Você está aqui: Página Inicial / Serviços / Empréstimo BCo / Empréstimo de itens de informação

Empréstimo de itens de informação

por SeCir — publicado 30/03/2017 16h15, última modificação 12/04/2017 16h49
Colaboradores: Cristina Marchetti Maia (Bibliotecária)
Saiba mais sobre o serviço de empréstimo de itens de informação, como quantidade, prazos e tipo de coleção, da BCo UFSCar Campus São Carlos

O empréstimo de itens de informação (livros, teses e dissertações, CD, DVD) da Biblioteca Comunitária da UFSCar (BCo) é permitido às pessoas da comunidade interna da UFSCar (alunos de graduação, pós-graduação, docentes, técnicos administrativos e pesquisadores) e para membros da comunidade externa (cidadãos com residência em São Carlos, Água Vermelha e Santa Eudóxia).

A quantidade de itens que podem ser emprestados por categoria de usuário, bem como o prazo e o tipo de coleção que podem retirar estão descritos abaixo (Quadro 1):

Quadro 1 - Empréstimo de itens de informação

Categoria de usuário Total de obras Prazo (dias corridos) Tipo de coleção
Aluno de Graduação 5 10 G, B, T, E
Aluno de Pós-Graduação
(Mestrado, Doutorado e Especialização), aluno especial, pesquisador e
aluno de pós-doutorado UFSCar
5 15 G, B, T, E
Docente da UFSCar/ Docente substituto da UFSCar 5 15 G, B, T, E
Técnico Administrativo UFSCar 5 10 G, B, T, E
Comunidade externa, funcionários do Hospital Escola e alunos/ servidores IFSP 5 10

G, E

Fonte: Cristina Maia, 2017

Legenda:

G- Coleção geral

B- Banco de livro-texto (livros de bibliografia dos cursos)

T- Teses e Dissertações

E- Literatura ensino fundamental e médio

Os empréstimos são efetuados até às 21h45min, de segunda a sexta-feira e até às 13h45min aos sábados.

O empréstimo de livros poderá ser realizado pelo usuário no autoempréstimo, ao inserir seu login e senha. Para alguns tipos de obras, o empréstimo será realizado no balcão de atendimento mediante apresentação da carteirinha ou de documento de identificação oficial com foto (carteira de motorista, RG, passaporte para estrangeiros). Em caso de perda ou roubo da carteirinha, o usuário deve comunicar à BCo para que seu cadastro seja temporariamente bloqueado.

Consulte regularmente o Meu Pergamum, menu Empréstimo e acompanhe seus empréstimos e evite atrasos na devolução. Para acessar o Meu Pergamum o usuário deve entrar com seu login e senha.
O tutorial completo das principais funções do catálogo está disponível no link:

Veja também o Guia rápido do Pergamum, que apresenta as principais funções do catálogo.

O atraso acarreta em suspensão de dias para empréstimo que é calculada da seguinte forma: número de livros X número de dias úteis em atraso = dias suspenso. (Ex: 5 livros x 2 dias úteis de atraso= 10 dias de suspensão).

Para mais informações sobre o empréstimo de itens de informação, entre em contato com a equipe de atendimento ao usuário da Seção de Circulação (SeCir) pelo e-mail atendimento.bco@ufscar.br ou pelo telefone (16) 3351-8134.

Para receber periodicamente as informações sobre a gestão da BCo, entre no nosso grupo Gestão BCo no Facebook.

Conteúdo relacionado
Cadastro de usuários