Você está aqui: Página Inicial / Serviços / Blog +Leitura BCo / Mais 5 grandes filmes que vieram de livros

Mais 5 grandes filmes que vieram de livros

por Blog + Leitura — publicado 13/04/2018 17h15, última modificação 14/04/2018 17h09
Colaboradores: Camilla Teodoro (Estagiária/ DeRef)
"O cinema não tem fronteiras nem limites. É um fluxo constante de sonho." Orson Welles (1915-1985)

Figura 1 - Livros na tela

Filmes e livros proporcionam experiências diferentes, isso é fato. Porém, eles possuem uma conexão maior do que você imagina. Muitos livros acabam por se tornar filmes e na maioria das vezes, nós deixamos o livro de lado quando já assistimos a história toda. Preferir o filme ao livro não é vergonha nenhuma, porém, para oferecer a esses títulos maravilhosos uma segunda chance, o Blog Mais Leitura traz no post dessa semana sugestões imperdíveis de livros que se tornaram filmes para que você acompanhe suas histórias preferidas pela ótica do leitor, absorvendo informações novas e surpreendentes que você não imaginava serem capazes de encantar tanto. Confira abaixo os títulos que foram separados especialmente para você!

 

1 -  O Grande Gatsby, de F. Scott Fitzgerald.

Figura 2  - Capa do livro

 

Neste clássico, o autor faz uma representação, em Gatsby, da sociedade americana posterior à Primeira Guerra Mundial. Jay Gatsby é um milionário que curte umas festas extravagantes e bombásticas e que acaba de se mudar para a mansão  próxima à de sua amada. O novo vizinho de Gatsby faz o papel de narrador, comentando com expressividade suas impressões sobre o mundo de caprichos, riqueza e tragédias a que Gatsby é adepto. A história foi adaptada para o cinema em um clássico de 1970 e novamente em 2013, por Baz Luhrmann, com Leonardo DiCaprio como Jay Gatsby. Já viu o filme? Então não deixe de conferir o livro, que está disponível sob o código: G 813 F553gra.

 

2 - Cidade de Deus, de Paulo Lins

Figura 3 - Capa do livro

 

Esse romance nacional foi publicado em 1997, com muita aprovação da crítica. O livro conta a história da comunidade carioca Cidade de Deus e todas as transformações que o bairro sofreu durante os anos 90. mostrando com honestidade a violência, a criminalidade e a guerra contra a bandidagem. Uma obra baseada em fatos reais, que se transformou em um filme que ganhou o mundo. “Cidade de Deus” é uma denúncia sincera e realista sobre a realidade no Brasil e todos deveriam ler essa obra. Se apresse e confira o livro, que está disponível na BCo sob o código: G 869.0(81)-31 L759cd.2.

 

3 - Orgulho e Preconceito, de Jane Austen

Figura 4 - Orgulho e Preconceito

 

Fonte: Pixabay

O livro escrito por Jane Austen é repleto de sátiras e sarcasmo, com o objetivo de ultrapassar preconceitos e quebrar paradigmas. O foco da trama está na relação entre Elizabeth Bennet (Lizzy) e Fitzwilliam Darcy. Lizzy possui quatro irmãs que assim como ela não são casadas, fato que a mãe delas considera absurdo e vergonhoso. Quando um jovem bem sucedido aluga uma mansão próxima da casa dos Bennet, a Sra. Bennet vê nele um possível marido para uma de suas filhas, e a história progride mostrando a maneira como a personagem lida com os problemas relacionados à educação, cultura, moral e casamento na sociedade aristocrática inglesa do início do século XIX. Considerado a obra prima de Jane Austen, o livro ganhou diversas versões para o cinema e televisão, a mais recente em 2005, com interpretações de Keira Knightley e Matthew Macfadyen nos papéis principais.  Ficou curioso? Então apresse-se, o livro está disponível aqui na BCo, sob o código: G 823 A933o.4.

4 - Marley e eu, de John Grogan

Figura 5 - Capa do livro

 

Com certeza você já assistiu o filme que conta a história desse labrador sapeca e sua trajetória de peripécias e lealdade. O pior cão do mundo era um verdadeiro furacão dentro da casa da família Grogan, arrombava portas, roubava roupas íntimas e comia tudo o que via pela frente. Mas acima de tudo, Marley era o cão mais leal do mundo, dono de um coração puro como só um cachorrinho pode ter. Então, que tal dar uma olhada no livro escrito pelo próprio dono do Marley e conferir em primeira mão tudo o que esse peludinho aprontou? livro está disponível pra você aqui na BCo sob o código: G 920 G874m.

 

5 - O Retrato de Dorian Gray, de Oscar Wilde

Figura 5 - Capa do livro

 

O livro conta a história do jovem Dorian Gray, dono de um rosto angelical e uma beleza surreal. Dorian conhece um pintor que o faz tomar consciência do valor de sua juventude e de sua beleza. Então, cheio de vaidade, orgulho e ambição, ele passa a levar uma vida de vícios e transgressões, sempre apaixonado pela própria imagem e desejando permanecer eternamente belo e jovem, podendo assim fazer tudo o que quisesse sem preocupar-se com futuras consequências. Misteriosamente, seu desejo se realiza, mas as consequências serão muito maiores do que Dorian Gray poderia esperar. A história, escrita por um dos maiores escritores do mundo, foi adaptada para o cinema em 2009, porém com algumas mudanças. A obra está disponível pra você aqui na BCo sob o código: G 823 W672r.

 

Contato

Para mais informações, entre em contato com Blog + Leitura da BCo pelo e-mail  blogmaisleitura.bco@ufscar.br ou pelo telefone (16) 3351-8135.

BCo nas Redes Sociais

 

Para receber periodicamente as informações sobre o que acontece na BCo, inscreva-se em nossos grupos do Facebook, de acordo com sua área de atuação e interesses:

 

Referências

MELCHÍADES, Sabrina. Resenha: O Grande Gatsby, F. Scott Fitzgerald. 2016. Disponível em: <https://becoliterario.com/resenha-o-grande-gatsby-f-scott-fitzgerald/>. Acesso em: 13 fev. 2018.

DESCHAIN, Lucas. Paulo Lins e a Cidade de Deus. 2013. Disponível em: <http://www.posfacio.com.br/2013/04/29/resenha-cidade-de-deus-paulo-lins/>. Acesso em: 13 fev. 2018.

VANIA (Brasil). Blog Por Essas Páginas. Resenha: Orgulho & Preconceito. 2013. Disponível em: <http://poressaspaginas.com/resenha-orgulho-preconceito>. Acesso em: 14 fev. 2018.

MARCEL ELIAS (Brasil). Mundo dos Livros. Resenha Especial: O Retrato de Dorian Gray por Oscar Wilde. 2015. Disponível em: <http://www.mundodoslivros.com/2015/10/resenha-especial-o-retrato-de-dorian.html>. Acesso em: 15 fev. 2018.

Conteúdo relacionado
Grandes filmes que vieram de livros