Você está aqui: Página Inicial / Serviços / Coleções Especiais / Presente de Florestan Fernandes preservado por 22 anos por Antonio Cândido

Presente de Florestan Fernandes preservado por 22 anos por Antonio Cândido

por Departamento de Coleções de Obras Raras e Especiais (DeCORE) — publicado 14/06/2017 12h25, última modificação 01/11/2017 06h00
Colaboradores: Izabel Franco (Bibliotecária, DeCORE)
A gravata: símbolo de uma amizade

As coleções especiais da Biblioteca Comunitária (BCo) recebeu esta semana uma nova peça para o acervo do pequeno Museu Florestan Fernandes.  É uma gravata doada por Florestan Fernandes Júnior. A gravata foi um presente de Florestan Fernandes (1920-1995) para seu amigo Antonio Cândido (1918-2017) em 1995. Florestan Fernandes foi um político, sociólogo e ensaísta brasileiro e Antonio Cândido de Mello e Souza foi um sociólogo, literato e professor universitário brasileiro.

[...] Uma gravata ainda na caixa e um bilhete amarelado pelo tempo. Antonio Cândido preservou por 22 anos o último presente dado pelo amigo Florestan. Ana Luísa Escorel, filha mais velha de Cândido, gentilmente devolveu o presente para minha família. [...]. Que bela lembrança da existência desses dois seres que orgulham a humanidade....(FERNANDES JÚNIOR, 2017)

A gravata ficará em exposição com outros objetos no museu Florestan Fernandes, foto 1.

Foto 1: Gravata: presente de  Florestan Fernandes para o amigo Antonio Cândido, em 1995.

   

Fonte: UFSCar-BCo-Fundo Florestan Fernandes

Florestan Fernandes e Antonio Cândido eram amigos de longa data. (foto 2 e foto 3)

Foto 2: Primeira reunião da campanha eleitoral de Florestan Fernandes

 Fonte: UFSCar-BCo-Fundo Florestan Fernandes

 

Da esquerda para direita: Antonio Cândido, Misa Boito, um homem não identificado, Adalgisa e Fábio da Hucitec (atrás, em pé) , Lélia Abramo, Octavio Ianni e uma mulher não identificada.

Foto 3: Cerimônia de aniversário de morte de Carlos Marighela na Associação Brasileira de Imprensa (ABI), 12/1981.

Fonte: UFSCar-BCo-Fundo Florestan Fernandes

Da esquerda para direita vê-se Carlos Augusto Marighela, Clara Charf, Florestan Fernandes, Aldo Lins e Silva, Antônio Cândido de Mello e Souza (aplaudindo) e Lélia Abramo.

Venha conferir  essa nova aquisição no Museu Florestan Fernandes, localizado no Piso 5 da BCo.

Contato

Para mais informações, entre em contato com o Departamento de Coleções de Obras Raras e Especiais (DeCORE) pelo e-mail colesp.bco@ufscar.br ou pelo telefone (16) 3351-8428.

BCo nas Redes Sociais

Para receber periodicamente as informações sobre o que acontece na BCo, inscreva-se em nossos grupos do Facebook, de acordo com sua área de atuação e interesses:

Referências   

FERNANDES JÚNIOR, Florestan. A gravata e o nó na garganta. [S.l.], 29/05/2017. Disponível em: < https://www.facebook.com/search/top/?q=fotos%20de%20florestan%20fernandes%20j%C3%Banior>.

Acesso em: junho de 2017.