Você está aqui: Página Inicial / Serviços / Capacitação do Usuário / American Psychological Association (APA)

American Psychological Association (APA)

por Departamento de Referência (DeRef) — publicado 09/02/2018 11h30, última modificação 09/02/2018 19h39
Colaboradores: Dayane Onaga Ferreira Machado (Estagiária, DeRef), Camila Passos (Bibliotecária, DeRef)
Conheça a American Psychological Association (APA) e saiba como utilizar o Estilo APA através do manual desenvolvido pela associação

A American Psychological Association (APA) é a principal organização científica que representa a área de psicologia nos Estados Unidos. A organização possui o objetivo de incentivar o desenvolvimento e a aplicação da psicologia, promover a pesquisa neste ramo, otimizar os métodos e condições de pesquisas na área, melhorar as qualificações dos psicólogos, expandir e disseminar o conhecimento psicológico através de reuniões, contatos profissionais, relatórios, trabalhos, discussões e publicações. (Figura 1)

 

Figura 1 - Sobre a American Psychological Association (APA)

Fonte: American Psychological Association (APA), 2018.

 

A Associação possui um manual contendo orientações sobre o estilo APA para publicações científicas. O manual é voltado principalmente para estudantes, editores, escritores e educadores do ramo das ciências sociais e das ciências comportamentais.

Sobre manual de publicação APA

O estilo APA foi desenvolvido em 1929 por um grupo de cientistas sociais com o objetivo de estabelecer padrões sólidos de comunicação paras as áreas de psicologia e ciências sociais. Desde então, foi adotado em outros campos e tem sido usado por autores em todo o mundo. O manual de estilo de publicação da APA está na sexta edição e contém orientações sobre como aplicar suas normas na redação de artigos científicos a serem submetidos às revistas científicas da associação. Além disso, o manual auxilia na escolha de títulos, tabelas e figuras. O manual é pago e está disponível para compra no site da American Psychological Association (APA). (Figura 2)

 

Figura 2 - Publication Manual of the American Psychological Association, Sixth Edition

Fonte: American Psychological Association (APA), 2018.

 

A introdução do manual e seu índice estão disponíveis no site da Associação em formato pdf.

Conteúdo do manual

Capítulo 1: Escrita para as Ciências Comportamentais e para as Ciências Sociais

Descreve o papel da ética na publicação e traz recomendações importantes nesse quesito.

Capítulo 2: Estrutura e Conteúdo do Manuscrito

Define todas as partes de um manuscrito acadêmico, do título ao apêndice, enfatizando sua função e forma.

Capítulo 3: Escrevendo de forma clara e concisa

Oferece orientações básicas sobre o planejamento e a redação do artigo. Aconselha os leitores sobre como organizar seus pensamentos, escolher palavras efetivas e descrever indivíduos com precisão e sensibilidade.

Capítulo 4: A Mecânica do Estilo

Traz orientações sobre: pontuação, soletração, capitalização, abreviaturas, números e estatísticas no texto.

Capítulo 5: Exibição de resultados

Descreve o uso efetivo de elementos gráficos no texto. Fornece aos leitores orientação sobre quais elementos gráficos são mais adequados para os dados que estão sendo entregues, bem como instruções detalhadas sobre a preparação de tabelas e figuras.

Capítulo 6: Fontes de crédito

Fornece orientação sobre citações de fontes de informação. Este instrui os leitores sobre quando e como citar fontes de informação  no texto e sobre como construir uma lista de referências que contenha tudo o que é necessário para localizar cada fonte.

Capítulo 7: Exemplos de Referência

Oferece um conjunto abrangente de exemplos de referência. Este apresenta os componentes de referência necessários para o trabalho, com ênfase em fontes eletrônicas.

Capítulo 8: O processo de publicação

Fornece uma visão geral do processo de publicação de periódicos. Delineia as responsabilidades dos autores e editoras na revisão, bem como a seleção e preparação do manuscrito.

 

O site da American Psychological Association (APA) oferece um material complementar à sexta edição do Manual que pode ser acessado em:

http://www.apastyle.org/manual/supplement/index.aspx

Recursos de aprendizagem

Além dos recursos mencionados acima, no site da APA, na aba Learning APA Style, há tópicos complementares que respondem dúvidas comuns, tais como: Como citar a um livro quando não há um autor ou editor? Como se faz a referência de uma página da Web que não lista nenhum autor? Quando utilizar aspas duplas?, entre outras. (Figura 3)

 

Figura 3 - Learning APA Style

 

Fonte: American Psychological Association (APA), 2018.

Contato

Para mais informações, entre em contato com Departamento de Referência (DeRef) pelo e-mail atendimento.bco@ufscar.br ou pelo telefone (16) 3351-8135.

 

BCo nas Redes Sociais

Para receber periodicamente as informações sobre o que acontece na BCo, inscreva-se em nossos grupos do Facebook, de acordo com sua área de atuação e interesses:

 

Bibliografia Consultada

AMERICAN PSYCHOLOGICAL ASSOCIATION. About APA. Disponível em: <http://www.apa.org/about> Acesso em: 15 jan. 2018. 

AMERICAN PSYCHOLOGICAL ASSOCIATION. APA Style. Disponível em: <http://www.apastyle.org/manual/index.aspx> Acesso em: 17 jan. 2018. 

AMERICAN PSYCHOLOGICAL ASSOCIATION. Learning APA Style. Disponível em: <http://www.apastyle.org/learn/index.aspx> Acesso em: 19 jan. 2018.

SCRIBBR. Citando fontes. Disponível em: <https://www.scribbr.com.br/citando-fontes/visao-geral-do-estilo-de-referencia> Acesso em: 12 jan. 2018.