Você está aqui: Página Inicial / Serviços / Comutação Bibliográfica / O que são os serviços de comutação bibliográfica?

O que são os serviços de comutação bibliográfica?

por Diretoria BCo — publicado 28/04/2017 15h25, última modificação 28/04/2017 15h25
Colaboradores: Eliane Colepicolo
Os serviços de comutação bibliográfica são convênios que ocorrem em todo o mundo entre bibliotecas e centros de informação, visando reunir suas coleções. Saiba mais sobre eles!

Os Serviços de Comutação de Informação (SCI) são convênios que ocorrem em todo o mundo entre bibliotecas e centros de informação, visando reunir suas coleções. Eles possibilitam ao usuário a fácil localização e solicitação de partes de publicações por meio de fotocópia.

Essas partes de publicações podem ser:

  • artigos publicados em periódicos técnico-científicos, 
  • capítulos de livros, 
  • teses e dissertações, 
  • artigos publicados em eventos, tais como conferências, congressos, seminários, workshops,
  • entre outros.

As bibliotecas e centros de informação, considerados centros cooperantes, reúnem seus acervos de periódicos e eventos em um sistema único disponível on-line. Este sistema funciona como um catálogo coletivo, tais como o Catálogo Coletivo Nacional (CCN) e o Portal de Revistas da BVS. Nestes sistemas encontram-se as informações de localização dos periódicos em cada um dos centros cooperantes.

Catálogo Nacional e BVS

Catálogo Coletivo Nacional (esq.) e Portal de Revistas da BVS (dir.)

O usuário pode fazer a busca de um periódico ou evento para descobrir em qual centro cooperante se encontra o volume, número e fascículo que ele deseja no catálogo coletivo. Então, pode fazer o pedido em um outro sistema próprio para pedidos de comutação para cada convênio, tais como o COMUT On-line e o SCAD.

Para realizar os pedidos de comutação, o usuário deve cadastrar-se nesse sistema de pedidos, identificar-se e inserir o(s) pedidos de publicações desejada(s), informando o(s) centro(s) cooperante(s) que as possuem no formulário de solicitação.

SCAD -  pedido

SCAD: exemplo de pedido

Para receber seus pedidos, o usuário deve realizar o pagamento antecipado das fotocópias, sendo que em cada convênio a forma de pagamento é diferenciada. Pode-se comprar créditos por meio do pagamento de boleto bancário ou pagar um boleto do valor de um único pedido ou ainda pagar com cartão de crédito, sendo que em todos os casos, o pagamento é antecipado.

A forma de recebimento dos pedidos pode ser por correio normal ou por correio eletrônico (e-mail). Os preços variam para cada convênio.

Bibliografia Consultada

  1. BIBLIOTECA Virtual em Saúde (BVS)Portal de Revistas em Ciências da Saúde da BVS. Disponível em: http://portal.revistas.bvs.br/?lang=pt. Acesso em: 24 abr. 2012.
  2. BIBLIOTECA Virtual em Saúde. SCAD. Disponível em: <http://www.bvs.br>. Acesso em: 24 abr. 2012.
  3. IBICT. Catálogo Coletivo Nacional (CCN). Brasília. Disponível em:<http://ccn.ibict.br/>. Acesso em: 24 abr. 2012.

Contato

Para mais informações, entre em contato com a equipe de Comutação Bibliográfica do Departamento de Referência (DeRef) pelo e-mail: comutacao.bco@ufscar.br ou pelo telefone (16) 3351-8424.

BCo nas Redes Sociais

Para receber periodicamente as informações sobre o que acontece na BCo, inscreva-se em nossos grupos do Facebook, de acordo com sua área de atuação e interesses: