Você está aqui: Página Inicial / Serviços / Coleções Especiais / Exposição “Um bom sujeito: A Coleção Luís Martins”

Exposição “Um bom sujeito: A Coleção Luís Martins”

por Departamento de Coleções de Obras Raras e Especiais (DeCORE) — publicado 17/03/2017 09h45, última modificação 01/11/2017 07h38
Colaboradores: Júlio César Silveira Tauil (Colaborador/DeCORE), Izabel Franco(Bibliotecária/DeCORE)
Biblioteca Comunitária da UFSCar promove Exposição sobre a coleção Luís Martins, destacando raridades do acervo. Luiz Martins foi um importante escritor e cronista do início do século XX e teve importante participação na efervescência artística dos anos 1920.

A Biblioteca Comunitária (BCo) da Universidade Federal de São de Carlos (UFSCar) tem a honra e o privilégio de possuir um acervo de inestimável valor histórico, a Coleção Luís Martins (LM). O Departamento de Coleções de Obras Raras e Especiais (DeCORE) realizará a Exposição “Um bom sujeito: A Coleção Luís Martins”, a qual busca colocar em destaque algumas das raridades do acervo. A exposição acontecerá a partir de 20 de março a 7 de abril no saguão da BCo. A exposição é gratuita e poderá ser visitada de segunda a sexta das 8h às 22h e também aos sábados das 8h às 14h. O DeCORE teve o apoio da Empresa Junior de Biblioteconomia e Ciência da Informação (InfoJr) na criação da campanha de divulgação desta exposição.
A Coleção LM está localizada no DeCORE, no 5º piso da biblioteca e representa um rico fragmento da construção da história cultural brasileira do século XX (foto 1). O acervo foi vendido pela escritora Anna Maria Martins à UFSCar em 1995, outros itens de Luís Martins podem ser encontrados no Museu de Arte Moderna (MAM) de São Paulo e na Casa Fundação Rui Barbosa, localizada no Rio de Janeiro.

Foto 1: Biblioteca Luís Martins

Fonte: DeCORE, 2017.

Além de conter uma significativa contribuição na composição da estrutura intelectual do cronista e escritor, a Coleção também possui preciosos itens que desvela um efervescente meio e período de criação artística, recheado de tendências estéticas e reflexivas na confecção de romances e poesias, nas crônicas, nas afinadas críticas literárias, nas artes plásticas, e entre outros inúmeros aspectos que envolviam a produção e publicação de acadêmicos e artistas que fizeram parte da vida de LM, num período entre a década de 20 ao começo dos anos 80 do século passado. 
De certo modo é possível compreender a relação de Luís Martins (1907 - 1981) com seu tempo por meio de sua coleção, são inúmeras obras com dedicatórias acumuladas durante a maior parte de sua vida. As obras com dedicatórias de várias personalidades ilustres ali presentes, são as obras raras e especiais que mais se destacam na Coleção. Não só pelo aspecto peculiar e particular nas quais estão inseridas, em diversas dedicatórias se materializam o tom afetuoso, de carinho e de forte laço de amizade de LM por autores como Carlos Drummond de Andrade, Mário de Andrade, Ribeiro Couto, Sérgio Milliet, Tarsila do Amaral, dentre tantos outros nomes consagrados da literatura brasileira ( Foto 2).

Foto 2: Obras em destaques

 

MIRANDA, Francisco de Sá. Obras Doctor Francisco de Sá de Miranda, 1784 (Séc.XVIII).
AMADO, Jorge. Gabriela, cravo e canela. 1958. (1ª edição com dedicatória do autor a Luís Martins)
Fonte: DeCORE, 2017. 

Na Coleção LM também se encontram itens que não são contemporâneos ao bibliófilo (colecionador de obras raras e especiais), existem periódicos do século XIX, o livro mais antigo de toda BCo está no acervo de LM, e é datado do final do século XVIII,  mais precisamente publicado no ano de 1784. Ao todo 3.444 itens compõe o acervo, o qual também conta com a máquina de escrever utilizada por LM, um autorretrato feito de caneta esferográfica e diversas revistas da primeira metade do século XX.

A BCo convida o público a prestigiar esta importante exposição e conhecer um pouco da vida e obra desse importante jornalista, cronista, escritor, crítico de arte, boêmio e acima de tudo visto como um bom sujeito pelos seus. 

Contato

Para mais informações entre em contato com o Departamento de Coleções de Obras Raras e Especiais (DeCORE) pelo e-mail colesp.bco@ufscar.br ou pelo telefone (16) 3351-8428.

BCo nas Redes Sociais

Para receber periodicamente as informações sobre o que acontece na BCo, inscreva-se em nossos grupos do Facebook, de acordo com sua área de atuação e interesses:

 

Bibliografia Consultada 

Martins, Luís. Um bom sujeito. São Paulo: Secretaria Municipal de Cultura, 1983. 261 p.