Você está aqui: Página Inicial / Serviços / Blog +Leitura BCo / Saiba mais sobre a literatura francesa e faça uma boa viagem totalmente free pelas ruas de Paris!

Saiba mais sobre a literatura francesa e faça uma boa viagem totalmente free pelas ruas de Paris!

por Blog Mais Leitura — publicado 15/09/2017 00h00, última modificação 22/09/2017 10h43
Colaboradores: Camilla Teodoro (Diretoria BCo)
Que tal conhecer a romântica e melancólica França, bem de pertinho, sem sair do lugar e ainda por cima de graça?

Quem é que não curte de vez em quando um bom romance à francesa, com direito a toda sua elegância e sensualidade? Mergulhar de cabeça nas paixões, medos, amores impossíveis e aventuras impensáveis parece uma boa forma de esquecer um pouco os perrengues da vida adulta e a falta de dinheiro para o croissant. Pensando nisso, a BCo trouxe uma série de obras clássicas da literatura francesa com personagens profundos e complexos pelos quais você com certeza vai se apaixonar! Vous êtes prêt? Então bora dar uma conferida:

 

1 -  O Amante, de Marguerite Duras

20170919_110827.jpg

Considerado o livro mais autobiográfico da escritora, que também era dramaturga e cineasta, apresenta um episódio obscuro da adolescência de Duras, nunca antes revelado. Uma família destruída financeira e moralmente, um irmão mais velho cruel e ladrão, um irmão caçula frágil e oprimido e uma mãe desequilibrada. Tudo isso servindo de pano de fundo para a apaixonada iniciação sexual da autora com um chinês rico de Saigon, doze anos mais velho que ela. É assim que Duras apresenta-se em sua personagem: enigmática, autêntica e fiel a si mesma. Se ficou curioso, o livro pode ser encontrado na BCo sob o código G 843 D952a.

2 - A Convidada, de Simone de Beauvoir

20170919_110704.jpg

Foi a estréia literária de Simone de Beauvoir e enfoca o triângulo amoroso entre ela e Jean-Paul Sartre com uma jovem que era motivo de fascínio para ambos. Narra os conflitos vividos pela autora, com artistas e escritores que experimentam incertezas, paixões e frustrações nos meses que antecedem a Segunda Guerra Mundial. O romance ataca o modelo burguês de casal e de família, explorando os dilemas existencialistas da liberdade e da responsabilidade individual, numa leitura que nos faz refletir sobre as relações humanas. Para conhecer essa maravilhosa história, basta conferir no livro, que está disponível na BCo sob o código G 843 B356c.2.

3 - O Colar de Veludo, de Alexandre Dumas (Pai)

20170919_110634.jpg

Um romance trepidante, ambientado na agitada Paris pós Revolução Francesa que faz com que o leitor mergulhe nos loucos devaneios do protagonista. Hoffmann, um jovem poeta, pintor e músico alemão, movido pelo sonho de conhecer os museus, teatros e toda a glória da arte parisiense, deixa sua noiva esperando na Alemanha com a promessa de fidelidade eterna e segue rumo à cidade luz. Lá ele se depara com a violência revolucionária e uma estranha paixão arrebatadora por uma fascinante bailarina, a dama do colar de veludo. E é então que o leitor passa a entender o tema central do livro, através das ideias confusas do protagonista, a perda de seus sentidos diante dos desejos carnais, a falta de controle diante da imoralidade, inerente a qualquer ser humano. Se ficou curioso e quer conhecer de perto esta história, o livro está disponível na BCo sob o código G 843 D886co.

4 - O Corcunda de Notre-Dame, de Victor Hugo

20170919_110617.jpg

Victor Hugo foi o maior poeta romântico da França e produziu várias obras-primas. E é entre elas que se encontra o romance medieval e trágico do simpático corcunda Quasímodo e da bela cigana Esmeralda. A dramática história de paixão impossível se desenrola no interior da grande catedral gótica e nos labirintos das construções de Paris. No romance, Hugo conseguiu reunir com maestria os mais improváveis tipos, sendo religiosos, vagabundos, ciganos, nobres, pobres, leigos, heróis e vilões, e assim despertar no leitor incríveis e variadas emoções, que vão das mais grotescas às mais sublimes. Para se deliciar e acompanhar o desfecho desse romance, confira o livro, que está disponível na BCo sob o código G 843 H895cn.

5 - A Volta ao Mundo em 80 dias, de Júlio Verne

20170919_110804.jpg

Se você gosta de ficção científica, este livro é perfeito pra você. Julio Verne foi o precursor do gênero e A Volta ao Mundo em 80 dias é sua obra de plenitude literária, pois consegue fazer o leitor mergulhar numa viagem fantástica no momento em que abre o livro. A história se inicia quando um inglês aposta 20 mil libras esterlinas que conseguiria realizar a viagem ao redor do mundo no prazo de 80 dias e, então, acompanhado de seu recém-contratado criado, segue determinado a vencer a aposta. Os lugares são os mais diversos, passando pela China, Índia, Estados Unidos, Canal de Suez, Japão, e tantos outros descritos com perfeição de detalhes pelo autor. Os meios de transportes variam desde animais até trens e balões e os obstáculos encontrados pelo caminho são os mais imprevisíveis. Será que a viagem será bem sucedida? Não deixe de conferir! Esse livro pode ser encontrado na BCo sob o código G 843 V531vm.

Contato

Para mais informações, entre em contato com o Departamento de Referência (DeRef) pelo e-mail blogmaisleitura.bco@ufscar.br ou pelo telefone (16) 3351-8425.

BCo nas Redes Sociais

Para receber periodicamente as informações sobre o que acontece na BCo, inscreva-se em nossos grupos do Facebook, de acordo com sua área de atuação e interesses: