Você está aqui: Página Inicial / Serviços / Coleções Especiais / O DeCORE/BCo oferece visitas monitoradas para escolas e outros públicos

O DeCORE/BCo oferece visitas monitoradas para escolas e outros públicos

por Departamento de Coleções de Obras Raras e Especiais (DeCORE) — publicado 03/04/2019 09h05, última modificação 12/04/2019 16h31
Colaboradores: Equipe DeCORE
Visitas Monitoradas nas Coleções Especiais da BCo

O Departamento de Coleções de Obras Raras e Especiais (DeCORE) da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) oferece visitação monitorada para grupos, escolas e o público em geral, todas as terças-feiras, nos 3 períodos de funcionamento da biblioteca:

manhã, tarde e noite.

Os interessados devem preencher um formulário de agendamento,clique aqui, informando alguns dados da visita. Para mais informações entre em contato com o DeCORE, localizado no piso 5 da BCo, no horário das 8h às 22h, pelo telefone: (16) 3351-8428 ou pelo nosso e-mail: colesp.bco@ufscar.br.

Com a visita, os participantes conhecerão um pouco de cada coleção do DeCORE, que engloba itens como a biblioteca particular do escritor e jornalista 1Luís Martins, comprada pela Universidade em 1995, com obras de Literatura Brasileira, Literatura Europeia e Artes, com grande número de obras com dedicatórias de personalidades como Tarsila do Amaral, Jorge Amado, Carlos Drummond de Andrade, dentre outras; e a coleção do escritor e crítico literário 2Henrique Luiz Alves, que é inteiramente dedicada à Literatura Brasileira, com várias primeiras edições e com dedicatórias de diversos autores.
O DeCORE possui, também, o acervo de livros do sociólogo 3Florestan Fernandes, além de minimuseu que reúne os objetos pessoais do sociólogo, como placas de homenagens, distinções, óculos, máquina de escrever, fotos da família, diplomas, bem como a beca que Florestan Fernandes utilizou durante a solenidade em que recebeu o título de Doutor Honoris Causa, na Universidade de Coimbra, Portugal. Todos os objetos do minimuseu foram cedidos pela família do sociólogo.  Há, também, fascículos da Revista Ilustração Brasileira (RIB) - com publicações de 1920 a 1951, que retratam os usos e costumes do Brasil -; e as coleções 4Ficção Científica e 5Brasiliana - esta última reunindo um conjunto de obras específicas sobre História, Geografia e viagens do Brasil.
Dentre os materiais raros alocados no DeCORE destacam-se, por fim, os livros mais antigos do acervo da BCo - de autoria do poeta português Francisco de Sá Miranda, publicados em 1784 -; as primeiras edições das obras "As Meninas" e "Porão e Sobrado", de Lygia Fagundes Telles; assinatura do escritor Raduan Nassar em livros de sua autoria adquiridos para as Coleções Especiais; assinatura de Fidel Castro; dentre vários outros.” (ARRUDA, 2019)

1Consulta Local

2Consulta Local

3Consulta Local

4Disponível para empréstimo

5Disponível para empréstimo

Referências

ARRUDA, Adriana.UFSCar oferece visitação em coleções de obras raras e especiais da BCo.Disponível em: <https://www2.ufscar.br/noticia?codigo=11518>Acesso em: 10 de abril de 2019.