Você está aqui: Página Inicial / Serviços / Coleções Especiais / Coleções Especiais da Biblioteca Comunitária (BCo)

Coleções Especiais da Biblioteca Comunitária (BCo)

por Departamento de Coleções de Obras Raras e Especiais (DeCORE) — publicado 09/06/2017 10h25, última modificação 01/11/2017 06h07
Colaboradores: Izabel Franco (Bibliotecária, DeCORE)
Conheça as Coleções Especiais da BCo, Fundo e Museu Florestan Fernandes

 As coleções especiais da BCo são um conjunto de acervos de personalidades brasileiras renomadas que a UFSCar adquiriu e que são importantes contribuições à preservação da história e da memória brasileira.

Foto 1: Coleções Especiais da BCo

                     colecaoEspecialFoto15052017.jpg

Fonte: DeCORE, 2017

Caracterizam-se como especiais as obras resultantes de edições limitadas, edições censuradas, edições clandestinas, edições esgotadas, edições de luxo, exemplares com anotações manuscritas e/ou dedicatórias de pessoas célebres, exemplares que pertenceram a personalidades importantes.

Coleção Florestan Fernandes

A coleção Florestan Fernandes reúne obras de sociologia e áreas correlatas. Coleção adquirida pela UFSCar, inaugurada em agosto de 1996, um ano após a morte do professor/sociólogo. Possui arranjo fixo na estante, a pedido da família de Florestan Fernandes para que o acervo não fosse desmembrado optou-se por manter a ordem deixada pelo professor.

O acervo foi dividido em quatro (4) salas com seguintes temas: Sala 1 – Filosofia, Antropologia, Psicologia, Economia, Marxismo, Capitalismo, História, Artes. Sala 2 – Sociologia nas Américas. Sala 3 – Sociologia no Brasil, Obras de referência e produção intelectual. Sala 4 – Literatura e periódicos. O arranjo tem como ordem o número da sala, a estante, a prateleira e o número seqüencial. Disponível somente para consulta local.

 

Foto 2: Coleção Florestan Fernandes

                     

Fonte: DeCORE, 2017

Florestan Fernandes - Distrito Federal (FF-DF)

Coleção de livros de Florestan Fernandes que estavam no seu gabinete em Brasília quando foi Deputado Federal. Essa sala foi denominada Sala 5. Possui  969 volumes.

Foto 3: Coleção Florestan Fernandes - Distrito Federal (FF-DF)

                    DF-FF.jpg

Fonte: DeCORE, 2017.

Coleção Luís Martins (LM)

Biblioteca particular que pertenceu ao escritor e jornalista Luís Martins. Sua Biblioteca é composta por obras de literatura européia e brasileira e de obras sobre artes. Foi a primeira coleção especial a ser adquirida pela UFSCar em 1995. Possui 3.444 volumes.  Disponível somente para consulta local.

Foto 4: Biblioteca Luís Martins

                    sala LM.jpg

 

 

                   sala LM2.jpg

Fonte: DeCORE, 2017.

Coleção Henrique Luiz Alves (HLA)

Foi escritor e crítico literário. Coleção composta por 6.659 títulos na área de Literatura Brasileira, sendo muitas primeiras edições. Conta com dedicatórias dos autores em mais de três mil títulos. Disponível para empréstimo.

Foto 5: Coleção HLA

                  HLA1.jpg

Fonte: DeCORE, 2017.

Coleção Ficção Científica (FC)

Pertenceu ao Prof. Caio Luiz Cardoso Sampaio, que era professor de curso preparatório para vestibulares. Tal coleção foi disponibilizada na BCo em 2002. Contém  3.004 títulos sobre ficção científica, sendo alguns referentes a filmes que foram produzidos posteriormente à edição do título. Alguns volumes contam com avaliações deixadas pelo professor. Em todos os volumes foi afixada uma ilustração de uma nave intergaláctica como ex-libris da coleção.

Conforme Alvares (2017) ex-líbris (do latim ex libris meis) é o termo que significa literalmente dos livros empregada para indicar a propriedade de um livro. A inscrição pode estar inscrita numa vinheta colada em geral na contra capa ou página de rosto de um livro para indicar quem é seu proprietário. A vinheta em geral contém um logotipo, brasão ou desenho e a expressão "ex- libris" seguida do nome do proprietário. Disponível para empréstimo.

Foto 6: Livros da Coleção FC, alguns deram origem a filmes.

Fonte: DeCORE, 2017. 

Coleção Brasiliana (C)

Composta por 542 volumes sobre viagens, geografia e história do Brasil. Trata-se de uma coleção antiga e muito específica sobre os temas. Disponível para empréstimo.

Foto 7: Viagem ao Brasil 

Fonte: DeCORE, 2017.

Coleção Rui Barbosa (RB)

São 129 títulos que foram escritos por Rui Barbosa, jurista, político e escritor brasileiro nascido na Bahia. Rui Barbosa foi coautor da Primeira República Brasileira juntamente com Prudente de Morais.  Disponível para empréstimo.

       Foto 8: Obras completas de Rui Barbosa

                      Rui Barbosa.png

Fonte: DeCORE, 2017.

Coleção João Roberto Martins (JRM)

Obras sobre direito e Revista dos Tribunais. Possui 1.280 volumes. Disponível para empréstimo.

Coleção Ulysses Fernandes Nunes (UFN)

Coleção Revista dos Tribunais de 1912 a 1988. Disponível para empréstimo.

Revista Ilustração Brasileira (ILB)

Revista publicada de 1909 a 1958. No DeCORE estão os números da revista publicados nos anos de 1920 a 1951 que abordam usos e costumes da época. De periodicidade mensal traz cópia de trabalhos de ilustradores brasileiros abordando a cada mês uma data comemorativa. Possui 225 volumes. Disponível somente para consulta  local.

Foto 9: Revista Ilustração Brasileira - Outubro de 1920

                      Revista ilustração BRAS3.jpg

Fonte: DeCORE, 2017

Museu Florestan Fernandes

O Museu Florestan Fernandes reúne os objetos pessoais do professor tais como: placas de homenagens, distinções, óculos, máquina de escrever, fotos da família, diplomas, bem como a beca que o referido professor usou durante a solenidade em que recebeu o título Honoris Causa na Universidade de Coimbra. Todos os objetos do museu foram cedidos pela família. 

 Foto 10: Museu      

 Beca usada na solenidade em que recebeu o título “Honoris causa” na Universidade de Coimbra - Portugal

                      Exposição de objetos pessoais do Prof. Florestan Fernandes

Fonte: DeCORE, 2017.

Fundo Florestan Fernandes (FFF)

O DeCORE possui também em seu acervo o arquivo pessoal do Prof. Dr. Florestan Fernandes, denominado tecnicamente como Fundo Florestan Fernandes (FFF).

Nele constam os manuscritos reunidos por Florestan durante toda sua vida, onde se destacam: milhares de fichas manuscritas, cadernos e cadernetas de pesquisa, fotografias, entrevistas concedidas, artigos publicados, prefácios. Compõe o Fundo Florestan Fernandes toda correspondência passiva de Florestan, ou seja, aquela recebida pelo professor durante toda sua vida com os mais renomados cientistas sociais do mundo. Trata-se de um Fundo de extrema riqueza de informações para pesquisa na área das ciências sociais. Recebeu a nominação de Memória do Mundo pela UNESCO e Arquivo Nacional em 2009.

Contato

Para mais informações, entre em contato com o Departamento de Coleções de Obras Raras e Especiais (DeCORE) pelo e-mail colesp.bco@ufscar.br ou pelo telefone (16)3351-8428.

Horário de atendimento

Segunda a Sexta-Feira das

08:00 às 17:45 horas

BCo nas Redes Sociais

Para receber periodicamente as informações sobre o que acontece na BCo, inscreva-se em nossos grupos do Facebook, de acordo com sua área de atuação e interesses:

Bibliografia Consultada

CONSELHO NACIONAL DE ARQUIVOS. NOBRADE: norma brasileira de descrição arquivística. Rio de Janeiro: Arquivo Nacional, 2006. 123 p.

PINHEIRO, Ana Virgínia. Que é livro raro?: uma metodologia para o estabelecimento de critérios de raridade bibliográfica. Rio de Janeiro: Presença, 1989.

ALVARES, L. Pequeno glossário dinâmico da disciplina conservação e restauração de documentos. Disponível em: http://lillian.alvarestech.com/Conservacao/glossario.htm. Acesso em: 05 de jun. 2017.