/resenha-resposta-certa-david-nicholls/>. Acesso em: 11 jul. 2018.