Você está aqui: Página Inicial / Serviços / Blog +Leitura BCo / Outubro rosa

Outubro rosa

por Blog + Leitura — publicado 01/10/2017 00h00, última modificação 16/02/2018 11h38
Colaboradores: Camilla Teodoro (Estagiária, Diretoria BCo)
Conheça o movimento que desde 1990 embeleza monumentos com as mais belas nuances de rosa e procura conscientizar pessoas ao redor do mundo sobre a importância da prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama

Todos os anos, milhares de pessoas se mobilizam e se enfeitam com um lacinho cor-de-rosa no mês de outubro; monumentos, empresas e hospitais se iluminam em prol de conscientizar mulheres e a sociedade em geral sobre o câncer de mama, o câncer que mais mata mulheres em todo o mundo (figuras 1 e 2). O tema, que deve ser tratado com seriedade durante o ano inteiro, tem no mês de outubro a oportunidade de se destacar e representar a luta dessas mulheres.

Figura 1 - Laço Rosa, símbolo do movimento

october-2864479_1280.jpg

Figura 2 -Iluminação do prédio do Senado, em Brasília

Outubro_Rosa_(15416254901).jpg

 

O movimento nasceu com a Corrida Pela Cura, realizada em Nova York no ano de 1990, sendo hoje uma campanha mundial. No Brasil, a corrida ainda ocorre em algumas cidades, mas o destaque do movimento está nas palestras e informações que são oferecidas sobre o câncer de mama.

Segundo o Instituto Nacional do Câncer (INCA), cada vez o câncer vem atingindo mais mulheres, e cada vez mais jovens, tendo um crescimento de 5% a 10% de incidência nos últimos 10 anos. Porém, as taxas de cura são de 95%, desde que haja o diagnóstico e tratamento precoce.

A mulher moderna está erguendo sua voz, se fazendo ser ouvida, trabalhando, opinando, criando e ainda cuidando da família, tendo em muitos casos, a jornada dupla da vida profissional e doméstica. Só você mulher sabe o quanto isso exige da sua saúde. Por esta razão, é muito importante você conhecer o seu corpo, tornar o autoexame uma rotina e realizar a mamografia a partir dos 40 anos ou antes, em caso de determinação médica. O importante é que você não deixe de cuidar de si mesma! Se tem dúvidas a respeito do autoexame, o INCA disponibiliza informações para te auxiliar. Na página, o instituto salienta: “A orientação é que a mulher realize a autopalpação/observação das mamas sempre que se sentir confortável para tal (seja no banho, no momento da troca de roupa ou em outra situação do cotidiano)”.

Programação em São Carlos

Não deixe de conferir também toda a Programação de Palestras que ocorre na cidade de São Carlos, apoiada pela Rede Feminina de Combate ao Câncer (RFCC) para todo o mês de outubro (figura 3):

Figura 3 - Programação Outubro Rosa

programação outubro rosa em sc.png

Livros recomendados

Para você se inteirar e saber como fazer sua parte, separamos alguns livros que estão disponíveis aqui na BCo. Confira:

1. De amor tecida: o relato de uma mulher que superou o medo e a doença, de Licia Olivieri

Se você não conhece a luta ou recebeu o diagnóstico de câncer e sofre com o tratamento e o peso dos efeitos colaterais, é um livro autobiográfico e inspirador, que conta a história de dor, sofrimento e superação da autora. O livro está disponível na BCo no piso 2, sob o código G 869.0(81) O49a.

2. Depois dos 40, de Lila Nachtigall

O livro tem o objetivo de sanar as principais dúvidas das mulheres sobre a saúde depois dos 40 anos. Oferece as últimas novidades sobre como manter a beleza de forma saudável, escolher um anticoncepcional e mais do que isso, ensina a reduzir o risco de câncer de mama. O livro se encontra na BCo lá no piso 4, sob o código G 613.04244 N124d.

3. Saúde da mulher, de José Pinotti

O médico José Pinotti defende que as mulheres tenham acesso às mais diversas informações no que diz respeito a saúde. Por esta razão, neste livro, ele procura sanar as dúvidas mais frequentes das mulheres, tratando assuntos como o aborto, doenças sexualmente transmissíveis, e também o câncer de mama. O livro pode ser encontrado no piso 4 da BCo, sob o código  G 613.04244 P657s.

 

Contato

Para mais informações, entre em contato com o Departamento de Referência (DeRef) pelo e-mail blogmaisleitura.bco@ufscar.br ou pelo telefone (16) 3351-8425.

BCo nas Redes Sociais

Para receber periodicamente as informações sobre o que acontece na BCo, inscreva-se em nossos grupos do Facebook, de acordo com sua área de atuação e interesses:

 

Bibliografia Consultada

A. C. CAMARGO CANCER CENTER. Outubro rosa 2017. Disponível em: <http://www.accamargo.org.br/outubro-rosa-2017>. Acesso em: 16 out 2017.

GREEN ME. Outubro rosa 2017. Disponível em: <https://www.greenme.com.br/viver/saude-e-bem-estar/5901-outubro-rosa-2017>. Acesso em: 16 out 2017.

HOSPITAL DE CÂNCER DE BARRETOS. Câncer de mama. Disponível em: <https://www.hcancerbarretos.com.br/cancer-de-mama>. Acesso em: 16 out 2017.

INSTITUTO NACIONAL DO CÂNCER. Câncer de mama. Disponível em: <http://www.inca.gov.br/outubro-rosa/cancer-mama.asp>. Acesso em: 16 out 2017.

INSTITUTO ONCOGUIA. Câncer de mama. Disponível em: <http://www.oncoguia.org.br/cancer-home/cancer-de-mama/20/12/>. Acesso em: 16 out 2017.

SÃO PAULO. PREFEITURA MUNICIPAL DE SÃO CARLOS. Programação do outubro rosa em São Carlos. 2017. Disponível em: <http://www.saocarlos.sc.gov.br/noticias/index/ver/codMapaItem/8299/codNoticia/448531>. Acesso em: 20 out 2017.

Conteúdo relacionado
Sobre o Blog Mais Leitura BCo