Você está aqui: Página Inicial / Serviços / Gestão BCo / Noticias da Diretoria BCo / Bibliocamp 2017 na BCo

Bibliocamp 2017 na BCo

por Diretoria BCo publicado 22/06/2017 15h33, última modificação 22/06/2017 15h33
Colaboradores: Eduardo Graziosi Silva, Marcos Teruo Ouchi
O evento BiblioCamp Sanca 2017 ocorrido na BCo foi uma mola propulsora de ideias aos bibliotecários!

Novas ideias, inspirações e motivações para projetos em bibliotecas, além de muita interação. Essa pode ser a síntese do BiblioCamp Sanca 2017 em uma frase. O evento, foi realizado em 6/5/2017 na Biblioteca Comunitária da UFSCar (BCo). O evento, organizado de forma totalmente voluntária, contou com a presença de bibliotecários palestrantes de diferentes instituições: de bibliotecas escolares e universitárias a escolas de robóticas e ONGs. Além da organização voluntária, o BiblioCamp tem outro diferencial: as palestras têm duração de 15 minutos, no mesmo estilo das apresentações realizadas no TED Talks. O público também pôde interagir com os palestrantes em um momento chamado “Diálogos”, um intervalo que foi realizado a cada três apresentações.

Figura 1 - Visita técnica dos participantes do Bibliocamp à BCo

bibliocamp-bco-201705.JPG

Fonte: Eliane Colepicolo, 2017.

O BiblioCamp Sanca 2017 é a sétima edição do evento, que teve início em 2011 pelo bibliotecário Moreno Barros, da UFRJ, e é baseado na licença livre do BarCamp, uma rede internacional de conferências onde a organização e o seu conteúdo são oferecidos pelos próprios participantes. Esta edição, a primeira realizada no interior, foi organizada pelos bibliotecários Eduardo Graziosi Silva e Marcos Teruo Ouchi. Antes do início das apresentações, foi servido um coffe-break a bibliotecária Sônia  Pinheiro  realizou uma intervenção com seu filho João em que ambos fizeram uma contação de histórias e apresentaram um jogo chamado Mancala.

No período da manhã, os participantes assistiram um vídeo de apresentação da BCo e, em seguida, a diretora da BCo, Eliane Colepicolo, e a bibliotecária Cristina Marchetti Maia, realizaram uma visita monitorada onde apresentaram os produtos e serviços da biblioteca.

Programação do Bibliocamp

A programação contou com temas variados e bibliotecários palestrantes de diversas instituições, conforme a grade abaixo:

10h15

Como construir indicadores bibliométricos e cientométricos de um campo de pesquisa

Eliane Colepícolo (UFSCar)

10h30

Programa Conecta Biblioteca- Experiências de bibliotecas públicas brasileiras

Ilca Bandeira (ONG Recode)

10h45

11h05

A formação do bibliotecário frente aos direitos "humanos"

Maria Cristina Palhares (UNIFAI)

11h20

Mas por que uma biblioteca se temos a Amazon Books?

Adriana Ferrari (USP/FEBAB)

11h35

Casa arrumada: como ser um bom anfitrião nas visitas do MEC

Ariovaldo Alves (UNIP)

11h50

12h10

Almoço

13h30

Fronteiras: como conseguir intercâmbio profissional biblioteconômico no Exterior

Carlos Eduardo Gianetti (UNICAMP)

13h45

Fala, bibliotecária: compartilhando ideias, experiências e conhecimento no YouTube

Gabriela Bazan Pedrão (UNESP)

14h00

INFOMARKETING: fez biblio e não aparece vaga na biblioteca? Conheça outro campo natural para o Bibliotecário

Marcos Teruo Ouchi (UFSCar)

14h15

14h35

Uma ONG para bibliotecas escolares

Suelen Camilo Ferreira (UNIP)

14h50

Biblioteconomia social: implementação de espaços de cultura em áreas de vulnerabilidade social

José Carlos Bastos Júnior (Prefeitura de Ibaté)

15h05

Diagnóstico e Planejamento de Bibliotecas Escolares: torne-se a TIA MÁ que as crianças merecem

Estela Maris Ferreira (Colégio Anglo São Carlos)

15h20

Responsabilidade Social Bibliotecária (RSB): mercado em aberto na práxis em Biblioteconomia

Marielle Barros de Moraes (USP)

15h35

Centros de Informação como Centros de Aprendizagem

João Guilherme Camargo dos Santos (Escola de Inventor)

15h50

16h00

Encerramento

Apresentações

As apresentações cobriram diversas áreas de atuação e foram realizadas ao longo do dia com muita interação entre palestrantes e participantes. Além do conhecimento de diferentes experiências e ideias que cada um levou consigo, foi possível estabelecer um vínculo mais próximo entre os participantes e palestrantes, já que o evento tem um formato compacto e um público mais enxuto, isto é, aproximadamente 50 pessoas.

Para mais informações, entre em contato com Eduardo Graziosi Silva (EESC/USP) ou Marcos Teruo Ouchi (DISCASA) pelo e-mail contato@bibliocamp.com.br ou pelo telefone (16) 3373-8860.