Você está aqui: Página Inicial / Serviços / Empréstimo Entre Bibliotecas / Bibliotecas Externas / Regulamento para Empréstimo Entre Bibliotecas para Bibliotecas Externas

Regulamento para Empréstimo Entre Bibliotecas para Bibliotecas Externas

por Departamento de Referência (DeRef) — publicado 28/06/2017 14h25, última modificação 12/07/2017 13h05

CAPÍTULO I - DISPOSIÇÕES GERAIS

 

Art. 1° - O regulamento tem por objetivo estabelecer normas para o Serviço de Empréstimo Entre Bibliotecas (EEB) oferecido pela Biblioteca Comunitária (BCo) para bibliotecas de instituições conveniadas.

 

§1 - O EEB é um serviço oferecido pelas Bibliotecas conveniadas por meio de empréstimo de itens de informação (livros, teses, dissertações, CDs e DVDs) que não constam no acervo da biblioteca a qual o usuário está vinculado.

 

§2 - Bibliotecas conveniadas são as bibliotecas que estabelecem acordo de cooperação para empréstimo de itens de informação entre si.

 

§3 - Biblioteca solicitante é a biblioteca que solicita um ou mais itens de informação inexistentes ou indisponíveis no seu acervo, com a finalidade de melhor atender os seus usuários.

 

CAPÍTULO II - DO CONVÊNIO

 

Art. 2° - Para fazer convênio com a BCo é necessário  realizar o cadastro acessando ao formulário disponível no Portal BCo e aguardar confirmação por e-mail. Para estabelecer o convênio são necessários os seguintes requisitos:

i - disponibilizar catálogo on-line;

II - ser biblioteca vinculada à uma instituição de ensino superior ou instituto de pesquisa.

 

Art. 3° - Assim que o convênio for efetivado, a BCo fornecerá à biblioteca conveniada login e senha (que poderá ser alterada), para acesso ao Meu Pergamum, sistema que permite acompanhar os empréstimo, as solicitações e fazer renovações.

 

CAPÍTULO III - DA SOLICITAÇÃO DE ITENS DE INFORMAÇÃO

 

Art. 4° - A solicitação de itens de informação deve ser realizada acessando o formulário Solicitação de EEB por Bibliotecas externas, disponível no Portal BCo.

 

Parágrafo Único. Não são emprestados: itens de informação de consulta local, obras de referência, bibliografia básica, periódicos e obras da coleção Florestan Fernandes, Luís Martins e Fundo Florestan Fernandes.

 

CAPÍTULO III - LIMITES, PRAZOS DE EMPRÉSTIMO E RENOVAÇÕES

 

Art. 5° - Os prazos, limites e renovações estão vinculados às Regras de Empréstimo da BCo, conforme Quadro 1.

 

Parágrafo Único. A biblioteca solicitante deve ficar atenta ao limite de empréstimos simultâneos em seu cadastro. Caso o limite seja atingido, não será possível fazer a solicitação.

 

Quadro 1: Prazos, limites e renovações para empréstimo

Categorias

Limite de Empréstimos

Limite de Renovações

Prazo de  Empréstimo

Biblioteca Externa

20

1

30 dias

Fonte: SIBi/UFSCar

 

Art. 6° -  Os  itens de informação solicitados para a BCo podem ser renovados por meio do Meu Pergamum, desde que não haja reservas.

 

CAPÍTULO IV - RESPONSABILIDADES E SANÇÕES

 

Art. 7° - A devolução do item de informação para a BCo deve ser realizada por meio de Sedex ou PAC.

 

Art. 8° - A biblioteca solicitante é responsável pelo item de informação emprestado. Caso haja  perda ou danos ao material, outro exemplar deverá ser reposto, conforme regulamento da BCo.

 

CAPÍTULO V - DISPOSIÇÕES FINAIS

 

Art. 9° - Os casos omissos neste Regulamento serão analisados pela Chefia do Departamento de Referência da BCo.

 

São Carlos, 28 de junho de 2017.

Departamento de Referência