Você está aqui: Página Inicial / Serviços / Blog +Leitura BCo / Livros que homenageiam as mamães nessa data especial!

Livros que homenageiam as mamães nessa data especial!

por Blog +Leitura — publicado 11/05/2018 00h00, última modificação 11/05/2018 11h30
Colaboradores: Beatriz Satie (Estagiária, DeRef)
Nesse dia das mães confira os livros que você pode pegar emprestado e ler com a sua mãe

Dia das mães está aí e não teria como deixar essa data passar em branco. Pensando nas mamães a BCo separou alguns livros que provavelmente você e sua mãe gostarão de ler. Então traz ela aqui na biblioteca para ela conferir essa seleção ou vem pegar emprestado e leva pra poder ler com ela em casa!

Água-mãe

Figura 1 - Capa de livro.

Fonte: Beatriz Satie, 2018.

Obra de José Lins do Rego, a história se passa no cenário carioca, nas famílias que moram a beira da lagoa Araruama. Inicialmente nos é apresentado o cotidiano de cada uma das famílias, evidenciando suas diferenças e semelhanças, dentre as quais é compartilhado um medo à uma casa abandonada das redondezas. Os moradores e pescadores da região consideram a casa mal assombrada e seu medo vem a tona quando uma família se muda para essa casa. A partir dessa mudança, a terceira família é incluída nas comparações dos estilos de vida com as outras duas famílias. As comparações entre as famílias são baseadas em seus estilos de vida, situação financeira, seus costumes e valores. Com certeza sua mãe se identificaria em alguma dessas três famílias, confira em: G 869.93 R343a.8.

Em nome da mãe

Figura 2 - Capa de livro.

Fonte: Beatriz Satie, 2018..

O nome dessa obra se opõe à clássica frase “em nome do Pai”, e a história retratada nesse livro é a trajetória do nascimento de Jesus pela visão de Maria. A trama retrata o amor de Maria e José, juntamente com as dificuldades que ser um receptáculo divino se tornou para o casal. Dentro de uma sociedade conservadora, tradicionalista e intolerante, uma mulher que está prestes a se casar fica grávida e junto a seu futuro marido terá de enfrentar a todos. O único argumento de Maria para os questionamentos impostos por essa sociedade, são as palavras que lhe foram ditas pelo anjo, avisando-lhe sobre sua gravidez. Confira essa versão diferente do nascimento de Jesus em: G 853 D366n.

 

 

A mãe do Freud

Figura 3 - Capa de livro.

Fonte: Beatriz Satie, 2018..

O livro é composto por crônicas e contos de Luís Fernando Veríssimo, que buscam recriar o mundo com uma pitada de humor e inteligência. A temática dos contos envolve casos fictícios do cotidiano, que têm uma relação com a família. Algumas críticas temperadas com humor estão presentes nos contos, como o conto “La Petite”, que ironiza a evolução do churrasco informal, de maneira que o deixa carregado de alguns detalhes que são considerados desnecessários em um evento informal. Confere esse livro em: G 869.94 V517mf e diverta-se com a sua mãe.

 

Contato

Para mais informações, entre em contato com Blog +Leitura pelo e-mail  blogmaisleitura.bco@ufscar.br ou pelo telefone (16) 3351-8135.

BCo nas Redes Sociais

Para receber periodicamente as informações sobre o que acontece na BCo, inscreva-se em nossos grupos do Facebook, de acordo com sua área de atuação e interesses:

 

Referências

DESCHAIN, Lucas. Posfácio. Água-mãe (José Lins do Rego). 21 de Fev. 2013. Disponível em: <http://www.posfacio.com.br/2013/02/21/agua-mae-jose-lins-do-rego/>. Acesso em: 05 de fev. 2018.

SCLIAR, Moacyr. Carta Maior. ‘Em nome da mãe’, de Erri de Luca. 16 de Mai. 2017, 00:00. Disponível em: <https://www.cartamaior.com.br/?/Editoria/Midia/-Em-nome-da-mae-de-Erri-De-Luca/12/13084>. Acesso em: 05 de fev. 2018.