Você está aqui: Página Inicial / Serviços / Coleções Especiais / Fundo Florestan Fernandes

Fundo Florestan Fernandes

por Departamento de Coleções de Obras Raras e Especiais (DeCORE) — publicado 12/04/2017 11h15, última modificação 02/11/2017 22h49
Colaboradores: Lívia de Lima Reis (Bibliotecária, DeCORE) e Izabel Franco (DeCORE)
BCo/DeCORE/UFSCar, 2017
Conheça o arquivo pessoal do Prof. Dr. Florestan Fernandes, que reúne documentos originais desse ilustre pesquisador brasileiro!

Fundo Florestan Fernandes (FFF) é o nome dado ao arquivo pessoal de um dos maiores intelectuais e sociólogos brasileiros. Este fundo reúne documentos acerca das pesquisas e ações realizadas por Florestan Fernandes que foram adquiridos em 1996, junto com sua biblioteca particular, pela Biblioteca Comunitária da UFSCar Campus São Carlos (BCo).

O conjunto de documentos é composto por fichas manuscritas das pesquisas acadêmicas do sociólogo, correspondências, recortes de jornais, cadernos, cadernetas, fotografias, cartazes, panfletos de campanha eleitoral, etc. Sua organização segue as orientações do Projeto Conservação Preventiva em Bibliotecas e Arquivos (CPBA), a Norma Internacional de Registro de Autoridade Arquivística para Entidades Coletivas, Pessoas e Famílias (ISAAR-CPF) e a Norma Brasileira de Descrição Arquivística (NOBRADE). Assim, os documentos passam pelas etapas de higienização, pequenos reparos, descrição, digitalização, acondicionamento e armazenamento.

Essa disponibilização é resultante de um estudo que visou abordar os grupos das atividades exercidas por Florestan durante sua vida. Foram definidas seis séries para formar o arranjo de classificação do FFF (Figura 1):

                

A cada documento é atribuído um código numérico composto pela Série, Subsérie e Tombo (Figura 2).

 

noticia-fundo-florestan-fernandes.jpg

Consulta ao Fundo Florestan Fernandes (FFF)

Existem duas formas para consulta ao fundo. A primeira é pelo site da BCo: a consulta poderá ser feita pelo  sistema pergamum da Biblioteca Comunitária UFSCar ( catálogo online) no seguinte endereço: http://www.bco.ufscar.br/. Siga os próximos passos para busca da sua pesquisa: busca no acervo→pesquisa avançada →livre: BRSPUFSCARFF→assunto→autor .

Fi­­­­gura 3- Opções de consulta

Opções de consulta. clique no título resultado da busca

Figura 4- Clique no título resultado da busca

Título do resultado da busca

Clique em Dados do acervo e anote o Item documental (n. do documento digitalizado).

Figura 5- Item documental (n. documento digitalizado)Item documental (n. do documento digitalizado)

A segunda e outra opção de  busca é pela base de dados do Fundo Florestan Fernandes.

Os documentos que já passaram por todas as etapas de processamento técnico estão disponíveis para consulta em formato digital. As descrições dos documentos podem ser acessadas remotamente na base de dados do Fundo Florestan Fernandes e  permiti ser feitas por autor/remetente, destinatário, por ano, pelo assunto ou pelo título.   O agendamento para a consulta do documento digitalizado na íntegra deve ser feito pelo formulário Consulta ao Fundo Florestan Fernandes. (clique aqui). O pesquisador  aguardará a confirmação da data da pesquisa.  Para preenchê-lo o pesquisador irá fazer a busca na base de dados do fundo e anotar o código do documento que tiver interesse em consultar.  Ver o código indicado (figura 6):

Figura 6 - Registro do documento na base do Fundo Florestan Fernandes

Fonte: DeCORE, 2017.

 

Pode ser feita a solicitação de no máximo dez cópias de documentos com um custo de R$ 10,00 por documento. Será inserida uma marca d'água na cópia do documento e emitido um termo de responsabilidade indicando a forma como devem ser citados os créditos para o Fundo.

 

Foto 1: Documento do FFF com anotações de Florestan Fernandes acerca de estudos sobre a teoria de Karl Marx

Fonte: DeCORE, 2017

 

Contato

 

Para mais informações, entre em contato com o Departamento de Coleções de Obras Raras e Especiais (DeCORE) pelo e-mail colesp.bco@ufscar.br ou pelo telefone (16)3351-8428.

 

BCo nas Redes Sociais

Para receber periodicamente as informações sobre o que acontece na BCo, inscreva-se em nossos grupos do Facebook, de acordo com sua área de atuação e interesses:

Referências

CONSELHO INTERNACIONAL DE ARQUIVOS. ISAAR (CPF): norma internacional de registro de autoridade arquivística para entidades coletivas, pessoas e famílias. Tradução de Vitor Manoel Marques da Fonseca. Rio de Janeiro: Arquivo Nacional, 2003, 96 p.

CONSELHO NACIONAL DE ARQUIVOS. NOBRADE: norma brasileira de descrição arquivística. Rio de Janeiro: Arquivo Nacional, 2006. 123 p.