Você está aqui: Página Inicial / Serviços / Coleções Especiais / Introdução à Conservação de Papéis

Introdução à Conservação de Papéis

por Izabel da Mota Franco publicado 27/09/2017 18h05, última modificação 11/10/2017 19h29
A Biblioteca Comunitária da Universidade Federal de São Carlos (BCo-UFSCar) promove em outubro palestra com a professora da Associação Brasileira de Encadernação e Restauro (ABER), Fernanda Mokdessi Auada, especialista em preservação de papéis. Possui graduação em História pela Universidade de São Paulo (1993) e especialização em Preservação de papéis no Brasil e exterior. Atua em: preservação, conservação e restauro em suporte papel; Ciência da conservação; Educação e ensino. Atualmente participa do programa de pós-graduação do IPEN como aluna de doutorado direto, desenvolvendo estudo sobre aplicação da radiação gama no combate a fungos em acervos em papel.
Quando 24/10/2017
das 10h30 até 11h45
Onde Área Sul: Auditório do CECH - edifício AT2
Nome do Contato
Telefone do Contato (16)3351-8428
Participantes Biblioteca Comunitária da UFSCar/ Departamento de Coleções de Obras Raras e Especiais (DeCORE)
Público-Alvo: Bibliotecários; estudantes de biblioteconomia; historiadores e outros profissionais interessados no tema (Evento gratuito).
Adicionar evento ao calendário vCal
iCal

O principal componente de um acervo bibliográfico é o livro, eis que é composto de elementos como o papel, onde a informação é impressa. O papel é sensível a agentes deteriorantes como umidade, pragas, calor, luminosidade e processos químicos como a acidez. Pode ser deteriorado por dois (2) processos: mecânico ou químico. Há alguns fatores que causam o desgaste em acervos bibliográficos, os internos e os externos. Os internos resultam da fabricação do papel, já os fatores externos dividem-se em agentes físicos (umidade, temperatura), químicos (poluição atmosférica e ambiental) e biológicos. Dentre os vários agentes deteriorantes, os biológicos são de fato os mais danosos, muitas vezes irreparáveis. Dentre eles estão os insetos; os microorganismos; os roedores e o próprio ser humano. 

 A palestra abordará conceitos básicos (preservação, conservação e restauro), critérios éticos essenciais e método de trabalho (análise da obra e diagnóstico).

 

Ação do homem (páginas rasgadas)

 

Procedimento de higienização em acervo

                              Fonte: DeCORE, 2017.

 

Inscrições: https://goo.gl/forms/ojzeds0nAGwlV4Tp1

 

AUDITÓRIO DO CECH (AT2) da Palestra: Auditório do CECH - edifício AT2

Como Chegar?

 

Bibliografia consultada

 

CORADI, J. P.; EGGERT-STEINDEL, G. Técnicas básicas de conservação e preservação de acervos bibliográficos.Revista ACB: Biblioteconomia em Santa Catarina, v. 13, n. 2, p. 347-363, 2008. Disponível em: <http://basessibi.c3sl.ufpr.br/brapci/v/a/7992>. Acesso em: Set. 2017.

 

Contato: Para mais informações, entre em contato com o Departamento de Coleções de Obras Raras e Especiais (DeCORE) pelo e-mail colesp.bco@ufscar.br ou pelo telefone (16)3351-8428.

 

BCo nas Redes Sociais

Para receber periodicamente as informações sobre o que acontece na BCo, inscreva-se em nossos grupos do Facebook, de acordo com sua área de atuação e interesses:

Conteúdo relacionado
Coleções Especiais da BCo (vídeo)