Você está aqui: Página Inicial / Serviços / Coleções Especiais / Raridades no acervo Luiz Carlos Prestes (LCP)

Raridades no acervo Luiz Carlos Prestes (LCP)

por Izabel Franco — publicado 20/03/2018 20h40, última modificação 22/03/2018 09h34
Colaboradores: Equipe DeCORE
Biblioteca Comunitária da Universidade Federal de São Carlos (BCo) recebe visita ilustre

Nesta segunda-feira 19 de março, a Biblioteca Comunitária da UFSCar (BCo) recebeu a visita do Dr. Antonio Ragon (Instituto Luiz Carlos Prestes) e da ilustre historiadora Profa. Dra. Anita Leocádia Prestes doadora do acervo que agora se intitula “Coleção Luiz Carlos Prestes” que está localizada no Piso 5 da BCo (em processo de inventário e aguardando processamento técnico). A historiadora Anita agradeceu em nome do Instituto Luiz Carlos Prestes pelo interesse da UFSCar no acervo que é de relevância histórica e enfatizou o mérito de sua tia Lygia Prestes que com grande esforço preservou uma pequena parte deste acervo, pois grande parte se perdeu com o exílio de Prestes, perseguições e sua prisão. O acervo doado pela historiadora compõe um conjunto representativo de materiais diversificados tais como: livros da prisão com carimbo da “Casa de Correção, RJ” - 1936-1945, muitos deles com anotações; livros pós - prisão (1948-1958) com dedicatórias, uma vasta documentação e vários objetos entre outros materiais.

A historiadora citou alguns documentos que estão presentes neste acervo como: recortes de jornais; jornais do golpe de 1964, Campanha Prestes, correspondências originais e cópias, inclusive da prisão; pastas com documentação levantada pela historiadora tanto no Brasil quanto em Moscou, entre outros.

Nesta coleção podemos encontrar várias curiosidades: miniatura (em redoma) de autoria do artista José Mauro de Oliveira – uma tipografia clandestina nos anos 30 – homenagem a L.C. Prestes; terno usado por Prestes no seu julgamento no ano de  1936 fornecido  por sua mãe Leocádia (enviado de Paris); capote (vestuário) que Anita usava com 1 ano e 2 meses ao ser separada da sua mãe Olga Benário na prisão feminina de Barnimstrasse, em Berlim; máquina de escrever do ano 1927; vitrola antiga pertencente a Prestes no exílio em Buenos Aires (1928-1930). Em resumo a coleção integra uma pequena mostra de vários objetos que pertenceram a Prestes. Neste acervo vale a pena citar uma raridade: um livro do período pré-prisão (1928), em que Prestes tinha grande apreço por esta obra pois se tratava de “Os Sertões” de Euclides da Cunha e o exemplar havia pertencido ao ministro das relações exteriores da Argentina. Prestes comprou o livro durante o seu exílio em Bueno Aires e a obra contém a dedicatória do grande Euclides da Cunha. A comunidade São Carlense e demais interessados em breve poderão apreciar essas preciosidades em exposições promovidas pela BCo.

A convite do diretor do Sistema Integrado de Bibliotecas da UFSCar (SIBi), Prof. Dr. Roniberto Morato do Amaral e da diretora da BCo, Marisa Cubas Lozano, a historiadora profa Dra. Anita L. Prestes pretende futuramente retornar à UFSCar para inauguração do acervo e da linha do tempo de seu pai.

Foto 01 - Roniberto M. Amaral (Diretor do SIBi/UFSCar); Marisa C. Lozano ( Diretora da BCo); Izabel Franco ( Coleções Especiais da BCo); Profa. Dra. Anita Prestes; Dr. Antonio Ragon (Instituto Luiz Carlos Prestes); Claudia Oliveira; Lívia Reis; Siomara Prado e Sabrina Sena

( Equipe Coleções Especiais da BCo - DeCORE)

Nova Coleção na BCo/UFSCar: Coleção Luiz Carlos Prestes

Fotos 02 - Reunião: Profa. Anita, BCo e SIBi/UFSCar

Foto 03 - Doação de Livros da profa. Anita com dedicatórias.

Doação de Livros da profa. Anita com dedicatória.

Para mais informações, entre em contato com o Departamento de Coleções de Obras Raras e Especiais (DeCORE) pelo e-mail colesp.bco@ufscar.br ou pelo telefone (16)3351-8428.

BCo nas Redes Sociais: