Você está aqui: Página Inicial / Serviços / Capacitação do Usuário / Eventos para Capacitação de Usuários / ORCID: O identificador digital que personaliza o autor

ORCID: O identificador digital que personaliza o autor

por Departamento de Referência (DeRef) — publicado 04/07/2018 16h55, última modificação 12/07/2018 14h31
Colaboradores: Camilla Teodoro (Estagiária/DeRef), Camila Cassiavilani Passos (Bibliotecária/DeRef)
Confira como foi a apresentação sobre o identificador digital ORCID, promovido pela Biblioteca Comunitária da UFSCar (BCo)

A Biblioteca Comunitária da UFSCar (BCo), no dia 26 de junho de 2018, às 14h30, promoveu como parte do Programa de Capacitação (CAP-BCo), , um treinamento referente ao ORCID, o identificador digital que personaliza o autor. O evento ocorreu no Auditório 1 da BCo e contou com a presença de 47 participantes, entre eles: bibliotecários, docentes, pós-graduandos, graduandos, técnico-administrativos e outros. O evento teve o objetivo de apresentar as diversas vantagens do uso deste identificador, assim como suas diversas funcionalidades. Os participantes puderam realizar o acompanhamento usando seus próprios notebooks e outros dispositivos móveis. O treinamento foi realizado pela instrutora Suely de Brito Clemente Soares (Figura 1), representante da empresa Content Mind Capacitação Profissional.

Figura 1 - Treinamento ORCID

Fonte: Departamento de Referência (DeRef), 2018

ORCID

O Open Researcher and Contributor ID (ORCID) é um identificador digital que personaliza o autor, assim como o “DOI” personaliza os documentos digitais. Composto por um código alfanumérico de 16 caracteres, ele possui a mesma importância para identificar o autor que o “RG” para o cidadão.

Foi lançado em outubro de 2012 por um grupo de editoras científicas com a intenção de resolver questões de ambiguidade e homônimos, já que identifica cada autor de maneira única e exclusiva, abrangendo as diversas formas que um autor pode ser citado/referenciado, e diferenciando os homônimos. A palestrante destacou também algumas vantagens que o identificador possibilita:

  • Desambiguação de nomes de autores;

  • Interoperabilidade entre o ORCID e outros sistemas, fazendo conexão automática com toda produção científica do autor, onde quer que tenha sido publicada;

  • Preenchimento automático de formulários com o link fornecido pelo ORCID;

  • Possibilita que o autor autorize outros perfis para alimentar seu ORCID, como por exemplo, perfis de instituições;

  • Possibilita alternância entre as contas rapidamente;

  • Permite recuperação de todos os trabalhos publicados através do link do ORCID;

  • Possível recuperar seu código ORCID através de um “QR Code”, para utilizá-lo em cartões de visitas, banners, etc;

  • Possui espaço destinado à biografia do autor, registrando toda sua vida acadêmica, como no Currículo Lattes;

  • Importação de trabalhos de outras bases;

  • Já é utilizado pelo Currículo Lattes como identificador de pesquisadores;

  • Também permite a importação/exportação de dados com o ResearcherID, Scopus Author Identifier e com o Google Scholar ID;

  • Possível salvar seu perfil em formato “PDF” para posterior impressão;

  • Gratuito para pesquisadores.

Além disso, a representante demonstrou como se cadastrar gratuitamente no sistema, preencher os campos disponíveis e as diversas formas de divulgação que o ORCID permite, como o “QR Code”.

Figura 2 - Treinamento ORCID

Fonte: Departamento de Referência (DeRef), 2018

 

Gravação da palestra Orcid: o identificador digital que personaliza o autor:

 

Contato

Para mais informações, entre em contato com Departamento de Referência (DeRef) pelo e-mail treinamentos.bco@ufscar.br ou pelo telefone (16) 3351-8425.

 

BCo nas Redes Sociais

Para receber periodicamente as informações sobre o que acontece na BCo, inscreva-se em nossos grupos do Facebook, de acordo com sua área de atuação e interesses:

 

Bibliografia Consultada

CONTENT MIND. ORCID: passo a passo para obter o seu!. 05 jul. 2015. Disponível em: <https://www.contentmind.com.br/orcid/>. Acesso em: 26 abr. 2018.