Você está aqui: Página Inicial / Serviços / Capacitação do Usuário / Eventos para Capacitação de Usuários / Treinamento Reaxys: Pesquisa Avançada em Química e Fármacos

Treinamento Reaxys: Pesquisa Avançada em Química e Fármacos

por Departamento de Referência (DeRef) — publicado 04/07/2018 15h10, última modificação 12/07/2018 14h24
Colaboradores: Camilla Teodoro (Estagiária/DeRef), Camila Cassiavilani Passos (Bibliotecária/DeRef)
Confira como foi o treinamento da base de dados Reaxys, especializada na área de Química e Fármacos, promovido pela Biblioteca Comunitária da UFSCar (BCo)

No dia 21 de junho de 2018, às 14h30, a Biblioteca Comunitária da UFSCar (BCo), promoveu, como parte do Programa de Capacitação (CAP-BCo), o treinamento da base de dados Reaxys, uma base especializada em Química e Fármacos. O evento ocorreu no Auditório 3 da BCo e contou com a presença de 20 participantes, entre eles: bibliotecários, docentes, pós-graduandos, graduandos, técnico-administrativos e outros. O evento teve o objetivo de apresentar as diversas formas de uso da base, e os participantes puderam realizar o acompanhamento usando seus próprios notebooks. O treinamento foi realizado pela instrutora Lilian Paiva e o químico Felipe Maragni, ambos representantes da editora Elsevier, que mantém a base.

Figura 1 - Treinamento Reaxys

Fonte: Departamento de Referência (DeRef), 2018

Reaxys

A Reaxys é uma ferramenta licenciada pela Elsevier. É uma base de dados  especializada na área de Química e Fármacos e que pode ser utilizada por profissionais e pesquisadores das áreas de Química, Biologia, Farmácia, Saúde e Engenharia. Projetada para apoiar pesquisadores em todas as fases da carreira, é uma solução prática para responder questões químicas pontuais, estimula a investigação confiável e completa, e fornece informações relevantes. Permite a recuperação rápida de informação e dados relacionados à química orgânica, inorgânica e organometálica. Possui uma coleção única de publicações revisadas por pares, contando com revistas científicas publicadas desde 1771, banco de dados de substâncias, literatura das principais patentes desde 1889, compostos químicos, reações químicas, propriedades químicas, dados bibliográficos relacionados, e dados de substâncias.

Os palestrantes da Elsevier destacaram ainda algumas vantagens que a base possui, como:

  • Editor de moléculas que permite ao usuário desenhar as estruturas químicas, verificar dados experimentais e criar planos de sínteses;

  • Filtros de pesquisa capazes de conduzir a dados mais específicos;

  • Banco de dados que é abastecido quinzenalmente;

  • Disponibilidade atual, de mais de 105 milhões de registros de substâncias, 41 milhões de registros de reações químicas e 52 milhões de registros de documentos;

  • Base referencial que disponibiliza links de fontes conceituadas;

  • Ferramenta de busca que permite simular reações químicas e visualizar estruturas aproximadas, possibilitando zoom e rotação 3D;

  • Possibilita compartilhamento de dados de pesquisa com colaboradores;

  • Está integrada com outras bases de dados, como a PubChem, eMolecules, LabNetwork, e Sigma-Aldrich.

Além disso, os representantes fizeram demonstrações de como utilizar todos estes recursos e ainda realizar um cadastro para acessar informações de fornecedores para compra de moléculas, histórico de pesquisas e a criação de alertas para os termos pesquisados.

A base pode ser acessada pela comunidade acadêmica através do Portal de Periódicos Capes, por meio do acesso remoto via Cafe.

Figura 2 - Treinamento Reaxys

Fonte: Departamento de Referência (DeRef), 2018

Contato

Para mais informações, entre em contato com Departamento de Referência (DeRef) pelo e-mail atendimento.bco@ufscar.br ou pelo telefone (16) 3351-8135.

BCo nas Redes Sociais

Para receber periodicamente as informações sobre o que acontece na BCo, inscreva-se em nossos grupos do Facebook, de acordo com sua área de atuação e interesses:

 

Bibliografia Consultada

ELSEVIER. Solutions: Reaxys. 2018. Disponível em: <https://www.elsevier.com/solutions/reaxys>. Acesso em: 29 jun. 2018.

ELSEVIER. About Reaxys. 2018. Disponível em: <https://www.reaxys.com/#/about-content>. Acesso em: 29 jun. 2018.

PORTAL DE PERIÓDICOS CAPES. Acesso Cafe. Disponível em: <http://www-periodicos-capes-gov-br.ez31.periodicos.capes.gov.br/?option=com_plogin&ym=3&pds_handle=&calling_system=primo&institute=CAPES&targetUrl=http://www-periodicos-capes-gov-br.ez31.periodicos.capes.gov.br&Itemid=155&pagina=CAFe> Acesso em: 22 mar. 2018.

PORTAL DE PERIÓDICOS CAPES. Página Inicial. Disponível em: <http://www-periodicos-capes-gov-br.ez31.periodicos.capes.gov.br> Acesso em: 22 mar. 2018.