Você está aqui: Página Inicial / Serviços / Capacitação do Usuário / Ferramentas antiplágio / Guia de ferramentas antiplágio

Guia de ferramentas antiplágio

por Departamento de Referência (DeRef) — publicado 23/08/2017 14h15, última modificação 17/12/2018 16h08
Colaboradores: Dayane Onaga Ferreira Machado, Marisa Cubas Lozano
Conheça algumas ferramentas antiplágio gratuitas e pagas disponíveis para verificação da violação de direitos autorais em trabalhos de pesquisa

Questões referentes à proteção de direitos autorais e da propriedade intelectual tem sido frequentemente discutidas no meio acadêmico. Em decorrência ao advento da internet, houve a ampliação do acesso aberto a diversas fontes de informação, trazendo como consequência maior incidência de plágio. Mas, apesar da facilidade de acesso à informação, o conceito de plágio ainda gera muitas dúvidas, levando a prática deste, muitas vezes de forma não intencional.

Em suma, o plágio configura-se como fraude autoral e implica negativamente na reputação de quem o pratica. Para evitar esse tipo de prática existe uma infinidade de softwares desenvolvidos exclusivamente para verificação de plágio. Estes softwares podem ser utilizados tanto por pesquisadores e alunos em seus projetos de pesquisa, bem como para instituições educacionais e para empresas. Segue abaixo um guia de ferramentas gratuitas e pagas disponíveis para detecção de plágio.



AntiPlagiarist

O AntiPlagiarist é fornecido pela ACNP Software e relaciona gratuitamente uma série de documentos, identificando os trechos plagiados. Após a identificação dos fragmentos suspeitos, é dada a localização destes. O software verifica os seguintes formatos de documentos: Microsoft Word, Word Perfect, arquivos PDF, arquivos HTML, arquivos de texto simples e arquivos Rich Text Format. Para obter o software é necessário realizar o download no site. (Figura 1)

Figura 1: AntiPlagiarist

20160912-antiplagiarist.png

CopyLeakes

O CopyLeakes é uma plataforma de nuvem que rastreia conteúdo on-line, verificando plágio. Possui um versão gratuita em que é possível fazer verificar até 10 páginas por mês. Para um maior número de páginas há planos que atendem a diversas necessidades, como: planos para educação, planos para negócios, planos para API acadêmica, planos para API de empresas, planos para API de sites.

Figura 2: Copyleaks



CopySpider

O CopySpider é um software anti-plágio gratuito que detecta documentos com suspeita de plágio. Após a verificação o CopySpider apresenta relatórios com marcações em cores dos trechos semelhantes a outros documentos ou que estão referenciados de maneira incorreta. Além do software possuir a versão freeware, há também a versão profissional com recursos voltados para avaliação de um grande volume de documentos. Esta versão pode ser adquirida entrando em contato pelo e-mail: sac@copyspider.com.br. Para saber mais sobre o funcionamento do software, assista ao vídeo disponível no site do CopySpider. (Figura 2)

 

Figura 3: CopySpider

Screenshot_1.png

 

Dupli Checker

O Dupli Checker é um software gratuito que oferece ferramentas on-line para detecção de plágio. Promete apresentar resultados precisos por meio de dados estatísticos que fornecem uma análise abrangente do texto desejado. O software verifica apenas 1000 palavras por vez, portanto caso o texto for extenso é necessário dividi-lo em fragmentos. Para utilizar o Dupli Checker é necessário criar um perfil.  (Figura 10)

Figura 4: Dupli Checker - Free Tools

2016-duplichecker.png

 

Ephorus

A Ephorus em parceria com a Turnitin verifica a existência de citações incorretas e possíveis suspeitas de plágio em documentos a partir de uma comparação com os bancos de dados do Turnitin que contêm +45 bilhões de páginas da web, +337 milhões de documentos de alunos e +130 milhões de artigos de livros e periódicos acadêmicos. (Figura 9)

 

Figura 5: Ephorus página inicial

20160912-ephorus.png



Farejador de Plágios

O Farejador de Plágios é um sistema anti-plágio on-line e pago indicado principalmente para docentes e instituições. Após receber o e-mail de confirmação de pagamento é possível ter acesso ao sistema. Para iniciar a verificação basta inserir o texto desejado em um formulário e aguardar o recebimento de um e-mail informativo sobre a verificação. Por se tratar de uma ferramenta on-line o Farejador de Plágios é compátivel com qualquer plataforma, incluindo MAC e celulares.   (Figura 12)

 

Figura 7 - Farejador de plágios

Farejador de plágios.png

 

Grammarly

O Grammarly é um detector de plágio gratuito que verifica milhõoes de páginas da Internet e o banco de dados da Proquest. O recurso Premium verifica se há trechos de citações e disponibiliza recursos para que os créditos possam ser fornecidos adequadamente aos autores de obra

Figura 8: Grammarly

.

 

NoPlag

O NoPlag é uma ferramenta on-line gratuita que confere o texto e compara a redação com conteúdos disponíveis online, sejam eles repositórios públicos e banco de dados acadêmicos. Verifica mais de 10 milhões de publicações online e 1,3 milhão de web sites. Oferece serviços para universidades, faculdades e escolas; para estudantes, professores e acadêmicos; e para escritores, freelances, proprietários de sites, blogs e jornalista; ou qualquer outra pessoa que queira descobrir se o trabalho escrito contém plágio.

Figura 9: Noplag

 

Plagiarism

O Plagiarism apresenta os melhores métodos utilizados pela comunidade acadêmica para detecção de plágio. O site contém vídeos e artigos abrangentes sobre o tema, tais como: o que é plágio, quais os motivos que levam os estudantes a cometer plágio, se o plágio é considerado crime, sobre o que é uma citação e como deve ser feita, entre outros. Para ter acesso integral aos artigos é necessário fazer o download gratuito disponível no site. (Figura 4)

Figura 10: Plagiarism

Screenshot_2.png

 

Plagiarism Checker

O Plagiarism Checker é uma ferramenta on-line e totalmente gratuita. Basta inserir o texto desejado no espaço indicado no site para iniciar a análise. As frases com suspeita de plágio aparecem em vermelho, sendo possível clicar sobre elas para verificar a fonte original do texto. Ao final da varredura, é apresentada uma porcentagem que indica o quanto o texto é original. Esta ferramenta não armazena nenhum conteúdo analisado na base de dados. (Figura 11)

Figura 11: Plagiarism Checker

20160923-plagiarism-checker.png

 

Plagiarism Combat

O Plagiarismo Combat é um software que analisa os trechos plagiados com base na leitura do documento e em algumas configurações básicas do usuário. Assim são executadas pesquisas sequenciais de trechos do documento em sites de busca. Ao fim das pesquisas, são aplicadas técnicas de processamento de dados que apontam as cópias indevidas. Para obter o software é necessário fazer o download disponível no site. A verificação completa é disponibilizada apenas para assinantes. Para entender melhor o funcionamento do software assista ao vídeo. (Figura 3)

 

Figura 6: Farejador de Plágio

20160912-farejador de plágio.png



Plagiarism Detect

O Plagiarism Detect é um sistema pago que detecta plágio em textos escritos em inglês e espanhol. Após a análise são gerados relatórios que apresentam a porcentagem geral de similaridade do texto com fontes on-line abertas, destacando as partes potencialmente plagiadas. O relatório fornece o link das fontes originais para que o cliente decida se irá  citar a parte plagiada, ignorá-la ou parafraseá-la. É utilizado principalmente por empresas e instituições educacionais. (Figura 13)

Figura 12: Plagiarism Detect

20162209-plagiarism-detected.png

Plagiarism Detector

O Plagiarism Detector é um software anti-plágio que promete analisar rapidamente múltiplos documentos nos seguintes formatos: pdf, doc, docx, html, txt, rtf. Após a verificação dos textos são gerados relatórios que indicam a ocorrência de plágio. Para utilizar o software é necessário fazer o download disponível no site e realizar a instalação. O Plagiarism Detector é compatível com todas as versões do Windows.   (Figura 5)

Figura 13: Plagiarism-detector

Screenshot_3.png



Plagiarisma

O Plagiarisma é uma ferramenta anti-plágio que pode ser utilizada no próprio site inserindo os trechos desejados em uma caixa de texto ou realizando o upload do arquivo nos formatos: txt, htm, rtf, doc, docx, odt ou pdf. Também é possível fazer o download do software para Windows, Android e BlackBerry. (Figura 6)

 

Figura 14: Plagiarisma página inicial

Screenshot_4.png

 

 

Plagium

O Plagium é uma ferramenta anti-plágio on-line. Para iniciar a análise do texto, basta inserir os fragmentos do documento em uma caixa de texto disponível no site. Para realizar pesquisas avançadas, fazer o upload de arquivos e obter modos de exibição adicionais é necessário assinar o Plagium. Empresas, escolas e outras instituições podem criar uma conta institucional. A conta geral e o nível de atividade dos usuários é controlado pelo responsável designado pela empresa ou instituição. (Figura 7)

Figura 15: Plagium página inicial

20160913-plagium-pagina-inicial.png

 

PlagSpotter

O PlagSpotter é uma ferramenta on-line de verificação e monitoração de conteúdo duplicado de uma webpage. Para verificar se sua página da web possui conteúdo duplicado, basta inserir o link na caixa de texto disponível na página inicial do site e clicar em Find Page Copies.  Após a verificação é possível ter uma visão detalhada sobre o conteúdo duplicado da página e os sites que contém os trechos similares. São oferecidos 7 dias gratuitos para teste. (Figura 14)

Figura 16: PlagSpotter página inicial

20160923-plagspotter.png

 

Turnitin

O Turnitin oferece serviços anti-plágio, gerenciamento de aulas e ferramentas de revisão por pares para instituições educacionais. No site são disponibilizados infográficos que apresentam avaliações de usuários sobre os serviços do Turnitin, caso deseje visualizá-los é necessário preencher um formulário com informações básicas de usuário. Para contratar os serviços do Turnitin é necessário preencher um formulário disponível no site. (Figura 8)

Figura 17: Turnitin página inicial

Screenshot_5.png




Contato

Para mais informações, entre em contato com Comissão do Portal de Periódicos UFSCar pelo e-mail capacitacao.bco@ufscar.br. ou pelo telefone (16) 3351-8135.

BCo nas Redes Sociais

Para receber periodicamente as informações sobre o que acontece na BCo, inscreva-se em nossos grupos do Facebook, de acordo com sua área de atuação e interesses:

 

Bibliografia Consultada

ACNP SOFTWARE. Antiplagiarist. Disponível em: http://www.anticutandpaste.com/antiplagiarist. Acesso em: 9 ago. 2017.

 

COPYSPIDER. Sobre o CopySpider. Disponível em: http://www.copyspider.com.br. Acesso em: 7 ago. 2017.

 

DUPLI CHECKER. About us. Disponível em: https://www.duplichecker.com/pages/about-us. Acesso em: 10 ago. 2017.

 

EPHORUS. Ephorus e Turnitin vão unir forças. Disponível em: http://www.ephorus.pt. Acesso em: 9 ago. 2017.

 

FAREJADOR DE PLÁGIOS. Como funciona. Disponível em: http://www.farejadordeplagios.com.br. Acesso em: 10 ago. 2017.

 

PLAGIARISMA. Free Online Plagiarism Checker for Students, Teachers, Scholars, Educators, Scientists, Essayists, Writers. Disponível em: http://plagiarisma.net. Acesso em: 9 ago. 2017.

 

PLAGIARISM COMBAT. Proposta de análise. Disponível em: http://www.plagiarismcombat.com. Acesso em: 9 ago. 2017.

 

PLAGIARISM DETECT. Services. Disponível em: plagiarismdetect.org/services.html. Acesso em: 16 ago. 2017.

 

PLAGIUM. Detector de plágio. Disponível em: http://www.plagium.com/pt/detectordeplagio. Acesso em: 9 ago. 2017.

 

PLAGSPOTTER. How Does PlagSpotter work? Disponível em: http://www.plagspotter.com. Acesso em: 10 ago. 2017.

 

PORTAL DA ESCRITA CIENTÍFICA. Recursos. Disponível em: http://www.escritacientifica.sc.usp.br/anti-plagio. Acesso em: 16 ago. 2017.

 

SMALLSEOTOOLS. Plagiarism Checker. Disponível em: http://smallseotools.com/plagiarism-checker. Acesso em: 10 ago. 2017.

 

TURNITIN. Ephorus e Turnitin vão unir as forças. Disponível em: http://www.ephorus.com. Acesso em: 9 ago. 2017.


UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO USP. Plágio: onde está e por que acontece?. Disponível em: http://www5.usp.br/96039/plagio-onde-esta-e-por-que-acontece. Acesso em 17 ago. 2017.