Você está aqui: Página Inicial / Serviços / Blog +Leitura BCo / Perrengues culinários universitários: 5 livros para quem quer parar de comer ovo cozido com arroz

por Departamento de Referência (DeRef) — publicado 28/08/2017 11h10, última modificação 28/08/2017 11h11
Colaboradores: Ronald Moura
Cansou de depender do RU para ter uma refeição saudável e gostosa? Então preste atenção nessa lista aqui!

Se você já cansou de enfrentar a fila gigantesca do RU para poder comer bem ou se seus níveis de sódio no corpo estão altíssimos porque tudo o que você sabe fazer é aquele miojo vergonhoso, só tenho uma coisa a te dizer: Pare de ser um embuste com o seu próprio corpo.

Sério, não estou brin-can-do! Nós merecemos mais do que uma pancinha saliente durante a graduação por falta de preparo para cozinhar. Sei que é difícil, mas manter a saúde em dia gastando pouco tempo e dinheiro é mais fácil do que pensamos, e você vai ver que ir comer no shopping é muuuito mais desgastante do que fazer a própria comida.

E você sabe por que a BCo se preocupa com sua alimentação? É porque pessoas mortas não visitam a biblioteca sua graduação nunca será a mesma com os malefícios que uma alimentação ruim pode causar, que vão desde o acúmulo de gordura até a perda de suas habilidades sociais e também de concentração. O negócio é sério mesmo, beleza? Então bora lavar as panelas que estão mofando na pia porque todo mundo vai querer virar um aspirante a cozinheiro depois dessa lista, veja só:

1 “Aprendiz de cozinheiro”, de Bob Spitz

aprendiz.jpg

Para inspirar quem quer começar a arte de ficar tirando lasquinhas de casca de ovo da receita, o primeiro livro traz a história de um homem que descobriu que não sabia cozinhar quase nada (NEM MESMO UM OVO) quando sua esposa o deixou e a crise dos 50 anos bateu à porta. Ele então só via uma saída: já bem sucedido, decidiu conhecer a França e a Itália para aliviar a crise e de quebra aprender os mais diferentes tipos de culinária que existem por lá. É claro que nem todos podemos viajar para a Europa quando a bad bate, mas podemos nos inspirar bastante nessa história bacana (ou não tão bacana assim, depende do ponto de vista) para começarmos a cozinhar!

Esse livro pode ser encontrado sob o código G 641 S761a no Piso 3 da BCo.

2 “Ervas, temperos e condimentos”, de Tom Stobart

graos.jpg

Depois de se inspirar de vez, é preciso conhecer um pouco mais sobre ervas, temperos e condimentos para colocar suas refeições em um nível acima e deixar de ser o leigo que só usa orégano e sal em tudo. Este livro apresenta mais de 400 ingredientes encontrados no mundo todo e suas origens, histórias e aplicações na cozinha. Obs.: Se você é virginiano, a boa notícia é que ele é de A a Z!

Esse livro pode ser encontrado sob o código G 641.6382 S863e no Piso 3 da BCo.

3 “O que Einstein disse a seu cozinheiro” edições 1 e 2, de R. L. Wolke

einstein.jpg

Você entende rótulos de embalagens? Sabe porque não se pode abrir o forno antes de 30 minutos de cozimento do bolo ou ainda acha que colocar uma colher já posta na boca dentro da maionese vai fazer com que ela azede? Se você estiver incerto sobre pelo menos duas dessas questões isso quer dizer que você tem muito a aprender na cozinha, viu? Mas não precisa ficar preocupado, os dois volumes do livro vêm justamente com o propósito de descartar mitos, ensinar boas técnicas e ainda vêm com muitas receitas e curiosidades culinárias para você mostrar aos amigos que agora manja de tudo quando o assunto é cozinhar!

Esse livro pode ser encontrado sob o código G 641.5 W862q no Piso 3 da BCo.

4 “História do mundo em 6 copos”, de Tom Standage

6 copos.jpg

Depois de aprender os primeiros passos da cozinha, é hora de saber que nem tudo se resume a cerveja e guaraná. Para deixar suas refeições ainda mais gostosas, um bom vinho ou um chá bem feito podem fazer toda a diferença, e com o livro você pode aprender mais sobre essas e outras bebidas que começaram a ser produzidas lááá na Idade Pedra. Sério! Assim como toda vizinha idosa que varre a calçada às 6 da manhã, esse livro tem muita história para contar e, acredite, você vai aprender muito sobre as principais bebidas e dominar de vez uma refeição completa.

Esse livro pode ser encontrado sob o código G 394.12 S785h no Piso 5 da BCo.

5 “Açúcar: uma sociologia do doce”, de Gilberto Freyre

açucar.jpg

E é claro que não poderia faltar um livro que fala sobre o medo de muita gente na cozinha: os doces. Se as palavras ganache, brigadeiro, quindim, torta de maçã e pudim metem um medo danado em você, isso significa que é hora de correr para a BCo e pegar esse livro logo! E tudo porque ele contém as melhores receitas de doces do mundo, e não estou brincando. As receitas que eu já mencionei e tantas outras apresentadas são mais fáceis do que pensamos e o livro vai te fazer deixar sua avó se perguntando como foi que você descobriu o lugar em que ela guarda as receitinhas secretas dela.

Esse livro pode ser encontrado sob o código G 394.12 F894a.5 no Piso 5 da BCo.

Para mais informações, entre em contato com o Departamento de Referência (DeRef) pelo e-mail blogmaisleitura.bco@ufscar.br ou pelo telefone (16) 3351-8425.