Você está aqui: Página Inicial / Serviços / Capacitação do Usuário / Normalização de Trabalhos / Normas para elaboração de trabalhos acadêmicos

Normas para elaboração de trabalhos acadêmicos

por Departamento de Referência (DeRef) — publicado 04/01/2018 17h15, última modificação 30/01/2018 14h12
Colaboradores: Dayane Onaga Ferreira Machado (Estagiária, DeRef), Cristina Marchetti Maia (Chefia, DeRef), Marisa Cubas Lozano (Diretoria, BCo)
Conheça algumas das principais normas técnicas de citação e referência utilizadas na elaboração de trabalhos acadêmicos e outras publicações

Introdução

Existem diversas normas técnicas e estilos utilizados para elaboração de citações e referências em publicações, estas possuem o objetivo de padronizar a formatação dos trabalhos, a fim de facilitar sua leitura e compreensão. Geralmente, os estilos e normas técnicas são disponibilizados em manuais oficiais com instruções e exemplos.  Para conhecer os mais utilizados confira o guia abaixo:

 

Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT)

A Associação Brasileira de Normas Técnicas - ABNT é uma entidade privada, sem fins lucrativos, responsável pela elaboração das Normas Brasileiras (ABNT NBR), elaboradas por seus Comitês Brasileiros (ABNT/CB), Organismos de Normalização Setorial (ABNT/ONS) e Comissões de Estudo Especiais (ABNT/CEE).

Este estilo é composto por várias normas relacionadas a formatação de trabalhos, como a NBR 6023, para referências, e NBR 10520, para citações em documentos. Alguns manuais das normas da ABNT estão disponíveis no Portal BCo.

 

American Political Science Association (APSA)

O APSA é um estilo de formatação utilizado principalmente na ciência política, com regras específicas para documentos do governo dos Estados Unidos. A norma está disponível em:

http://www.apsanet.org/Portals/54/APSA%20Files/publications/APSAStyleManual2006.pdf.

 

American Psychological Association (APA)

A APA é uma norma muito utilizada para formatação de artigos científicos inclusive por áreas não relacionadas à psicologia. Informações sobre como adquirir essa norma estão disponíveis em:

http://www.apastyle.org/manual/index.aspx

 

The Chicago Manual of Style

Este estilo é usado em áreas de humanidades e está disponível em: http://www.chicagomanualofstyle.org/home.html. O site também disponibiliza outras ferramentas, como modelos de cartas para submissão de artigos e um tutorial rápido para citação.

 

Harvard

O sistema Harvard define as citações em texto como autor-data (ex. Smith, 1999) e aplica-se às ciências sociais e ciências sociais aplicadas, usado como base para outros estilos de formatação. O manual deste estilo está disponível em:

http://www.emeraldgrouppublishing.com/portal/pt-br/authors/harvard/2.htm

 

Institute of Electrical and Electronics Engineers (IEEE)

O IEEE é um estilo usado em áreas de exatas e engenharias e, diferente dos estilos citados anteriormente, suas citações são feitas pelo sistema numérico. Um manual sobre este estilo está disponível em: http://www.ieee.org/documents/style_manual.pdf.

 

Modern Humanities Research Association

O estilo MHRA é usado por estudiosos, estudantes e editores nas humanidades. Criado em 1971 para uso da Associação, o estilo MHRA vem sendo usado amplamente e recomendado por diversas universidades. O estilo MHRA está disponível em: http://www.mhra.org.uk/style.

 

Modern Humanities Research Association

O estilo MLA é um sistema para documentar fontes na escrita acadêmica, sendo adotado em todo o mundo por estudiosos, editores de jornais e editoras acadêmicas e comerciais. Para mais informações sobre este estilo acessar: https://www.mla.org/MLA-Style.

 

Vancouver

O estilo Vancouver é utilizado nas áreas da saúde e adota o sistema numérico, o que quer dizer que a fonte é indicada no texto usando um número e detalhes da fonte são listados nas referências.

O manual para o uso deste estilo pode ser acessado em: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/books/NBK7256/.

 

Contato

Para mais informações, entre em contato com Departamento de Referência (DeRef) pelo e-mail atendimento.bco@ufscar.br@ufscar.br ou pelo telefone (16) 3351-8135.

 

BCo nas Redes Sociais

Para receber periodicamente as informações sobre o que acontece na BCo, inscreva-se em nossos grupos do Facebook, de acordo com sua área de atuação e interesses:

 

Bibliografia Consultada

ABNT. Conheça a ABNT. Disponível em: <http://www.abnt.org.br/abnt/conheca-a-abnt> Acesso em: 03 jan. 2018.

 

SCRIBBR. Citando fontes. Disponível em: <https://www.scribbr.com.br/citando-fontes/visao-geral-do-estilo-de-referencia> Acesso em: 03 jan. 2018.